por Amarillo Interiorismo

8 cozinhas pequenas com boas ideias para decorar a sua

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Viver num apartamento tem as suas vantagens e desvantagens. Entre as desvantagens estará, porventura, a falta de espaço, de um jardim ou, em alguns casos, de privacidade. O lado bom é ter tudo à mão e a sensação de se ter mais controlo sobre a casa, conseguindo-se manter a ordem sem dificuldade. A vida num apartamento faz com que nos tornemos pessoas mais sociáveis pela coexistência com os vizinhos, dando-nos, ao mesmo tempo, a possibilidade de ter um refúgio. 

Hoje em dia, pela falta de espaço nas cidades, os apartamentos são construídos com dimensões mais modestas. A cozinha, como parte integrante, sofre essa consequência. A pensar nisso, deixamos-lhe 8 cozinhas pequenas com boas ideias para decorar a sua.

Ora, veja lá.

1. Um espaço de contrastes

O grande foco deste projecto é o contraste entre os móveis escuros com a luminosidade das restantes superfícies: paredes, pisos e bancadas em tons claros criam contrastes, mas conformam um equilíbrio harmonioso com os armários. Com um design moderno e materiais resistentes e práticos, criou-se uma cozinha funcional e acolhedora.

2. Uma cozinha que quebra as regras

Uma cozinha pequena não é, necessariamente, uma cozinha com pouco espaço. É o caso deste projecto funcional e com espaço para tudo: arrumar, cozinhar, lavar, comer… e viver! Por se tratar de uma cozinha aberta para a sala, pode-se fazer isto tudo e conversar com a família e/ou amigos ao mesmo tempo. Com uma estética moderna e cores ousadas, a cozinha rompe com a estrutura conservadora de qualquer modelo tradicional.

3. Pequena, mas com espaço para armazenar tudo

Ter muito espaço para armazenamento – como prateleiras, gavetas ou armários – numa cozinha com pequenas dimensões é possível. Deve-se aproveitar em absoluto todos os recantos sendo, para tal, preciso criar um projecto minucioso medido centímetro por centímetro para que tudo se encaixe e nada fique fora de lugar. 

4. Cores claras e uma boa iluminação

Estas duas regras não são nenhuma novidade para ambientes pequenos. As cores claras e uma boa iluminação, natural ou artificial, ampliam visualmente o espaço e permitem que nele se trabalhe muito melhor. Neste caso, o mobiliário em tons bege e a escolha de não colocar cortinas nas janelas resultam em mais conforto e comodidade.

5. Com uma península

Por conta do seu ambiente acolhedor com o cheirinho de comida caseira a pairar no ar, comer na cozinha não é apenas um prazer, mas também uma opção funcional. A pensar nisso, a península é uma forte candidata. A península não precisa de ser uma estrutura elaborada. Pelo contrário, privilegie um volume simples que cumpra a função básica de ser uma mesa para refeições informais e uma extensão para as atividades realizadas na cozinha. 

6. Formas que se adaptam

A flexibilidade e o poder de adaptação são qualidades muito vantajosas na hora de decorar. E quando se trata de um espaço pequeno, há uma porção de móveis que podem ser feitos de propósito para atender às nossas necessidades. As assimetrias, por exemplo, podem ser mais desafiantes no que diz respeito a organizar o espaço, mas com um projecto inteligente feito à sua medida e à medida da sua cozinha, o problema resolve-se.

Saiba mais sobre cozinhas por medida.

7. A alegria de um espaço colorido

Se acha complicado decorar uma cozinha pequena e transformá-la num ambiente interessante como qualquer outro, veja este projecto. Se aproveitar alguns recursos e usar a sua criatividade, o resultado pode surpreendê-lo. Usar uma cor viva, por exemplo, traz alegria e energia. Emprestar cor ao ambiente é uma decisão eficaz. Neste caso, o toque de vermelho vibrante levanta o espírito e traz boas vibrações.

8. Uma cozinha linear e com móveis escuros

Derrube o mito de que a cor preta ou os tons escuros não devem nunca ser usados numa pequena cozinha. Este projecto é um exemplo perfeito de que existem excepções e que tudo depende da utilização correcta dos materiais e das cores. O mobiliário preto ganha contraste e equilíbrio com o toque de vermelho. Uma cozinha confortável, prática e luminosa graças à fonte de luz natural.

Para si, o que não pode mesmo faltar numa cozinha, por mais pequena que seja?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!