Salas de estar modernas por MEIUS ARQUITETURA

Conheça o Loft do Avô: humilde por fora, mas cheio de estilo por dentro!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Já alguma vez ouviu o ditado não julgue o livro pela capa? Pois, isto também se aplica a todas as casas. Afinal de contas, nem sempre sabemos o que esconde uma fachada. 

Se não acredita em nós, então convidamo-lo a ver este fantástico projecto que o vai, por certo, surpreender. A fachada, muito humilde e pouco apelativa, não denuncia o que se passa no interior da casa. 

Prepara-se para conhecer o Loft do Vovô. Sim, nesta casa, mora uma pessoa de 92 anos. Vamos saber mais.

A fachada

Casas modernas por MEIUS ARQUITETURA

O loft do avô ocupa a antiga garagem da residência construída pelo próprio vovô Henricão, na década de '50. A casa situa-se no Bairro do Horto, em Belo Horizonte, no Brasil e o projecto partiu da necessidade do avô Henrique Fernando ter um novo espaço para habitar uma vez que o acesso ao interior fazia-se por via de uma escada muito comprida, pouco apropriada para um idoso. Por este motivo, o avô passou a alugar a parte da casa onde morava à maternidade vizinha, ocupando, por sua vez, a oficina onde trabalhou ao longo de toda a vida a consertar aparelhos eléctricos.  

O loft tem uma área total de 60 m² e o projecto foi concebido pelos arquitectos do gabinete MEIUS Arquitetura.

O interior

Corredores e halls de entrada  por MEIUS ARQUITETURA

Atravessamos a porta e deparamo-nos com um interior moderno e jovial. Era pouco expectável tendo em conta a fachada, certo? Como mencionávamos, a área total do ambiente é de aproximadamente 60 m², divididos entre o piso térreo – 36 m² - e mezanino – 24 m². O custo da reforma foi de aproximadamente 8 260,00€. Este valor abarca aparelhos, materiais da reforma, mão-de-obra, entre outras coisas. A remodelação demorou, aproximadamente, dois meses.  

Perfeita distribuição

Salas de estar modernas por MEIUS ARQUITETURA

Os arquitectos optaram por deixar a área social e a cama do avô no primeiro piso a par com a casa de banho. Estas duas áreas surgem integradas com a cozinha e a área de serviço que se podem isolar a partir de uma cortina. No mezanino, existe uma área de convívio e dois sofás-cama que servem para os familiares e outras pessoas que, diariamente, se revezam na companhia nocturna ao avô. 

Discrição e privacidade

Salas de estar modernas por MEIUS ARQUITETURA

Apresentamos-lhe o quarto do avô e o avô. Como já explicámos, o quarto, a cozinha e a sala integram o mesmo piso numa lógica de plano aberto. Esta é a área ideal para uma pessoa de idade avançada que já não está em condições de subir e descer escadas todos os dias. Para garantir a privacidade, utilizou-se uma elegante cortina que não afecta nem o desenho, nem o estilo desta criativa casa. 

Nível superior

Corredores e halls de entrada  por MEIUS ARQUITETURA

Ao subirmos as escadas, encontramos o mezanino. Esta área, como lhe explicámos, serve como zona social adicional, integrando camas para as pessoas que cuidam do avô. No mezanino, foi criada uma varanda que tem contacto com a rua onde o avô tem uma pequena horta cultivada por ele para passar o tempo. A escada de acesso ao mezanino foi ajustada, tendo-lhe sido adicionados mais dois degraus, uma vez que a escada existente possuía espelhos (parte vertical da escada) muito altos, com cerca de 25 centímetros.

Espaços perfeitos

Salas de jantar modernas por MEIUS ARQUITETURA

Embora o loft seja moderno, os arquitectos tiveram a sensibilidade de acrescentar pormenores mais saudosistas como é o caso da cortina amarela que resguarda os armários a lembrar as cozinhas antigas. Ainda assim, a cozinha é essencialmente moderna, funcional e elegante.

Salas de jantar modernas por MEIUS ARQUITETURA
Nós avisámos que este projecto o ia surpreender. Gostou do Loft do Vovô?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!