Sofisticação em casa no campo

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

equipa americana de arquitetos liderada por Hugh Jefferson Randolph é conhecida pela sua filosofia projetual onde cada obra é desenvolvida como uma colaboração intensa entre o atelier e o cliente. Além desta tentativa de materializar os sonhos de cada casal, família ou comunidade, Randolph acredita que cada projeto é único e deve ser desenhado tendo uma profunda consciência do local em que se insere.

O projeto que lhe apresentamos hoje desafia qualquer ideia ou imagem associada às casas de campo. Esqueça os espaços espaços escuros, frios e com mobília datada e descubra como se faz uma verdadeira habitação campestre.

Contexto

Próximo da cidade de Austin no centro do Texas, o local caracteriza-se pela paisagem plana do sul dos Estados Unidos e pela presença de uma vegetação selvagem muito rica em flores. A casa pertence a um casal de meia idade (Gina e Bill) que sonhava com este espaço há mais de vinte anos e assumiu um papel preponderante na tomada de decisões em todas as fases do projeto.

Conceito

Composta pelo programa habitacional regular, as diferentes áreas foram divididas em dois volumes que comportam uma área total de duzentos e setenta e nove metros quadrados. Seguindo a paisagem natural do lugar, a obra seguiu um desenho muito horizontal acentuado pela presença de um alpendre que percorre toda a casa e a mantém em permanente ligação com a envolvente.

Fachadas

As fachadas foram totalmente revestidas em madeira ou tijolo que assumiram as suas cores naturais sendo que as portas e janelas em vermelho pontuam o esquema cromático exterior. 

Iluminação

Tirando partido do isolamento e inexistência de construção no local, a casa abre-se corajosamente à sua envolvente deixando a luz natural inundar os espaços e a natureza participar nos convívios.

Interiores

No interior também prevaleceu a escolha de materiais naturais que integram além da madeira e do tijolo, alguns elementos em pele e tapetes em cores alegres. As janelas enquadram verdadeiras fotografias dispensando a presença de qualquer quadro. A integração de uma lareira não é apenas um elemento funcional, é também um elemento decorativo que evoca ambientes calorosos ideais aos convívios familiares.

Cozinha

cozinha é sem dúvida um dos ex libris da casa. Combinando um ambiente rústico com equipamentos modernos, este espaço é especialmente acolhedor convidando a pequenos almoços longos nas manhãs de verão e a tardes de chá no inverno.

A janela

Naturalmente, a cozinha também é iluminada por uma janela cuidadosamente recortada na paisagem, enquadrando não só a natureza mas também o principal caminho de acesso à casa.

Simplicidade

O respeito pela envolvente, o cuidado na escolha de materiais e um desenho sóbrio dos espaços resultou numa casa de campo intemporal. De facto é notória, não só a relação entre os arquitetos e os clientes mas também o acompanhamento de outros profissionais (arquitetos paisagistas, engenheiros e decoradores) ao longo do projeto. A simplicidade e minimalismo dos espaços deu origem a espaços que transpiram elegância e sofisticação.

Conte-nos a sua opinião. Diria que esta casa foi construída recentemente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!