Decoração inspirada no estilo escandinavo!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A Escandinávia fica a norte da Europa e abrange a Dinamarca, a Finlândia, a Suécia e a Noruega. O famigerado estilo escandinavo partiu de uma premissa de decoração democrática: simples, funcional e ao acesso de todos. Surgiu no início do passado século e foi Carlo Larsson o designer que mais influenciou a decoração de interiores escandinava através de uma mescla entre cores leves e neutras e elementos ligeiramente envelhecidos, numa criteriosa combinação entre o moderno e o tradicional.

Em 1855, Robert Browning escrevia, no poema “The Flautless Painter”, a frase “less is more” – menos é mais -, alheio a que um dia essa expressão seria tão utilizada para caracterizamos certas opções estéticas na moda e na decoração de interiores. De facto, é a frase que melhor define o estilo escandinavo em que com tão pouco se faz tanto. 

Leia este texto e diga lá se não adoraria morar em qualquer uma destas casas?

Nós por cá… estamos apaixonados!

Simplicidade

O design escandinavo é o epítome da simplicidade, bom gosto e funcionalidade. Numa casa escandinava, não encontra excesso de móveis e objectos decorativos ou cores exuberantes. Ainda assim, estas casas minimalistas emanam aconchego, mais não seja porque os Invernos são longos e a noite chega cedo o que torna impreterível um investimento num interior quente e confortável. A estética muito “cool, calm” e “collected” aplicada nos interiores das casas escandinavas é reflexo da mentalidade e cultura nórdica em que o pragmatismo e gosto pela qualidade sobressaem, até porque o poder económico assim o permite. Leia, atentamente, o resto dos pontos a que nos vamos referir neste artigo e perceba como se chega a este resultado em que menos é, definitivamente, mais.

Luz

Nas casas escandinavas é manifesta a entrada de luz natural. Como já mencionado acima, as condições climáticas levam a que os dias escureçam cedo e, por esse motivo, estes povos tentam aproveitar ao máximo as poucas horas de luz que têm. Grandes janelas completamente desobstruídas ou com cortinados transparentes ou em tons muito claros são, então, uma constante. 

O fogo também é uma fonte de luz natural e, tendo estes povos uma relação muito próxima com a natureza, a presença de lenha e lareira numa sala é frequente. Na ausência destas entradas de luz, recorre-se, naturalmente, a candeeiros. Também eles têm linhas simples e minimalistas e encontramos muitas assimetrias. Por exemplo, de um lado do sofá um candeeiro de pé, do outro um candeeiro de mesa. As paredes brancas e madeiras claras potenciam o reflexo provocado por estas luzes e deixam os espaços iluminados e confortáveis. 

Não menos importantes são as velas espalhadas um pouco por toda a parte que para além de decorativas, têm o poder de nos envolver e imbuir num ambiente tranquilo e romântico.

Materiais

Salas de jantar escandinavas por pur natur
pur natur

Möbel, Boden und Beleuchtung bilden eine perfekte Symbiose

pur natur

Diríamos que a madeira é o material mais usado na decoração escandinava e vemo-la nos móveis, no chão e em painéis nas paredes. A combinação entre a madeira e o branco funciona particularmente bem. As madeiras utilizadas são sobretudo as mais claras, ainda que possamos ver excepções. Este material tem um aspecto quente e ajuda a manter a temperatura e a criar um ambiente mais convidativo, que surge em jeito de intervalo com a brancura preponderante. O couro, o linho e o metal – que aparece nos pormenores decorativos como nos pés dos candeeiros, por exemplo – são também muito empregados.

Cores

Claras. Branco, creme, um malva fumado ou cinza muito claro são as que mais encontramos em interiores escandinavos. Os apontamentos com tons mais coloridos surgem mais discretamente nos objectos decorativos. Os tons pastel também aparecem com alguma frequência, assim como tonalidades de azul do mais claro ao azul real ou azul petróleo, mais intrigantes e sofisticados.

Pintadas as paredes, há que pensar nos móveis e decorações. Aqui, os escandinavos arriscam mais e não raras são as vezes em que encontramos apartamentos divertidos e coloridos, mas sempre em apontamentos como quadros, velas, tapetes ou uma cadeira de cada cor. 

Elementos naturais

Já lhe deixamos uma pista sobre este tópico mais acima. Os elementos naturais predominam nas casas escandinavas onde se encontra com frequência madeira, granito, argila, couro, metal, linho, algodão, lã ou peles. 

Há uma preocupação orgânica e de constante contacto com a natureza, por isso, não olvidemos as plantas – sobretudo os cactos ou flores frescas – que também fazem parte da decoração.

Móveis

Antes de mais, foque-se na aquisição dos móveis de que realmente precisa. Como já sabe, a decoração escandinava dispensa espaços sobrelotados ou com móveis pesados que impeçam uma boa circulação e um quotidiano funcional. Os móveis de eleição desenham-se com linhas simples e elegantes. A atenção ao detalhe é também importante, assim como a alta qualidades dos materiais. Estes móveis são simples, mas não simplistas. Os povos nórdicos gostam de design e procuram peças com formas orgânicas ou detalhes especiais.

Decoração

Salas de estar escandinavas por House Envy
House Envy

Bloominville Storage Unit

House Envy

Se calhar é por estar frio e por passarem tanto tempo dentro de casa que os escandinavos têm interiores decorados na perfeição. Essa decoração não passou despercebida ao mundo e, hoje em dia, todos tentamos, de uma forma ou de outra, obter em nossa casa aquele interior tão elegante, moderno e acolhedor.

Ainda que as cores sejam silenciosas, as texturas são ricas. Mantenha as coisas interessantes e aposte nos têxteis confortáveis como mantas em lã ou em pêlo, linhos e tapetes. 

Bandejas para colocar velas, cestos metalizados para revistas, vasos simples para cactos, candeeiros com pés metalizados, quadros na parede com desenhos gráficos ou frases inspiradoras em tipografias modernas são alguns dos elementos que encontra em casas escandinavas. Se não dispensa cor, baixe o volume do mobiliário e invista num tapete ou almofadas coloridas que causem impacto.

Gostou das nossas sugestões? Qual destas divisões achou mais apelativa? Comente aqui por baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!