A elegância de um apartamento de 65 m2

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Não nos cansamos de dizer: não existe casa pequena, mas sim mal aproveitada! Chegou a hora de remodelar esta casa, apenas mudará de cara se jogarmos com a distribuição. Aproveitar melhor o espaço, repensar as divisões e criar uma ligação distinta entre os ambientes, são elementos chaves na hora de planear a remodelação de uma casa. E foi o que aconteceu com este pequeno apartamento no centro de Bilbau. Com uma distribuição muito fraccionada, esta casa de 65 m2 estava cheia de portas e corredores.

A mudança não afectou muito o número de divisões. Os quartos e as casas de banho mantiveram-se no seu local original, mas a sala e a cozinha mudaram totalmente de forma e agora as duas zonas encontram-se no mesmo espaço, deixando a luz fluir entre elas.

O segredo deste projecto de MADG Architect será descoberto passo a passo, através das imagens seguintes. Fica connosco? 

Fotografias: Elker Azqueta.

Eliminando espaços superfluos

Abrimos a porta deste apartamento e a primeira coisa que encontramos é uma sala de estilo moderno de jogos de tons brancos e muita luz artificial. O mobiliário de refeição é composto por uma mesa redonda e 4 cadeiras, onde um candeeiro suspenso ilumina de forma eficiente as refeições. De baixo do grande espelho horizontal, um móvel aparador organiza loiças e objectos necessários neste ambiente.

Nesta casa não existe hall de entrada, o mesmo decidiu eliminar-se durante a remodelação. O pequeno espaço que anteriormente dava as boas vindas, não era funcional, que apesar de ter pequeno e comunicar directamente coma cozinha e a sala. Agora foi incluído subtilmente na sala, eliminando portas, paredes e outros elementos que reduzem consideravelmente o espaço.

Portas de correr para ganhar espaço

O conceito do apartamento com esta remodelação, era sem duvida deixá-lo com um aspecto mais moderno e mais amplo, contrariando todo os seu aspecto anterior. Por isso, a cozinha agora se abre sobre a sala e comunica com ela através de portas de correr em vidro negro, permitindo abrir e fechar o espaço segundo o interesse do momento. Assim, apesar da sala de estar, a zona de refeições e a cozinha dividirem o mesmo espaço visual, a transição entre as zonas é muito mais arejada, sendo a circulação muito mais natural.

Uma cozinha em tons crus

Na cozinha, a prioridade foi criar o máximo de funcionalidade, adaptando o mobiliário ao espaço reduzido a que estava confinada. Os tons cremes transmitem um ambiente acolhedor que é intensificado com a continuidade de mobiliário e pavimento. Certamente, este piso em cimento nivelado foi usado como elemento divisório dos espaços, já que na sala o pavimento é forrado a madeira. Apesar de mais confortável e ser capaz de transformar por completo espaços, quando aplicada em cozinhas, requer mais manutenção e conservação.

As portas de vidro

Saímos da zona apelidada de zona de dia e passamos a zona de noite, onde se encontra o quarto e a casa de banho. As portas de vidro voltam a aparecer e a repetir-se neste apartamento. Aqui estão presente para dividir estas duas zonas – dia e noite. Como de espaços pequenos se tratam, o material espelho volta a aparecer e a ajuda a criar mais reflexos e brilhos, aumentando visualmente o espaço e abrilhantando-o.

Um quarto suite

A porta de vidro escondia o quarto principal. A remodelação incluiu a casa de banho dentro do quarto, aproveitando ao máximo o espaço que anteriormente era apenas uma zona de passagem.

Por outro lado, criou-se uma mini janela na casa na parede da casa de banho que comunica interiormente com o quarto. Uma grande solução para ventilar e ainda permitir a entrada de alguma luz natural no seu interior, já que não contem janelas.

Pequena mas muito completa

Terminamos esta viagem pelo pequeno apartamento de apenas 65 m2 na divisão que para nós é a que mais moderna e funcional ficou. Mais uma vez devido à falta de espaço, as portas de correr foram a opção ideal colocada em pratica. Esta casa de banho é a prova que mesmo com recurso a poucos metros quadrados é possível construir-se uma casa de banho completa num espaço reduzido.

Quer ver mais espaços pequenos mas muito bem solucionados?

Um pequeno, simples e colorido em Madrid

Achou que foram aplicadas as melhor soluções para aumentar este pequeno apartamento?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!