Closets mediterrânicos por Pia Estudi

22 armários perfeitos para organizar uma casa pequena!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Os armários ou cómodas são os melhores aliados na arrumação de roupas e acessórios. Um móvel destes no seu quarto é uma grande ajuda, principalmente pela manhã, já que proporciona imensa funcionalidade na hora de escolher o look do dia.

A maior parte das vezes, as casas são demasiado pequenas para se conseguir ter um closet. Mas isso não significa que ainda assim não se consiga fazer e ter um. Confira algumas ideias para planear o seu closet em diferentes ambientes.

Para mais inspiração, não hesite. Temos um MUNDO só para si!

1. Espaço segmentado

Para obter uma melhor ordem, e fazer com que o projecto seja bem aproveitado, deverá segmentar os seus espaços. Não há necessidade de fazer grandes divisões e por vezes é suficiente apenas instalar diferentes cores ou materiais, como a faixa de madeira de tom natural da imagem. Esta divisória visual e não física, irá ajudá-lo a fazer a divisão mais perceptível sem gastar espaço. 

2. Prateleiras em forma em todo o perímetro

Para aproveitar melhor o espaço, o ideal é colocar cada estante do closet alinhado com a parede. Assim, poderá utilizar caixas de organização e, também deixar algumas roupas directamente em cabides!

3. Feito sob medida

Quando tem pouco espaço no quarto para instalar roupeiros ou cómodas, a melhor opção será projectar algo à medida do espaço que dispõe. Assim, além de corresponder perfeitamente ao seu gosto pessoal e necessidades, irá obviamente caber direitinho no espaço disponível no seu quarto. Aproveite e personalize totalmente: escolha os materiais, desenho e acabamentos.

4. Armário multifuncional

Às vezes, um quarto não tem espaço suficiente para instalação de armários ou cómodas comuns e mais vulgares, mas ao ser escolhido algo de estilo minimalista terá apenas o necessário.

Assim, com um armário simples com alguns detalhes (faixa transparente, espelho e uma pequena gaveta amarela) consegue-se ter o que necessitava mas com um design perfeito para espaços pequenos.

5. Armazenamento específico

A melhor opção para aproveitar um espaço vazio, é a construção de sistemas de armazenamento específico que permite você ter um lugar para cada coisa. E para complementar, ainda, pode armazenar algumas caixas ou recipientes de plástico de diferentes tamanhos, pois o uso das caixas evitará aglomeração das roupas e acessórios. 

O projeto do closet foi criado pelo escritório Grande México, localizado em San Pedro Garza García/México.

6. Armários em qualquer lugar

Se  tem uma casa pequena, deve evitar a todo o custo ter pontos mortos. Assim, deverá adaptar os corredores ou o espaço em baixo da escada para instalar um armário para armazenamento de roupas das que não usa regularmente! Poderá até separar sazonalmente (por estações), para manter melhor a ordem.

7. Espaço optimizado

Closets modernos por Olivier Olindo Architecte
Olivier Olindo Architecte

Dressing sous mezzanine

Olivier Olindo Architecte

Para fazer melhor uso do espaço em sua casa, poderá criar ambientes multi uso. Lembre-se que a sua casa não é uma área em duas, mas em três dimensões. E, embora normalmente apenas seja concebida como um todo, é possível aproveitar a altura e colocar uma cama, sobrando assim espaço livre ou espaço ou mais espaço de arrumação.

8. Design minimalista (quase invisível)

Closets minimalistas por homify

Se a sua casa é tão pequena que mal tem espaço para um roupeiro decente, então, a melhor opção é o armário embutido. Com este tipo de móvel, o seu espaço será aproveitado do chão ao tecto e poderá parecer quase oculto caso de usem as mesmas cores ou materiais usadas no chão.

9. Um espaço em degraus

Alguns armários funcionam para armazenar objectos pequenos ou coisas que precisam de estar sempre à vista. Por exemplo, os sapatos. Se conseguir adaptar um espaço pequeno no quarto para colocar os seus sapatos, não somente ganhará organização, como também economizará tempo à procurar os mesmos.

10. Aproveite as paredes

Uma boa ideia boa, mas pouco explorada é a parede. Poderá construir o seu closet utilizando uma estrutura simples e alguns puxadores, como mostra a imagem. Este tipo de armazenamento resolve o problema de arrumação de roupas, deixando-as penduradas a arejar, ou deixando os seus casacos que estão a uso. Carteiras, colares e tudo o que se mantenha seguro nestas bolas cabides podem ser aqui organizados.

