Salas de jantar rústicas por munarq

Uma casa familiar rústica e contemporânea

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

O tema de hoje é a paisagem mediterrânea e a forma como a arquitectura se pode integrar nesta. Munarq é um atelier de arquitectura situado em Marratchí, Maiorca. Este estúdio dedica-se a realizar os mais diversos tipos de projectos de arquitectura cujo objectivo é a sua integração com a paisagem. O atelier dedica-se à conformação de espaços adaptáveis recorrendo aos materiais naturais e técnicas construtivas do local em que a construção se insere. 

A habitação que iremos de seguida ficar a conhecer sofreu uma renovação espantosa que preservou a memória do lugar antigo potencializando assim todas as suas características tradicionais.

Espaços exteriores

Casas rústicas por munarq

Graças à configuração espacial e especial desta habitação, quer no interior, quer no exterior, surgem novos espaços distintos como é o caso deste pequeno alpendre destinado a funções lúdicas e de puro lazer. Aqui foi também construído um grande banco corrido tendo este sido especificamente concebido para integrar este ambiente  exterior.

Esta perspectiva permite-nos ainda percepcionar o grande contraste presente a nível de materialidade e cor, mais especificamente o branco da cal, o muro de pedra e ainda a terra e a argila, que são elementos tradicionais característicos das construções em Maiorca.

Fachada tradicional

Casas rústicas por munarq

Esta perspectiva da fachada mostra-nos como a habitação claramente possui traços antigos e tradicionais.  A sua forma conta-nos que esta teria sido em tempos, uma casa rural destinada a funções agrícolas e de exploração campestre.

Depois da renovação, esta casa foi convertida numa habitação uni-familiar privilegiando o conforto e o bem-estar dos seus habitantes. Todos os espaços foram adaptados para receber uma família com duas crianças.

A fachada principal revestida de branco e caiada já revela um pouco do que iremos encontrar no seu interior, no entanto o melhor mesmo é continuar desse lado!

Hall de entrada

Corredores e halls de entrada  por munarq

Passamos agora para o interior onde encontramos um ambiente amplo e que se caracteriza pelos tectos altos e pelos espaços abertos.  O hall de entrada é verdadeiramente espectacular. Esta imagem mostra-nos uma perspectiva interior com uma simetria quase perfeita que demonstra um claro contraste entre o espaço interior e exterior. Os opostos, o claro e o escuro, dão vida e animam todo este espaço.

Pormenores encantadores

Corredores e halls de entrada  por munarq

Os arcos, a madeira das vigas, a pedra, a cal e os elementos cerâmicos, tudo isto contribui, para a conformação deste ambiente rústico e tradicional. 

Esta imagem mostra-nos também a relação próxima que existe entre o piso superior e o térreo. Os corredores são abertos criando assim um efeito de mezzanine.

Espaço geral

Cozinhas rústicas por munarq

Nesta fotografia é possível vermos a zona da cozinha e da sala de jantar, ambos partilhando o mesmo espaço. Este grande open space é um grande espaço rectangular que se abre sobre um jardim exterior. 

A grande mesa de refeições em madeira maciça é um dos elementos principais deste espaço. Esta foi concebida e colocada neste espaço com o objectivo de auxiliar nas refeições, no entanto pode também ser utilizada para outros tipos de actividades como trabalhar ou estudar. 

Cozinha moderna

Cozinhas rústicas por munarq

A cozinha, passa despercebida integrando-se no ambiente de uma forma suave e discreta. Todo o mobiliário foi embutido na parede possuindo a mesma tonalidade desta, o branco. Desta forma o elemento de destaque passa a ser a grande ilha central construída em betão, assim como o revestimento do pavimento desta divisão.

O estilo desta divisão é assumidamente minimalista, destacando-se ao fundo, os tons quentes da zona destinada à sala-de-estar.

Tradição e contemporaneidade

Salas de jantar rústicas por munarq

A sala de estar é também uma divisão assumidamente moderna onde as texturas ganham relevo, estando inclusivamente presentes numa das paredes desta divisão. 

A grande parede em pedra acolhe também uma lareira horizontal e moderna perfeita para os dias mais frios do ano. Dois sofás cinza e uma mesa de centro definem assim este ambiente minimalista mas incrivelmente acolhedor.

Quarto

Quartos rústicos por munarq

Esta habitação é sem dúvida um espaço luminoso isto deve-se em parte às suas paredes brancas que intensificam reflectem a luz natural que entra pelas janelas. O quarto não é excepção e esta imagem mostra-nos precisamente isso. 

A cama é um elemento incrivelmente especial, o seu design é uma re-interpretação de um estilo clássico que certamente já vimos na casa dos nossos avós.

Casa-de-banho

Casas de banho rústicas por munarq

Não podíamos terminar este artigo sem antes lhe mostrar esta perspectiva da casa-de-banho. O betão foi também utilizado quer no pavimento, quer na cobertura. Os elementos cerâmicos são simples e discretos realçando apenas a diferença entre estes dois tons: o cinza e o branco.

Detalhes perfeitos

Casas de banho rústicas por munarq

É verdadeiramente incrível como os profissionais conseguiram fundir na perfeição todos os elementos e materialidades tradicionais com outros que são precisamente o oposto, modernos e sofisticados, como é o caso dos detalhes metálicos, em vidro ou mesmo o  betão.

Gostou deste projecto que une a tradição com o contemporâneo? Veja também este livro de ideias: um apartamento de sonho com tradição e requinte!

O que achou deste lugar maravilhoso?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!