por YU HIRAOKA DESIGN

Como organizar os seus sapatos de uma forma criativa e original

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Em muitos países existe o costume de se tirar os sapatos ao chegar a casa. Este é um hábito higiénico que todos devíamos adoptar em casa para não levar o lixo da rua para o interior. Se o calçado ficar à porta de casa deve haver um móvel adequado para o guardar para que os sapatos fiquem devidamente arrumados e fora do alcance do olhar. Vale tudo menos deixar os sapatos na entrada desarrumados, sobretudo se a família for numerosa. É inestético e estorva a circulação, sobretudo numa casa pequena.  

Para o ajudar a escolher uma solução bonita e funcional, criamos este livro de ideias no qual incluímos nove propostas de móveis para sapatos. Escolha o seu preferido.

Um banco multi-funções

Corredor, hall e escadas  por Möhring Architekten
Möhring Architekten

Galeriehaus im Dünenwald – Garderobe

Möhring Architekten

Para uma família numerosa, o espaço nunca é demais. Os arquitectos do gabinete Möhring trazem-nos esta proposta que inclui um móvel polivalente na entrada da casa. A estrutura serve de assento, serve para pendurar casacos e ainda para arrumar calçado e outros pertences pessoais que devem estar à mão no dia-a-dia. Os sapatos podem ser arrumados na parte inferior do móvel para, assim, estarem completamente resguardados e fora do campo visual. É uma estrutura fácil de construir e feita à medida. Por que não experimentá-la em sua casa?

Aposta na cor

Os móveis para guardar calçado são essencialmente de natureza prática pelo que muitas vezes se privilegia a função em detrimento do aspecto formal. Não é o caso nesta proposta na qual se combinou o lado estético com o prático com dois móveis idênticos, um na horizontal, outro na vertical, sustentados por um subtil pé de aço. As vibrantes cores enchem de energia toda a parede.

Gavetas sob a forma de cesto

Corredor, hall e escadas  por LAdesign
LAdesign

Mais ou se cachent les jouets?

LAdesign

O calçado espalhado no chão é inestético. Mas, um pequeno e discreto móvel, à semelhança do da imagem, pode resolver o problema. Na verdade, trata-se de um móvel do IKEA adaptado pois os espaços vazios foram preenchidos com cestos de vime com as medidas exactas para preencher os nichos. Repare que cada cesto tem uma etiqueta com o nome do membro da família a que pertencem. Esta técnica é ideal para evitar contratempos de última hora naquelas manhãs agitadas.

O espaço sob as escadas

Corredor, hall e escadas  por Fraher Architects Ltd
Fraher Architects Ltd

Storage under stairs

Fraher Architects Ltd

A parte de baixo da sua casa está, porventura, desaproveitada. Assim, por que não utilizá-la para guardar o calçado de toda a família? Use o espaço sob as escadas para inserir gavetas deslizantes que acomodem o seu calçado. É um espaço bastante generoso já que tem uma altura considerável e uma altura ideal para os mais pequenos.

Um móvel simples

As ideias mais simples são, muitas vezes, as melhores. Na imagem, pode-se ver um simples chariot com uma estrutura simples, mas adequada para organizar sapatos, bolsas, casacos, entre outros. Esta é uma boa opção para uma casa minimalista ou de estilo industrial, mas mais apropriada para uma só pessoa ou para um casal devido à sua estrutura frágil. 

Simples e funcional

Corredor, hall e escadas  por A-A Dimension SARL
A-A Dimension SARL

Commode basse avec miroir (détail tiroirs)

A-A Dimension SARL

A simplicidade e a formalidade ganham sempre quando a questão diz respeito a guardar os sapatos. Uma cómoda baixa com várias gavetas é uma boa opção não só por funcionar como móvel para sapatos, como também por surgir enquanto elemento decorativo para a casa. Um móvel simples e de madeira clara como o da imagem é o ideal. 

Por detrás do espelho

Corredor, hall e escadas  por My Italian Living
My Italian Living

'Welcome' Contemporary hallway shoe storage with mirror by Birex

My Italian Living

Para optimizar o uso do espaço, pode-se usar um móvel alto e de pouca espessura onde os sapatos caibam na vertical. Em vez da porta de madeira tradicional, pode escolher uma porta espelhada que amplie visualmente o espaço.

Um baú

Numa altura em que o vintage e o retro estão na moda, nada melhor do que recuperar o velho baú da avó. Deve, no entanto, ter uma dimensão generosa pois a família deve contar com ele para guardar os sapatos de forma organizada. Para tornar a peça mais funcional, pode acrescentar-lhe rodas. Esta é, no entanto, uma opção mais decorativa do que prática. 

Para as crianças

Os sapatos das crianças têm o poder de desaparecer no momento menos oportuno, como quando vão a sair para a escola. Por isso, nada melhor do que esta proposta de caixas em forma de LEGO. Os miúdos aí de casa não vão querer outra coisa! 

Já tem este hábito ou pensa adoptar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!