Casas modernas por SANTIAGO PARDO ARQUITECTO

15 portões e vedações de ferro que tornarão a sua casa mais segura

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando projectamos a nossa casa temos que considerar uma grande quantidade de factores que para além de bonitos, devem ser seguros e funcionais. É o caso dos portões de ferro. Robustos e imponentes, os portões amplos em ferro fazem das casas verdadeiras caixas forte. Devem, porém, respeitar a arquitectura da casa e os nossos gostos, orçamento e necessidades.  

Os portões de ferro são resistentes e contam com uma grande variedade de estilos, desde os mais clássicos e elaborados aos mais simples e modernos. Neste livro de ideias, deixamos-lhe 15 propostas de portões – e não só – para o inspirar. Curioso? 

1. Ferro forjado para as escadas de acesso

Jardim  por Armet

No que diz respeito à segurança, nenhuma área da casa deve ser entregue ao acaso. No projecto da imagem, vemos uma escada bem protegida por um corrimão e guardas em ferro que pode ser determinante para prevenir acidentes.

2. Uma grelha imponente para a fachada principal

Jardim  por Armet

A fachada da casa conforma a primeira impressão que fazemos dela. O portão deve ter o mesmo estilo que a casa e marcar o limite em relação à rua, evitando a intromissão de estranhos.

3. A mesma ideia, mas mais pequeno

Jardim  por Armet

Este portão é mais baixo do que o anterior. Por ser mais baixo, reforçou-se a sua segurança através da adição de pontas afiadas na parte superior.

4. Discreto

Jardim  por Armet

As barras de ferro podem ser colocadas em várias posições e com estilos diferentes. Neste desenho, podemos ver como as barras da parte inferior têm intervalos mais estreitos, o que pode ser útil, por exemplo, para não deixar animais passar.

5. Ferro e tijolo

Jardim  por Armet

Ferro e tijolo. Uma combinação interessante. O ferro e o tijolo unem-se para criar uma sequência que brinda a casa com alta segurança em relação ao exterior. 

6. O mesmo estilo, mas mais simples e contemporâneo

Nesta imagem, podemos ver o mesmo conceito, mas num estilo mais discreto e moderno no qual a simplicidade das linhas rectas predomina. 

7. Cores e formas clássicas combinadas com toques mais modernos

Jardim  por Armet

Pode também combinar estilos para enriquecer a decoração do exterior da sua casa. Estes portões com iniciais e formas enviesadas contrastam com a estrutura moderna do edifício. Destaque-se, ainda, a presença do mármore, um material nobre e luxuoso.

8. De aço inoxidável

Jardim  por Armet

Se a sua fachada conta com um bonito jardim frontal que não quer ver escondido, opte por uma vedação mais singela que não o comprometa. A vedação em aço combina com a pedra negra, dando um aspecto elegante e vanguardista à casa. 

9. Na varanda

Jardim  por homify

Saber que a nossa varanda é segura permite que dela desfrutemos ao máximo. Como é natural, este ponto é ainda mais importante em casas com bebés, crianças pequenas ou animais. Nesse caso, a estrutura deve ser reforçada com uma rede ou vidro que podem ser mais tarde removidos.

10. Uma boa eleição

Jardim  por Armet

O ferro é um material duradouro que pode ser usado em quase todos os estilos devido à diversidade com que pode ser trabalhado. A sua manutenção é simples pois com água e sabão pode conservá-lo limpo. Ainda assim, a pintura pode desgastar-se pelo que, chegado o momento, o melhor é retirar toda a pintura e voltar a pintar por completo. 

11. Para todos os gostos

Como mencionámos no ponto anterior, o ferro tem uma capacidade assombrosa de se adaptar a todos os estilos arquitectónicos e de combinar com outros materiais. É o caso da entrada da imagem, moderna e sofisticada.

12. Uma fachada encantadora

O gradeamento pode ser usado para proteger as janelas da casa, especialmente quando são baixas e voltadas para a rua. O ferro fica especialmente bem combinado com a madeira.

13. Portão, vedação e pérgola

Para satisfazer quem tem um gosto mais moderno, este é o estilo de vedação indicada. Com um portão deslizante incluído, a cor e o modelo vão de encontro ao da pérgola, completando um conjunto harmonioso e contemporâneo. 

14. Com um formato original

Os desenhos e a geometria que pode imprimir à vedação da sua casa são muito variados como já aqui lhe mostramos. Um padrão circular trar-lhe-á movimento e permitirá a passagem de luz, mas não dos intrusos. 

15. Uma porta com muito estilo

Pode-se, igualmente, incluir o ferro para a porta principal da casa. Para além da imponência, será a porta mais segura da vizinhança.

De qual destas propostas mais gostou? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!