Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Tapetes redondos para a sua casa

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O artigo de hoje é sobre tapetes redondos. Já aqui nos confessamos grandes fãs de tapetes e da grande mais valia que eles são para a as nossas casas. Na modalidade dos tapetes redondos, temos em primeiro lugar um propósito decorativo e em segundo um funcional. Um tapete redondo acaba por ser mais decorativo uma vez que a sua área acaba por ser mais diminuta – se pensarmos não é assim tão comum vermos tapetes redondos de grandes dimensões – e restrita a uma superfície específica. Nada disto significa que a variedade de tapetes redondos seja menor do que a restante e este artigo existe precisamente para lhe provar isto mesmo.

O passeio não é num tapete voador mas a viagem que lhe vamos proporcionar promete algumas surpresas, preparado? Venha connosco!

Cores claras

primeira fotografia do nosso artigo mostra-lhe uma sala que nos enche a vista, sendo que as grandes culpadas são as maravilhosas janelas que a circundam. A maravilhosa vista desta sala, daria pano para mangas contudo a nossa missão é mostrar-lhe tapetes redondos e por isso vamos descer o nosso olhar até ao chão e apreciar o belíssimo exemplar que temos para lhe mostrar. Um tapete em pêlo que faz a combinação perfeita com os sofás em tom cru que vemos na sala. O facto de as cores serem menos chamativas deve-se à grande razão que nos rouba constantemente a atenção: o mundo lá fora. 

Tapetes de arraiolos (talvez)

Passando para um exemplo menos moderno que o anterior, mostramos-lhe agora um tapete redondo que nos leva a uma viagem no tempo em direcção ao passado. Não podemos afirmar com toda a certeza que se trate de um tapete de arraiolos, mas se não o é, poderia perfeitamente sê-lo, já todos vimos com certeza, tapetes de arraiolos muito parecidos a este. Para uma decoração mais clássica, este pode ser uma opção que lhe agrade.

Cores fortes e franjas

Parede e piso  por Flat sheep
Flat sheep

Rond handgeknoopt Heriz kleed. Vintage 'Perzisch' tapijt/wol

Flat sheep

O exemplo que agora lhe mostramos vem no seguimento do anterior, contudo, podemos afirmar com toda a certeza que não se trata de uma tapete de arraiolos. Também de um estilo mais clássico este é um tipo de tapete redondo que chama a atenção pelas cores e padrões extremamente vistosos. Debruado a toda a toda a volta por umas franjas curtas da cor do soalho, este é um exemplar que não nos permite arriscar muito ao nível das cores da decoração, mas com certeza, conjugado da forma certa fará um vistão na sua casa.

Muitos círculos

Parede e piso  por RENATA NEKRASZ art & design
RENATA NEKRASZ art & design

Ręcznie wykonany, dziergany dywan model WIEN materiał bawełna, kolor 13

RENATA NEKRASZ art & design

Escolhemos este tapete para lhe mostrar porque apesar de não ser redondo é um conjunto de várias circunferências. Este exemplo é extremamente interessante porque existe como uma espécie de réplica em ponto grande de um pano de croché. Este é também mais uma viagem ao passado e um exemplo perfeito daquilo que é um tapete decorativo. Em qualquer espaço que se encontre, será com toda a certeza atracção principal, para além de aludir à cultura portuguesa – e isso poder ser considerado um plus – é um tapete que embeleza qualquer espaço. 

Exemplos modernos

Em oposição aos exemplos anteriores, mostramos-lhe agora um exemplo muito moderno onde um tapete redondo cor-de-vinho compõe o espaço. A opção decorativa desta sala é de ter em conta, uma vez que o espaço de conforto – proporcionado pelo sofá e tapete – se encontram num canto restrito da sala, deixando o restante espaço bastante desafogado. É uma opção decorativa que nos agrada, bem como a escolha do tapete, uma vez que a sua cor, não é a mais comum para condizer com o vermelho do sofá.

Tudo a condizer

Se gosta de opções decorativas que façam o chamado pandan, então este exemplo é para si. Esta sala não podia ser pensada ao nível da cor de uma forma mais milimétrica, ora repare, o verde, o branco e o castanho são as cores principais da sala e precisamente as cores do tapete redondo onde se encontra o conjunto de cadeiras e mesa de centro. Um exemplo em que o jogo de cor é o mais importante a salientar, pois não só é o que mais salta à vista, como é também uma forma de decorar – bastante especifica, há que referir – que se for do seu agrado pode ser uma fonte de inspiração. Como também aqui já referimos as cores são apenas sugestões, o que é realmente importante é o conceito, pois é a partir dele que se pode divertir a decorar a sua casa.

Recantos

OPORTO LOFT - ART HOTEL | OPORTO | PORTUGAL: Salas de estar  por Bastos & Cabral - Arquitectos, Lda. | 2B&C
Bastos & Cabral – Arquitectos, Lda. | 2B&C

OPORTO LOFT – ART HOTEL | OPORTO | PORTUGAL

Bastos & Cabral - Arquitectos, Lda. | 2B&C

Neste exemplo mostramos-lhe como um tapete redondo pode criar um recanto na sua própria sala de estar pois é precisamente isso que este tapete cinzento escuro faz. Com um puff e uma mesa baixinha sobre si assentes, este tapete serve para criar uma zona de conforto, onde possamos passar agradavelmente algumas horas do nosso tempo descanso.

Em volta do tapete

Neste exemplo ao contrário do anterior, o tapete não cria um recanto, mas é figura central desta sala, já que é sobre ele que a mobília da sala de estar se encontra. Com um padrão a fazer lembrar um imaginário étnico este tapete redondo dá dinâmica ao espaço, que é essencialmente povoado por superfícies lisas. Já anteriormente lhe falamos sobre esta opção decorativa que a nosso ver dá muito a ganhar à divisão, este exemplo não é excepção.

Super moderno

Moradia na Aguda | 2013: Salas de estar  por Susana Camelo
Susana Camelo

Moradia na Aguda | 2013

Susana Camelo

Mais um exemplo onde modernidade é palavra chave. Estas cadeiras já são nossas conhecidas, mas é impossível olharmos para uma sem tecer pelo menos um comentário, neste caso, referimos apenas que a sua presença abrilhanta esta sala de estar. O cinzento é a cor da sala por excelência e o tapete redondo que vemos não é excepção. Este é um espaço que apesar de não ter uma área muito grande é muito chamativo e simpático e isto acontece precisamente pela decoração escolhida.

Dar a volta às adversidades

Para finalizar, um último exemplo onde o azul e o vermelho se destacam. Uma sala de decoração muito minimalista onde apenas existe aquilo que é estritamente necessário – como é de resto apanágio do minimalismo! – e neste caso afirmamos com veemência que o tapete é aqui imprescindível. Se aqui não fosse usado, teríamos uma divisão muito despida e até um pouco austera – o cinzento das paredes e o pé direito que vemos, não nos deixam grande margem – contudo pelo uso de cores mais escuras e de um tapete de tamanho médio, imediatamente o espaço se compõe e se torna muito mais apelativo e cozy. Muitas vezes temos de encontrar a forma certa de dar a volta às adversidades, neste caso tiramos o chapéu a decoradora do espaço e encerramos o nosso artigo.

Gostou do nosso artigo?! Partilhe a sua opinião!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!