Antes e depois – remodelação de uma casa do séc.XVI

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Descobrimos hoje um projecto de remodelação muito especial: este antes e depois mostra-nos o aspecto de uma antiga mansão italiana construída em 1560.  A remodelação foi executada pelo estúdio de Welldom. A habitação Ca'Spineda está situada em Montebelluna, na esquina noroeste de Itália. 

Esta teve vários donos italianos com nomes nobres mas acabou por ser comprada em 2007 por Giovanni Frabis. Fabris, o fundador de Welldom, decidiu dar-lhe uma nova vida criando um espaço que serve como vivenda, mas também para um uso mais comercial (a futura oficina da empresa irá situar-se neste incrível espaço). 

A remodelação, ganhou este ano o prémio europeu da Secção de Remodelação Residencial, dedicado a projectos arquitectónicos com critérios de sustentabilidade. O edifício foi desenhado para maximizar a qualidade em termos de custos – consumo de energia, materiais e comodidade. Um projecto de restauração baseado no valor e na beleza da história, com olhos no futuro com o objectivo de respeitar o equilíbrio do Homem e da Natureza.

Uma casa ideal

  por Welldom

Quem sabe se no teu tempo  Ca'Spineda não foi uma das grandes casas da região. Pelo seu aspecto actual, assim como pela sua funcionalidade projectada não coincidem com os estandartes de casa ideal que todos temos na cabeça.

Um dos primeiros trabalhos efectuados neste projecto teve a ver com a electricidade e novas tecnologias. Houve a obrigação de se modificar toda a rede de cabos eléctrica para algo mais actual e moderno. Este trabalho foi sempre realizado ao longo dos anos com o objectivo de se adaptar aos tempos modernos. 

Novos usos

  por Welldom

O objectivo da remodelação foi converter o espaço em três unidades residenciais, assim como criar também os escritórios de Welldom. Para a realização deste projecto foram usados materiais naturais e instalaram-se sistemas de alta eficiência, que conseguem poupar uns 30% de energia em comparação com as opções mais tradicionais. Toda esta nova aquisição sem alterar a traça original da casa, que como veremos, foi superada com êxito.

A fachada – antes

  por Welldom

Apesar do aspecto descuidado da fachada, consegue-se tirar pela pinta, o valor arquitectónico deste edifício. Nota-se que é muito mais do que paredes degradadas e o seu anexo em pedra. Trata-se de um conjunto, que devido ao seu enquadramento e planeamento, apesar de usado e velho, mantiveram o seu encanto. A ideia, era manter-se o encanto inato, adaptado-se às necessidades e comodidades de hoje em dia, criando uma casa completa que cumpre todos os critérios de segurança – conforto e energia, sem perder a pinta de se parecer sempre com um edifício com quase 500 anos de idade.

… e depois !

  por Welldom

E aqui está o resultado exterior da remodelação : o edifício não só perdeu o seu aspecto velho como também a paisagem circundante foi arranjada e meticulosamente cuidada – criando um jardim e uma agradável zona de passeio.

Agora, há um caminho que nos orienta até à porta de entrada, assim como uma rampa de acesso directo à garagem, um caminho para peões e bicicletas e muito espaço verde ao redor. É um jardim onde foram respeitadas as espécies da zona, onde se vêm arbustos verdes, árvores de tamanho médio e ainda rosas silvestres. Assim como grandes vasos e canteiros que adornam a fachada/entrada da habitação e que a tornam espectacular.

O interior

  por Welldom

Nesta imagem podemos ver como houve uma mudança interior enorme, que agora estes interiores estão convertidos num lugar habitável e moderno. Sempre com elementos antigos presentes, como as impressionantes vigas de madeira e as paredes em pedra que dão um toque solene, histórico, refinado e elegante.É importante frisar, que os elementos originais foram meticulosamente mantidos e restaurados, como é o caso da parede em pedra, da coluna em tijolo e das vigas em madeira, conseguindo-se assim manter presente o passado tão longínquo. 

Espaços acolhedores

  por Welldom

Um dos critérios fundamentais na hora de se fazer este restauro foi em criar um espaço para viver, onde a arquitectura e o desenho estivessem ao serviço da comodidade e da funcionalidade, mas sem descurar a parte estética e bela do próprio edifício.

Houve a preocupação até ao ultimo detalhe: na iluminação, tanto exterior como interior como nos detalhes de construção e de interiores. O resultado final é de espaços acolhedores, agradáveis e quentes, onde a vida parece para sensível. 

A decoração

  por Welldom

A decoração deste espaço não faz parte de nenhum estilo em concreto, pois a sua fisionomia rural tem detalhes que nos retrocedem à estética rústica

Mas é certo que encontramos aqui muitos elementos de decoração industrial. Objectos recuperados como a janela de tecto que ilumina a zona de refeição e o armário de metal com acabamentos próprios da sua via anterior.

Recuperação com sabor vintage

  por Welldom

É com todos as características que frisámos, que Ca'Spineda recuperou o seu antigo esplendor. O edifício não só ganhou em beleza como que se tornou numa casa inteligente, onde os sistemas eléctricos se podem activar de maneira remota, as cortinas se podem fechar automaticamente (tanto por uma questão de segurança como por privacidade). No interior encontra-se o sonho de qualquer dona de casa: aspiração central com sistema de auto-limpeza, que significa que se pode limpar cada centímetro de casa de forma bastante eficiente, incluindo a garagem. 

Em suma, uma casa do séc. XVI com toda a tecnologia e comodidade do séc XXI.

Gostou deste artigo antes e depois?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!