Casas minimalistas por Belle Ville Atelier d'Architecture

Extensão moderna para casa rústica

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Todos conhecemos essa necessidade premente de ter mais espaço numa casa… Seja porque a família cresceu, seja porque precisamos de uma escritório para trabalhar em casa, ou simplesmente porque estamos numa fase em que precisamos de mais espaço, há alturas em que todos gostávamos de fazer a nossa casa crescer. E é nessas alturas em que uma extensão ganha maior sentido.

Mas uma extensão é das intervenções mais difíceis de levar a cabo num edifício! Podemos manter o estilo e tentar que a extensão se funda na própria casa, ou optar pelo caminho oposto e tornar a extensão um elemento em destaque na fachada, no entanto é sempre necessária muita sensibilidade para conseguir um resultado equilibrado, seja qual for o caminho escolhido.

O projeto que hoje lhe queremos apresentar é a epítome de uma união bem sucedida entre o velho e o novo, o rústico e o moderno, a beleza e funcionalidade. Desenhada e construída pelos especialistas do Belle Ville Atelier d'Architecture, de Paris, esta é uma extensão muito especial realizada numa casa de campo nas montanhas de Cevénnes no sul de França. Venha conhecê-la!

A fachada – Um casamento bem suceddo

A casa divide-se em dois volumes, sendo que a área mais baixa já se tratava de uma extensão anexa ao volume principal, em cuja construção foram utilizados os mesmos materiais e o mesmo estilo da construção original. Este anexo formou um espetacular terraço que mais recentemente foi utilizado para nova extensão, desta vez num estilo totalmente diferente mas muito bem incorporado!

A construção original e o primeiro anexo caracterizam-se pela sua rusticidade e pela arquitetura tradicional das zonas montanhosas e frias. Pedra crua, telha vermelha e telhados inclinados são partes integrante do estilo de construção comum nas montanhas onde a casa está situada, e por isso a inserção na deslumbrante paisagem envolvente é perfeita.

A nova extensão numa quebra consciente ao estilo tradicional foi realizada em betão cru, num tom minimalista e moderno, mas também rústico à sua maneira. Esta simplicidade, aliada à cor natural do betão, formou um todo harmonioso com as construções prévias.

A planta a três dimensões é esclarecedora

 Com esta planta tridimensional podemos ver com clareza a intenção dos arquitetos e perceber como a extensão se localiza, e como e o seu volume, em relação ao corpo principal da casa.

É também percetível a intensa ligação que esta extensão tem com o resto da casa, através da sala de estar, e também com o terraço exterior, devido à ampla abertura para este.

A extensão lá por dentro

Agora espreitamos o interior minimalista e despojado deste interessante projeto.

A claraboia de dimensões generosas e as imensas janelas permitem uma excelente penetração da luz solar, potenciando uma ótima poupança energética, e garantem em simultâneo um contacto direto com o ambiente exterior, pelo terraço aberto.

Esta extensão foi dedicada à instalação de uma sala de reuniões e de um escritório e por isso foi dotada de um excelente isolamento térmico, assegurando boas condições de conforto no trabalho.

Espaço limitado sabiamente ampliado

O espaço não é grande, é facto. Mas foi sabiamente aproveitado num estilo despretensioso e minimalista que cunha toda a obra de extensão e torna-se um foco de modernidade, com um toque retro evidente, em meio de um ambiente rústico.

Uma secretária de design simples, uma cadeira bonita e confortável, um tapete para tornar o espaço mais aconchegante, uma poltrona para relaxar e uma mesa de apoio, e está conseguido um escritório com as condições ideais para trabalhar sem sair de casa.

E não nos conseguimos alhear da amplitude visual conseguida pelas tonalidades claras e pelo teto em ângulo. Aqui a luz natural aproveitada até ao ocaso!

Em estreito contacto com o exterior – o terraço

Já o referimos acima, e agora aqui está a prova! A extensão está intimamente ligada ao terraço através de uma extensa porta envidraçada, mas também tem uma porta que a liga ao resto da casa, uma janela para o exterior e outra janela para o interior. Tem uma simbiose perfeita com a construção original…

O terraço em si é simples, com uma grade de madeira rústica, que se pode ver na primeira fotografia, e um mobiliário de jardim minimalista, ideal para um aperitivo com os amigos ou um jantar em família!

Num apontamento amoroso, o pequeno jardim de ervas insinua-se de dentro de um armário transformado em original vaso!

Perfeita integração na envolvente natural

Acabamos com uma última perspetiva desta bela casa rústica e da sua extensão que nos apaixonou!

Com o seu grande jardim, a sua construção tradicional, antiga e cheia de charme, e sua localização numa zona montanhosa e verdejante, esta é uma casa de fazer inveja a qualquer citadino empedernido. Nós certamente adorámos!

É adepto de casas rústicas e românticas, rodeadas de natureza? Nós na homify também, e temos muito mais para lhe mostrar! Se não acredita espreite o artigo ’Casa rústica no Alto Douro’. Garantimos que vais adorar.

Que lhe parece esta fusão de estilos? Deixe a sua opinião na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!