Uma moradia familiar e minimalista

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Moradia Unifamiliar na Parede. Parede 11., Humberto Conde R. Arquitectura Lda Humberto Conde R. Arquitectura Lda Casas minimalistas
Loading admin actions …

O projecto que hoje iremos ficar a conhecer destaca-se pela sua abordagem arquitectónica minimalista. É difícil pensar na integração desta opção estética num projecto habitacional no entanto as imagens seguintes irão provar-lhe precisamente o contrário. Uma casa ampla e moderna onde o branco reveste e caracteriza os interiores. A luz é também um elemento de extrema relevância na conformação dos ambientes e espaços interiores deste edifício.

O projecto desta habitação uni-familiar foi da autoria do atelier Humberto Conde R. Arquitectura LDA. O estúdio, criado em 1993, é composto a partir de uma equipa multidisciplinar à qual pertencem especialistas de diversas áreas com principal enfoco sobre o desenvolvimento de projectos e obras nas áreas do Urbanismo, Arquitectura, Interiores e Reabilitação.

Jardim

O principal objectivo deste projecto era o de desenvolver uma moradia uni-familiar num lote cujo espaço possuía uma configuração maioritariamente longitudinal. A casa situa-se na Parede e a sua construção foi concebida a partir dos alinhamentos dos edifícios redundantes, conseguindo assim uma integração plena com o local em que esta se insere.

A casa desenvolve-se em três pisos sendo o jardim posterior libertado para originar um espaço verde que se abre para o interior dos espaços sociais da habitação.

Distinta

Foi por isso, do objectivo dos profissionais promover o diálogo desta edificação com as restantes habitações em redor e isto foi conseguido através do grande cuidado a nível de alinhamentos, volumetrias e orientação. A nova habitação não só promove uma grande integração com as restantes moradias como também se destaca pelo carisma assumidamente distinto que se revela num método construtivo único e um revestimento distinto nas suas fachadas exteriores.

Interiores luminosos

A entrada na habitação é efectuada através de um pequeno recinto de chegada que é composto por uma zona de estacionamento para veículos e um acesso pedonal que efectua a entrada para a mesma.

É através de um corredor central, que serve também de hall de entrada da habitação, que se efectua toda a distribuição para as diferentes divisões da habitação. Do lado esquerdo deste mesmo corredor situam-se as zonas destinadas à preparação e confecção de alimentos tratamento de roupas.

Detalhes únicos

A casa possui detalhes minimalistas únicos como é o caso deste pequeno pátio interior onde uma árvore central se converte na principal atracção do lugar. Este pátio ilumina os interiores da habitação com uma luz natural imensa que se propaga pelo interior da casa.

Espaços sociais

No piso térreo concentram-se todos os espaços de carácter social da habitação. A sala de estar é um ligar amplo e estabelece uma relação de grande proximidade com o jardim exterior. É também neste local que se encontram as escadarias de acesso que efectua a transição para os pisos superiores da habitação, onde se localizam os espaços de carácter mais privativo.

Sala de jantar

A sala de jantar segue a mesma linha estética dos restantes espaços já observados possuindo uma configuração esteticamente distinta e minimalista.

O mobiliário é simples e possui linhas rectas realçando assim as características específicas do lugar. A luz converte-se assim num dos elementos principais desta divisão, atribuindo uma vida muito especial e particular a este espaço tão peculiar e sereno.

Espaços privados

Subimos agora até ao piso superior onde encontramos as zonas de carisma privado da habitação. O primeiro piso possui dois quartos estando ambos equipados com instalações sanitárias próprias. Todos os quartos privilegiam de vãos para o exterior o que significa iluminação natural. 

Luz

As respectivas instalações sanitárias também possuem aberturas para o pátio interior da casa, tendo este sido especificamente concebido para auxiliar na ventilação destes espaços.

Se gostou desta casa-de-banho veja também este livro de ideias com 10 decorações para a sua casa-de-banho.

Último piso

O Piso 2 é composto a partir de um grande open space do qual faz parte um outro quarto com uma instalação sanitária privativa. Assim como acontece nos pisos inferiores, ambos os espaços privilegiam de iluminação natural, voltando-se estes respectivamente para o terraço de entrada da habitação e para o jardim da habitação.

Uma casa perfeita

Esta é sem dúvida uma casa maravilhosa que nos mostra como é possível aliar um estilo de vida familiar e sereno a uma estética minimalista e repleta de design.

Terminamos precisamente no ponto de partida, o jardim posterior da casa, onde a sua configuração rectangular acolhe uma pequena piscina e um terraço emoldurado por uma vegetação densa.

Gostou desta opção estética?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista