Uma casa entre o rústico e o moderno!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Nem sempre é fácil aliar o estilo rústico ao moderno, porque ambos são diferentes e peculiares. A verdade é que hoje trazemos-lhe um exemplo perfeito que certamente o irá impressionar. Um projecto distinto que uniu a história de uma antiga construção agrícola com o melhor da arquitectura contemporânea. O resultado? Uma habitação magnífica!

Situada nas Asturias em Espanha, esta construção foi terminada no ano de 2012 e possui uma superfície com cerca de 271 metros quadrados. Este projecto foi da autoria dos arquitectos Rubio Bilbao Arquitectos um atelier espanhol que surgiu em 2007. Izaskun Bilbao e Miguel Rubio são arquitectos especializados em reabilitação e restauração arquitectónica. Na sua actividade profissional já colaboraram com vários ateliês de arquitectura desenvolvendo todo o tipo de projectos, desde obra nova a restauração do património e reabilitação do edificado.

Esta casa reúne uma atitude arquitectonicamente distinta que apela a uma sensibilidade comum, aliando o antigo ao novo, num jogo dinâmico de luz e sombra. Venha descobrir!

Localização

O ponto de partida para este magnífico projecto de reabilitação foi  um conjunto heterogéneo de várias construções agrárias situado no topo de um monte que beneficia de uma vista excepcional sobre a paisagem.  

Este conjunto já tinha sofrido grandes alterações não possuindo estas um grande relevo patrimonial ou histórico, neste sentido e depois de estudar várias possibilidades, optou-se por demolir grande parte das construções mais recentes preservando apenas os que fossem realmente relevantes. Assim um novo programa de moradia uni-familiar foi concebido com o objectivo de criar um projecto único e distinto na sua essência.

A entrada

As condições da envolvente foram fundamentais para a concepção deste projecto. Foi do objectivo dos arquitectos procurar a orientação mais adequada de modo a proporcionar a melhor paisagem possível no interior da habitação. 

O tratamento da fachada da habitação incidiu sobre duas necessidades distintas: a primeira foi a de criar privacidade e protecção solar no piso superior, isso foi conseguido através de um ripado de madeira inspirado nos secadores de erva próprios da região, e a segunda incidiu sobre tirar o melhor partido possível da paisagem, combinando-a com uma protecção solar e térmica adequada.

O jardim

Ao darmos uma volta de 180º estamos no jardim da casa. Aqui podemos observar mais detalhadamente como os volumes se relacionam criando um conjunto volumétrico distinto. O piso térreo maioritariamente revestido com vidro, transmite uma sensação de leveza exaltando uma ideia de flutuação que está adjacente ao volume superior revestido de madeira.

Luz dinâmica

Estamos no hall e a sensação é incrível! O ripado de madeira filtra a luz solar criando, no interior da habitação, um jogo dinâmico de luz/sombra que pinta o espaço convertendo-o num lugar quase mágico!

Para além de revelar uma das qualidades mais fantásticas deste projecto, esta imagem permite também, ter um pouco da percepção geral do ambiente interior da habitação. Ao fundo conseguimos observar dois grandes vão que se abrem para uma paisagem magnífica.

Interiores rústicos e modernos

Ainda no interior é possível vermos como os espaços se relacionam exaltando sempre a a união entre o antigo e o novo. As paredes de pedra relembram-nos uma arquitectura mais tradicional ao mesmo tempo que a madeira e as caixilharias de alumínio não nos deixam esquecer que este é um lugar novo e um projecto recente.

Cozinha moderna

A cozinha reserva um pouco do ambiente rústico que inspirou toda a parte conceptual deste projecto de habitação. 

A cor seleccionada para este espaço foi o branco. O balcão em madeira representa uma abordagem tradicional e campestre que depois é completa com um um exaustor moderno em inox. É assim que se constrói um carisma único numa das divisões mais importantes de qualquer lar: a cozinha.

Com uma vista de sonho!

Trocando um pouco o ângulo da perspectiva uma nova surpresa se revela perante os nossos olhos: uma janela enorme que se abre para a paisagem. Este gesto não só permite uma excelente iluminação e ventilação deste local de confecção mas também, proporciona uma experiência realmente distinta a nível de fruição da paisagem e criação de uma atmosfera interior distinta, que certamente faz as delícias de quem ali cozinha!

Casa-de-banho

A casa-de-banho no interior apresenta-se moderna e discreta. Os tons vacilam entre os brancos e os cinzas e a geometria foi um dos temas que inspirou este espaço interior.

Os elementos cerâmicos são brancos e simples de forma a completarem a linearidade sugerida por este ambiente moderno. 

A iluminação também tem um papel decisivo na caracterização deste espaço, marcando um ritmo harmonioso no interior desta divisão.

Uma varanda com uma vista especial

Terminamos este artigo com uma perspectiva de uma das varandas da habitação.

O resultado final foi um conjunto volumétrico distinto que conserva os valores espaciais mais relevantes da arquitectura tradicional do lugar original, juntando-lhe uma vertente mais moderna e contemporânea numa abordagem que torna este projecto numa habitação realmente especial.

Gostaria de conhecer outros projectos rústicos e modernos? Então verifique neste livro de ideias um projecto magnífico que também se situa entre o rústico e o moderno!

Gostou desta habitação moderna de campo? E da paisagem? Qual a sua imagem preferida? Conte-nos tudo através um comentário!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!