11. Parte da decoração e móveis

Para tornar o espaço visual mais clean, é melhor escolher um design de cores sóbrias para o armário, para que possa facilmente ser misturado com o cenário presente (parede, chão e alguma peça de mobiliário que queira ver obrigatoriamente presente).

Opte por cores como branco, cinzento, behes e o resultado será sempre simpático e de aspecto confortável.

12. Dê um pouco de luz!

Closets modernos por ERRASTI
ERRASTI

VESTIDOR EN DORMITORIO PRINCIPAL.

ERRASTI

Para o seu armário poder ter um aspecto mais estilizado, recomendado o uso de luz no seu interior ou à sua volta. Maior luminosidade garante um espaço mais interessante, além de que permite a escolha da roupa sem ser preciso abrir janelas e acender a luz do tecto. Com luzes led o armário ficará logo com aspecto mais moderno e actual.

13. Os sistemas retrateis

Closets modernos por Trestrastos
Trestrastos

Vestidor con zona de costura.

Trestrastos

Os sistemas de armazenamento retráteis ajudam a maximizar o espaço, com a vantagem de só ocuparem espaço no momento em que está a precisar deles. Caso contrário, eles permanecem ocultos e arrumados e permitem que tenha espaço livre de circulação.

14. Adicione texturas

Pode adicionar textura aos seus móveis com desenhos, ou flashes de cores para personalizar cada peça. Pode ainda decorar as portas com stencil pintado com um design inovador. Também poderá imprimir uma estampa e adaptá-la ao o seu guarda-roupa.

15. Aproveite todos os espaços

No hall de entrada ou na zona de acesso ao 1º andar, pode colocar um armário para sapatos por baixo da escada e ainda alguns armários para casacos nas paredes livres do corredor e hall de entrada. Assim, terá as coisas sempre à mão e a sua casa arrumada, sem o uso do espaço em outras divisões.

16. Um design muito elegante

Não importa se o espaço é pequeno, o importante é nunca perder o estilo. Então, se o que quer é uma sala muito chique, pode escolher um roupeiro com acabamento em superfície brilhante, e adicionar um pouco de luz para um projecto espectacular.

17. Adapte o design ao espaço

Talvez tenha a necessidade de ter um espaço maior de armário/arrumação em sua casa, só que o formato e dimensão do seu espaço não ajuda. Pensando em como poderia tirar maior proveito deste mesmo espaço irregular, a melhor ideia é construir um guarda roupa agradável e feito à medida das características do espaço. Poderá assim usá-lo para guardar roupas e ainda fazer uso de cestos e prateleiras para organizar melhor as suas coisas.

18. Esqueça as portas!

As portas podem ser muito úteis para esconder as suas coisas, mas, às vezes, ocupam mais espaço do que o deveriam. Poderá assim, substitui-las por cortinas de tecidos bonitos e agradáveis, conseguindo uma decoração clássica e até mesmo elegante, sem fazer grandes alterações no seu  quarto.

19. Add-ons

Se o tamanho do seu armário é pequeno,  poderá colocar alguns close-ons, ou elementos, para fechar os espaços. Um exemplo é este quarto de vestir exposto/aberto, que tem um armário de madeira, penteadeira com espelho, e uma área para colocar casacos, como se fizesse parte do quarto. Assim, o closet será do tamanho do seu quarto!

20. Apenas o necessário

Remodelação de apartamento: Closets modernos por Architect Your Home
Architect Your Home

Remodelação de apartamento

Architect Your Home

Os projectos básicos são muitas vezes consideradas chatos. Mas na realidade eles são simplesmente mais elegantes e modernos. Para alcançar este aspecto, o mais recomendado é que use cores neutras e materiais naturais como a madeira – posto isto,  conseguirá  terá um quarto neutro e harmonioso.

21. Use espelhos

Quer saber qual é o segredo para criar um armário invisível? Bem, é muito simples, só precisa substituir as portas por espelhos, ficando a parecer que não existe nada na parede. Esta ligeira mudança ajudará a criar maior amplitude ao quarto. É perfeito!

22. Elegante

As portas do seu armário serão o seu acessório/detalhe principal, pois irão ajudá-lo a decorar o ambiente em que estão inseridas. Portanto, tente escolher portas de design bonito e que estejam em harmonia com a decoração do resto da sua casa. Para estes fins,  a escolha da madeira será muito útil, porque é um material muito versátil e pode pintá-la de qualquer cor.

Em sua casa qual solução se enquadraria melhor?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!