Terraços  por P+0 Arquitectura

Damos-lhe 13 ideias sobre como aproveitar o terraço da sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Um dos princípios da arquitectura é o de aproveitar ao máximo todos os espaços disponíveis. O terraço não é excepção e ao tirar proveito dele, acaba por acrescentar uma área adicional à sua casa e, como tal, a ampliá-la. Não se esqueça, para além disso, que o terraço não oferece apenas valor estético à casa. Traz-lhe, a par com isso, uma vertente ecológica já que ele pode colocar plantas e flores, aumentando a polinização e, por consequência, o oxigénio. 

São muitas as hipóteses disponíveis para tirar partido do terraço da sua casa. Para que considere todas elas, deixamos-lhe 13 propostas diferentes, do mais simples ao mais luxuoso, do rústico ao moderno.

Venha inspirar-se. 

1. Uma pérgola para ter frescura

Numa cobertura, pode instalar uma pérgola. Desta forma, está a aumentar a área útil da casa e a criar um espaço do qual pode usufruir, mesmo nos dias de chuva. Sob a pérgola, pode construir uma churrasqueira, pode adicionar uma mesa para refeições ao ar livre ou uma cozinha de exterior. A pérgola pode ser em metal, em madeira, em bambu, semi-aberta, totalmente fechada, em vidro, transparente ou não. Há vários modelos disponíveis. Escolha um que sirva as suas necessidades e se harmonize com o estilo da casa. 

2. Para conviver com os amigos

Neste terraço moderno, colocaram-se seis cadeiras Acapulco numa roda, criando-se assim um círculo propício ao convívio entre amigos e família. Para além das cadeiras, o espaço foi ainda decorado com duas plantas tropicais. Embora o betão, o vidro e o metal predominem, as cadeiras trazem uma nota de cor e de energia ao ambiente. Uma decoração simples, mas eficaz, perfeita para se desfrutar da paisagem montanhosa que vemos ao fundo. 

3. Para refrescar

Este terraço rectangular contém um deck de madeira dividido entre uma área de refeições e uma pequena piscina. Por muito limitadas que sejam as suas dimensões, é adequada para que os proprietários se refresquem numa quente tarde de Verão mexicana. Ao lado, uma mesa redonda em madeira, com cadeiras no mesmo material, é perfeita para um almoço ou jantar ao ar livre.

4. Um chão compacto de areia

Tem saudades da praia ou ela fica longe? Por que não cobrir o seu terraço com areia? É um acabamento económico, fácil de instalar e apelativo.

5. La recámara para huéspedes

É útil termos um quarto adicional para recebermos os nossos hóspedes, sobretudo se isso é uma constante em nossa casa. O terraço pode, perfeitamente, servir para construir um quarto de hóspedes. Se o espaço for amplo, não tem que sacrificar a zona de lazer em prol deste quarto. Veja como neste projecto, ambas as áreas existem sem uma ofuscar a outra.

6. Comer com paisagem ao fundo

Terraços  por Terra
Terra

Terraza

Terra

Uma boa mesa, um grelhador portátil se não pretende construir algo mais forma, e assim se cria um recanto de festa em casa. Aposte em vasos com plantas para trazer aquela nota de cor e aconchego ao espaço. É uma forma pouco dispendiosa e fácil de o decorar. 

7. Com uma pérgola de madeira

Telhados planos  por NOUVELLE. | Proje Danışmanlık
NOUVELLE. | Proje Danışmanlık

Dış Mekan Tasarım ve Uygulamaları

NOUVELLE. | Proje Danışmanlık

Se a sua ideia é desenvolver várias actividades no terraço, mas quer dar-lhe um toque elegante, pode construir uma ligeira pérgola de madeira para completar o espaço. A madeira empresta maior sofisticação, para além de ser tendência. Repare como, neste casa, a pérgola abriga uma zona de estar com uma mesa de centro que integra uma lareira e ainda uma cozinha de exterior. O vermelho vem rematar a decoração com a sua energia contagiante. 

8. Rústico e com árvores cítricas

Casa  por Elho México
Elho México

Loft Urban round high

Elho México

Algures entre a modernidade e a rusticidade, este terraço sobressai pelo uso que faz do azul, do verde e das pequenas árvores cítricas que trazem cor ao espaço a par com uma fragrância fresca, natural e agradável. Uma decoração que se destaca pela simplicidade, mas na qual se deu importância à cor e ao conforto.  

9. Mesas de bar

Varanda, marquise e terraço  por Biotecture
Biotecture

Coca Cola HQ Roof Terrace

Biotecture

Um espaço apropriado para os que gostam de organizar grandes festas. Este terraço tem uma zona de bar e várias mesas espalhadas pela superfície, fazendo lembrar um verdadeiro bar. Os jardins ao redor do espaço e a pérgola ligeira servem de decoração a este espaço recuperado.

10. Uma horta no terraço

Gosta de cozinhar e de contactar com a natureza? Então, nada melhor do que implementar uma pequena horta de ervas aromáticas no seu terraço. Use canteiros diferentes para cada erva e acrescente este hobby tão saudável e interessante à sua vida.

11. Para os mais românticos

Spas modernos por homify
homify

Piscina en la azotea

homify

Quase a terminar, não podíamos deixar de incluir no nosso livro de ideias um terraço para os mais românticos que não abdicam de momentos mais privados e intimistas. O terraço da imagem foi totalmente revestido com madeira e inclui um belo jacuzzi iluminado para se poder usar também à noite. 

12. Um excelente lugar para passar a tarde

A madeira é um bom material para o terraço, mas não se pode esquecer de lhe aplicar um bom tratamento para resistir às condições climáticas mais adversas.

13. Um terraço com uma grande churrasqueira sobre o tecto da garagem

Terraços  por Arki3d

O nosso último terraço contempla uma cozinha a todo o comprimento coberta por uma pérgola

De qual destes terraços mais gostou? Vai pôr em prática alguma destas propostas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!