O que fazer para vender a casa mais facilmente?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

É fácil acumularmos coisas numa casa, mesmo que não vivamos lá há décadas. Compramos móveis, mudamos a cor das paredes, penduramos quadros e, lá de vez em quando, temos que lidar com aqueles problemas chatos como manchas de humidade, rachas na parede ou o chão a denunciar o seu uso. Muitas vezes, facilitamos, vamos assobiando para o lado e deixamos a coisa a andar à espera que milagrosamente ela se componha. Claro que isso não acontece. 

Ora, mas uma coisa somos nós, outra coisa são os outros e quando vamos pôr a nossa no mercado, tenhamos algum brio e deixemo-la em bom estado para os próximos habitantes até porque mesmo que isso constitua um investimento, logo o recuperamos aquando da venda. Para além disso, Portugal atravessa um período económico complicado que estagnou o mercado imobiliário. Logo, empenhe-se em tornar o seu espaço mais agradável. Assim, a probabilidade de o vender rapidamente aumenta. 

Hoje respondemos-lhe a isto: o que posso fazer para vender a minha casa mais rápido? 

Cores neutras

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de jantar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Não se pode agradar a gregos e a troianos e, como tal, mais vale jogar pelo seguro. Mas há limites. Paredes todas brancas? Esqueça. Ou é porque os possíveis compradores vão achar a casa muito fria e sóbria ou é porque lhe falta algum carácter. Cores berrantes? Esqueça também. São pouco consensuais e versáteis.

“Então, mas afinal, pinto a minha casa de que cor?”, perguntará você. Pinte de cores neutras que se afastem do imaculado branco ou do vermelho berrante. As cores neutras agradarão, por certo, à maior parte das pessoas. Considere, então, pintar as suas paredes em bege, pérola, creme, casca de ovo ou marfim. Todas elas têm graus de intensidade distintos.

Remover ou substituir chão velho

Agora que tratou das paredes, vire-se para o chão. Já imaginou estar a mostrar a sua casa e os potenciais compradores repararem nas manchas do soalho, na sujidade entre as juntas ou o quão baça e velha está a madeira? Não pode ser. Abra os cordões à bolsa e substitua o soalho antigo por um novo. Se os estragos não forem muito profundos, então basta poli-lo para atenuar as imperfeições e dar-lhe um bom acabamento.

Se tiver chão revestido a cerâmica e já há mosaicos partidos ou com danos irreversíveis, substitua-os. Se encontrar mosaicos iguais, basta substituir os que estão estragados. Se não encontrar, não caio no erro de pôr uns diferentes. Dá mau aspecto e revela pouco brio e atenção ao detalhe. Por isso, mais vale substituir tudo.

Com as alcatifas, a história é a mesma. Ainda assim, aqui na homify, sugerimo-lo a ver-se completamente livre de alcatifas. São difíceis de limpar e acumulam maus cheiros e pó. Não é bom para a sua saúde. 

Substituir o revestimento do chão pode ser um investimento um tanto ou quanto dispendioso. Mas, lembre-se que compensa e venderá a sua casa mais rápido se estiver tudo bem tratado.

Melhorar a luz

Todos queremos viver numa casa ampla. Pronto, não precisa de ser o Palácio de Buckingham. Mas se não é grande, pelo menos deve parecer. Ninguém quer viver num edifício escuro, frio e claustrofóbico. Para que ninguém percepcione assim a sua casa, livre-se de cortinas e tapetes pesados. Limpe bem os vidros e deixe a luz entrar. Pode colocar cortinas leves e transparentes que dão um certo conforto, sem obstruir a luz ou carregar o ambiente. Aposte também em candeeiros cirurgicamente colocados. Pontos de luz são importantes do ponto de vista estético e funcional e deixarão o seu espaço a parecer muito mais aconchegado.

Organizar e arrumar

Muitas vezes, quando procuramos casas, vemos uma fotografia apelativa on-line ou na revista e, depois, quando chegamos lá o espaço não corresponde ao que vimos. Isso pode acontecer por vários motivos. No entanto, o mais frequente é as pessoas se descuidarem e não terem as coisas bem limpas, arrumadas e organizadas quando recebem possíveis compradores. Essa falta de cuidado desvaloriza a casa e, quer queiramos, quer não, depressa nos esquecemos das fotografias que vimos e ficamos com uma má impressão que nos leva a ter dúvidas sobre aquele espaço. Não seja preguiçoso e tenha tudo impecavelmente arrumado quando receber os interessados no seu lar, doce, lar. Fica-lhe bem que assim seja e até os ajuda a ter uma perspectiva de como as coisas poderão ficar se para lá se mudarem.

Fazer pequenas reparações

Arrastou o roupeiro e viu que há marcas no chão? Tirou quadros que deixaram a parede com buracos? Há mofo por detrás do mobiliário? O pó dos sítios inacessíveis parece ter ganho vida própria? Encontrou uma parede rachada? É fulcral que cuide de todos esses pormenores antes de colocar a casa à venda.

Trate das paredes, colocando massa e pintando novamente. Aspire e limpe tudo minuciosamente e, claro, como já lembrámos, lixe e envernize o chão. Há empresas de limpezas que fazem trabalhos incríveis. Se achar melhor e, sobretudo, se tiver uma casa grande, peça orçamentos e contrate uma. 

Não deixe, também, paredes com manchas de humidade, portas emperradas, torneiras a pingar ou coisas eléctricas sem funcionar. Percorra divisão por divisão para se certificar de que está tudo nos eixos. Se não tiver grande olho ou jeito para a coisa, chame um profissional ou um amigo/familiar mais prendado!

Remover toques pessoais

Quarto Maria - Quarto Provençal: Quartos de criança clássicos por Ângela Pinheiro Home Design
Ângela Pinheiro Home Design

Quarto Maria – Quarto Provençal

Ângela Pinheiro Home Design

A casa vai deixar de ser sua. Remover os toques pessoais vai fazer com que os eventuais compradores consigam percepcionar o edifício como sendo seu. Se deixar as coisas maioritariamente despidas – pode manter um ou outro espelho ou quadros cénicos, por exemplo – o potencial da casa fica mais à mostra e ela parecerá maior. Está, então, na hora de encaixotar as fotografias de família e o diploma que orgulhosamente pendurou na parede do escritório quando o seu “mainovo” se licenciou.

Adicionar plantas

Livrou-se de todos os objectos pessoais e acha que a casa ficou um tanto ou quanto melancólica? Nada tema. Adicione-lhe plantas. As plantas são sinónimo de vida, frescura, cor e revelam cuidado e atenção aos pormenores. Para além disso, um ramo de flores num local faz-nos sempre sentir bem-vindos e dá-nos a entender que a casa não foi deixada como que ao abandono. É um pormenor amoroso que fica sempre bem e que agradará aos seus visitantes.

Tem a sua casa à venda? Vai adoptar estas medidas para apressar o processo de venda? Esperemos que sim e, já agora, boa sorte!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!