por homify

A tendência do momento – o estilo escandinavo

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Certamente que o estilo escandinavo lhe é familiar, já que este estilo é das grandes tendências do momento, no que toca à decoração de ambientes, seja interior ou exterior. Por cá gostamos dele, tem uma atmosfera bastante luminosa, que transmite boas energias, basta olhar para as imagens para perceber isto.

A questão que poderá colocar-se é: como distingue um estilo escandinavo dos outros designs? A resposta é fácil, se tiver um ambiente simples, confortável, alegre, neutro, predominado pelo branco, preto e cinzento, com alguns salpicos de cor nos acessórios, e se tiver ainda presente peças de madeira clara. Então poderá estar perante um espaço escandinavo. Atenção, que a combinação do escandinavo com outros estilos, é perfeitamente viável, já sabe nada tem de ser linear. 

De forma a inspirá-lo, decidimos reunir, não 5, nem tampouco 6, mas sim 9 espaços escandinavos, quiçá se não era este o mood que andava a namorar e que nem lhe sabia o nome. Não perca a oportunidade de enriquecer o seu conhecimento sobre decoração, arquitetura e afins! Siga… este é caminho certo!!

1. A sala de estar escandinava

Salas de estar escandinavas por homify

Se é amante da decoração escandinava, certamente que esta imagem de sala de estar será para si uma excelente fonte de inspiração. Todos os detalhes estão presentes e os móveis (sofá, chaise longue, mesa de centro… ) vão exatamente ao encontro da linha escandinava, quer pela cor, pelo design ou estrutura.

2. O quarto escandinavo

Quartos escandinavos por homify
homify

Apartamento da Glória

homify

Um quarto delicado, seja pelas cores, como pela aposta das peças de mobiliário. A neutralidade, a luminosidade são outros factores presentes. 

Um quarto escandinavo será tudo menos monótono, mas sim um espaço que denota tranquilidade e muita paz, tudo aquilo que procuramos neste lugar secreto de casa. 

O elemento marcante neste quarto, é a cabeceira de madeira, que são no fundo tiras de madeira que estão fixas à parede. Uma ideia low cost que pode inspirar muitos de vós. A cama é um sommier simples, que foi ornamentado com lençóis brancos, sendo que os detalhes de cor provém da almofada amarela e do cobertor azul, que se cruza com o tom da parede. 

3. As cores escandinavas

Lembre-se que um estilo escandinavo é igual a cores claras e neutras (branco, cinzento, bege, madeira clara… ). Não obstante, o uso de apontamentos de cor mais escuras ou vibrantes. Estes chegam sempre de detalhes, que consegue trocar facilmente, como almofadas, tapetes, velas, quadros…  

Não se esqueça a tela de fundo é clara. Veja como esta imagem é elucidativa. 

4. A decoração escandinava

Residential Building in Lisbon: Salas de estar escandinavas por Lagom studio
Lagom studio

Residential Building in Lisbon

Lagom studio

O estilo escandinavo é relativamente recente, surgiu no início do século XX. Nele destacam-se características de artesanato regional, nomeadamente da Europa do Norte, como a Noruega, a Suécia, a Finlândia e a Dinamarca. O designer Carlo Larsson é o principal mentor do estilo escandinavo, interligando cores neutras com elementos envelhecidos. Sendo assim, uma fusão entre o tradicional e o moderno.

Por outro lado, não se esqueça que a simplicidade é a palavra de ordem no estilo escandinavo, por isso quanto mais simplificarmos mais escandinavo parecerá.

5. A cozinha escandinava

Cozinhas escandinavas por homify

Mesmo a cozinha desenha-se nas linhas escandinavas. Uma aparência bastante simples e minimalista, como verificamos neste exemplo. O branco dos móveis coordenado com a bancada e prateleiras em madeira dão a nota de entrada. 

A parede branca imitação tijolo (típico industrial) e o tapete às riscas pretas e brancas são os detalhes mais marcantes deste espaço inspirador.

5. Os detalhes escandinavos

Cozinhas escandinavas por homify

Apesar do estilo escandinavo destacar-se pela simplicidade não podem faltar itens detalhes que enriquecem a decoração. Veja esta cozinha esta cheia deles… Plantas verdes em pequenos vasos, um recipiente branco com os vários utensílios, uma vara na parede para suspender acessórios…   

Tem aqui muito para tirar boas ideias.

7. A sala de jantar escandinava

A madeira clara é uma das características do estilo escandinavo, cria um ar delicado e o próprio espaço fica mais luminoso e arejado. 

Sem dúvida que os móveis com cores suaves trazem ao ambiente um maior conforto e o impacto visual é enternecido. Por outro lado, o espaço parece maior graças ao poder das cores claras. Os móveis de estilo escandinavo nunca são muito imponentes, mas sim leves e finos, sem acabamentos rebuscados e trabalhados. Escolha peças simples, subtis, linhas direitas e que dêem uma aparência clean. Tal como fizeram nesta sala de jantar. 

Nota: este modelo de cadeira é uma das grandes tendências do momento na decoração de interior.

8. O escritório escandinavo

Residential Building in Lisbon: Escritórios e Espaços de trabalho  por Lagom studio
Lagom studio

Residential Building in Lisbon

Lagom studio

Achava que não falaríamos do espaço de trabalho ou escritório?! É claro que também entra na lista dos nossos espaços escandinavos. 

Se quiser projetar esta divisão ou área em sua casa, prefira, como sempre, uma mesa de escritório bastante simples, sem grandes apetrechos. Com poucas ou nenhuma gavetas. A decoração do espaço deve manter-se neutra e clean. Nada de sobrecarregar, já que o computador, rato, teclado são objetos imponentes.

9. O exterior escandinavo

Jardins escandinavos por homify

E como não poderia deixar de ser, o exterior não faltou à chamada, porque este também pode ganhar as formas de um estilo escandinavo. 

Escolha um mobiliário de jardim de linhas simples, de cor branca e até com detalhes vintage. Não se esqueça que as louças também desempenham um papel importante.  Para mais ideias, descubra este livro de ideias:  

Decoração inspirada no estilo escandinavo!

O estilo escandinavo é a sua onda? Tem este estilo em casa ou está a pensar adoptá-lo? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!