5 pátios que mudam de imagem com um baixo orçamento

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Un patio plus contemporain, Slow garden Slow garden
Loading admin actions …

Para transformar uma área da sua casa, não tem, necessariamente, que investir demasiado tempo ou dinheiro, mas sim esforço e criatividade. Antes de começar, importa definir prioridades e traçar um bom plano para se manter dentro das premissas em que se sustenta o projecto. 

Neste livro de ideias, mostramos-lhe como cinco pátios ganharam uma nova vida sem sofrerem obras profundas. Por vezes, a alteração de pequenos detalhes pode ser tudo aquilo de que um espaço precisa.

Veja as nossas sugestões. 

1. Antes: um pátio com potencial, mas caótico na sua organização

A zona está bem distribuída. Tem uma área de descanso, uma área de refeições, um recanto com um grelhador para churrasco e espaço livro para se circular sem constrangimentos. Ainda assim, o espaço apresentava alguns problemas estruturais. As paredes já apresentavam nítidas marcas da passagem do tempo e o chão de madeira estava demasiado escuro devido à sujidade. 

Depois: mais cor, um piso tratado e móveis mais ordenados.

A remodelação resultou num espaço claro e colorido com muita luz. Mas, na realidade, não se fizeram demasiadas obras. Em primeiro lugar, compôs-se a parede cujas manchas de humidade se eliminaram, tendo-se depois dado uma nova pintura. Colocaram-se vasos no limite do espaço, configurando um elemento colorido sobre o fundo branco. Alterou-se, igualmente, o jardim que surge agora organizado com triângulos que contêm pedra, lascas e vegetação. Os triângulos do jardim repetem-se na parede. Manteve-se a mesa de refeições em ferro, mas substituíram-se as cadeiras, já sujas, por umas novas.

2. Antes um desastre visual e depois colorido e limpo

A mudança neste jardim incluiu dar novamente uso à piscina que estava em total abandono, pintando a sua estrutura para lhe dar mais frescura, podar os arbustos e as plantas trepadeiras, delimitar cada zona e dar uma nova cor às portas que surgem agora em verde água. 

3. Antes: bonito, mas podia estar ainda melhor

Bonito, mas não era suficiente. Este pequeno jardim tinha tudo o que se podia esperar num espaço como este. Natureza bem cuidada, móveis para se fazerem refeições ao ar livre, um guarda-sol para os dias mais quentes e privacidade. Contudo, os proprietários queriam algo mais. Queriam uma zona menos tradicional, menos campestre e mais moderna e funcional.

Depois: novos móveis, novo piso

A mudança não foi profunda, mas foi eficaz. Eliminou-se o relvado e colocou-se um deck de madeira a revestir toda a área. Uma solução mais moderna e funcional. A falta de um relvado colmatou-se com a inclusão de mais vegetação. O pátio é agora moderno e tão encantador como sempre.

4. Um terraço vazio e desaproveitado

Este terraço situa-se na cobertura de um imóvel e, apesar de não contar com a melhor paisagem, o espaço era amplo e oferecia muito potencial. Antes da intervenção, encontrava-se vazio e estava unicamente ocupado pelas instalações da água, da luz e do gás. Vamos ver como ficou.

Depois: com natureza e móveis que tornam o terraço funcional

O terraço triste que víamos na fotografia anterior deu lugar um terraço com novos móveis e vasos que levam a natureza para o ambiente. O local encontra-se praticamente igual. Pintaram-se, apenas, as paredes, alteraram-se alguns azulejos do chão e, como não podia deixar de ser, tem agora móveis que permitem aos moradores desfrutar da área com comodidade. A vedação de madeira foi também substituída.

5. Do nada a um lugar enigmático

Este amplo pátio não tinha nada. Era, assim, uma folha em branco à espera de ser preenchida com criatividade. 

O espaço frio e desaproveitado tem agora um belo relvado, perfeito para as brincadeiras das crianças e as tardes de ócio dos adultos. As trepadeiras altas trazem cor ao espaço e oferecem-lhe privacidade. De realçar, ainda, o projecto de luminotecnia que privilegia luzes indirectas que trazem uma aura misteriosa ao jardim.

Orçamento limitado, mas grandes transformações. De que pátio mais gostou?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista