Casas modernas por Taller Estilo Arquitectura

12 vedações que tornarão a sua casa ainda mais bonita

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A construção de uma vedação e de um portão deve-se à necessidade básica do ser humano de se sentir seguro e com a vida privada resguardada. Esta é a sua razão essencial de ser. 

Porém, cumpridas estas indispensáveis funções, deve-se também ser criterioso na escolha das suas formas, cores e acabamentos. Afinal de contas, não se pretende que a vedação surja desfasada em relação ao imóvel que guarda. 

A pensar nisso, juntamos, neste livro de ideias, reunimos doze propostas para inspirar a construção da sua vedação e entrada.

1. Verdadeira barreira protectora

Se não se importa de abdicar de um pouco de privacidade, existem múltiplas vedações que substituem as sólidas paredes de pedra, tijolo ou alvenaria. Este portão, embora deixe ver para o interior, é robusto e transmite uma sensação de segurança a quem está dentro da casa. 

2. Para afastar olhares curiosos

Nesta casa, optou-se pelo cobogó para garantir a privacidade dos moradores. O cobogó é a designação dada a elementos vazados, usualmente feitos em cimento, acrescentados às paredes e muros para permitir que a luz e a ventilação circulem, mantendo a privacidade. 

Uma ideia original que nos remete às construções árabes. Concorda connosco?

3. Em madeira

A inovação não tem que estar arredada da construção das vedações e é por isso que lhe trazemos esta abordagem exclusiva, eficiente e inovadora. Se acompanha projectos de arquitectura modernos, já terá reparado que se usam amiúde ripas de madeira na horizontal para vedações, portões ou como portadas para as janelas. Esta utilização da madeira cria um design marcante e envolvente. 

4. Segurança num só nível

Se tem um jardim bonito como este, seja ele tropical ou não, pode considerar a instalação de uma vedação e portão mais baixos que desimpeçam a vista do interior para o exterior e vice-versa. Desta forma, a sua casa fica apartada da rua, mas não de forma tão pesada.

5. Portões imponentes para uma fachada espectacular

A escolha de um portão não pode ser dissociada da fachada da casa. O portão deve harmonizar-se com a mesma, valorizando-a e assumindo a função de protecção que lhe está subjacente. Foi o que aconteceu nesta imagem com portões sóbrios e clássicos a vedar esta imponente moradia. 

6. Linhas modernas

Para casais jovens e para os amantes do moderno, existem muitos modelos que contrariam a estética mais convencional. Com linhas rectas e puras, obtenha uma fachada com um aspecto mais sofisticado. 

7. Paredes com muita personalidade

Casas modernas por Boué Arquitectos
Boué Arquitectos

Casa Real de las Lomas 2- Boué Arquitectos

Boué Arquitectos

Se a fachada da sua casa é peculiar, use detalhes decorativos que a acentuem. Pode fazê-lo mediante o uso da cor, de texturas ou de materiais. A entrada deste imóvel usa uma tonalidade escura, tal como a pedra que o reveste. É, sem dúvida, um projecto moderno e funcional.

8. Cerca y muro entrelazados

Casas modernas por Wowa

Se ainda não decidiu se quer uma grade ou um muro, pode considerar combiná-los, atribuindo a parede à área que quer mais escondida e as grades à que não se importa que fique a descoberto. Se seguir uma única linearidade e gama cromática, a fusão resultará bem.

9. Casa segura

Casas modernas por Rousseau Arquitectos
Rousseau Arquitectos

FACHADA PRINCIPAL

Rousseau Arquitectos

Os riscos no mundo exterior são muitos, mas também não podemos sacrificar a estética da nossa casa em função disso. A alternativa é procurar uma solução que nos ofereça segurança sem prejuízo para a beleza da casa. 

10. Uma fusão subtil com o jardim

Outro conjunto muito favorável passa por deixar que as plantas tomem de assalto a sua vedação ou portão. Esta solução, para além de bonita, prolonga o jardim da sua casa ou pode ser mesmo a única adição de verde nela presente.

11. Cerca a modo de ventana y puerta

Casas modernas por Boué Arquitectos
Boué Arquitectos

Tehuantepec 48- Boué Arquitectos

Boué Arquitectos

Neste arranjo, as superfícies envidraçadas misturam-se com gradeamento disposto na vertical que torna a casa mais moderna e segura.

12. Ver, mas não passar

Terminamos o livro de ideias com um tipo de muro muito popular: mistura o gradeamento com uma base em pedra. Segurança sim, mas um deleite visual.

Prefere as vedações imponentes ou mais simples?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!