Uma casa cheia de surpresas

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Uma coloria e fresca casa localizada na cidade de Mérida, no México, é a que visitaremos na ocasião de hoje. A Casa SH63 é uma proposta que integra elementos exteriores no espaço interior por meio de cores, texturas e transparências, criando um carácter de arquitectura puramente mexicana e contemporânea.

Ao longo de toda a casa existem jardins e pátios que se entrelaçam com os interiores, gerando uma vivenda cheia de surpresas e sensações, contribuindo para uma fusão de espaços num só piso. Casa pátio e jardim são um pequeno oásis de cor e personalidade que enriquece o espaço interior e se integra por meio de janelas e portas de vidro que permitem a continuidade espacial. A habitação completa é uma surpresa de cor, uma amostra da arquitectura mexicana contemporânea pronta para ser descoberta e desfrutada. Vamos conhece-la?

Fachada cor de rosa

A fachada principal é num tom intenso de rosa, e encontra-se acompanhada de uma berrante vegetação, convidando a entrar e a descobrir os interiores. É discreta nas suas formas: simples cubos cor de rosa e portões de metal negro, mas por sua vez, é misteriosa e acolhedora. 

O sol aparece representado na grade que separa o pátio da casa com o exterior e pode-se dizer que os raios de sol foram a inspiração para esta criação arquitectónica.

Hall de entrada amarelo

O hall de entrada é um espaço amplo e iluminado e onde a claridade da luz e cores neutras do tecto e paredes permitem que a estante negra brilhe. Os nichos amarelos reforçam este poder da luz solar e intensificam a força das cores. O desenho estampado do piso é uma presença forte no espaço, aliás, podemos mesmo afirmar que todos os objectos presentes são puras obras de arte. Ainda assim, a harmonia visual é conseguida e este espaço brinda e dás as boas vindas de forma luminosa, quente aos convidados. 

Sala de estar azul

Salas de jantar modernas por Taller Estilo Arquitectura
Taller Estilo Arquitectura

Sala comedor – Patio Azul

Taller Estilo Arquitectura

A zona social divide o seu espaço e se integra com o apelidado pátio azul, o qual contem um jardim ao centro e que funciona como uma conexão, iluminação natural e ventilação, e ainda filtra os ruídos exteriores graças à sua forte e abundante vegetação.

No interior, a área da sala está limitada através de um tapete cerâmico de tonalidades azuis. O mobiliário branco, creme é igual às paredes e tecto, perfeito para reflectir a luz e dar todo o protagonismo aos pormenores visuais do espaço: os detalhes azuis nas cadeiras, as janelas de estrutura preta, novamente o azul na parede exterior, a arte nas paredes… um espaço que refresca, ilumina e enche o espaço de vida!

Cozinha em castanho e amarelo

A cozinha conta com uma sinuosa forma ao centro: uma ilha de forma orgânica com bancada de cimento branco polido e outra na cor amarela, de onde surge a tonalidade dourada da luz. A carpintaria é numa cor chocolate. O piso é de cimento envernizado e polido, cujo brilho reflecte as tonalidades amarelas do tecto. Reflecte-se novamente no tecto e provoca uma atmosfera de luz solar, um brilho dourado quente, que nos faz parecer estar de baixo do sol desfrutando de uma deliciosa tarde ao ar livre.

.

Banho natural

A casa de banho é um charmoso espaço cheio de conforto e perfeito para um momento de relaxamento. Conta com uma nicho de vegetação na zona do banho e é iluminado de forma natural (luz natural). A janela permite iluminar de forma natural o espaço e essa mesma luz de tonalidade amarela, aquece o espaço. As texturas e acabamentos dos materiais intensificam a reflexão de luz provocando uma atmosfera de paz. Os elementos decorativos, como o tapete e as toalhas de um intenso vermelho, rompem com a monocromia do branco de forma elegante e harmoniosa.

Habitação com movimento

O quarto de hóspedes é uma surpresa e termina no pátio de cor azul. O piso conta com um lindíssimo tapete cerâmico e a carpintaria presente é na cor chocolate. O armário é uma ampla parede de madeira escura que contem alem de arrumação interior, um nicho com livros e uma discreta exibição de elementos decorativos.

Por outro lado, o escritório rompe com a monotonia das formas e parece estender.se sobre a parede e sair dela por meio de formas geométricas, vértices e angulos que dão movimento à divisão.

Habitação de sol

Uma característica de todos os interiores da casa é a cor branca nas paredes e tectos. O pavimento vem-se mostrando em fantásticos painéis coloridos de cerâmica. Casa espaço aparece salpicado de imensas cores graças aos reflexos de luz do branco que os rodeia. A estrutura da cama em ferro volta a aparecer com o desenho do sol, sendo sem duvida o elemento central e inspirador do design integral.

Pátio rosa e turquesa

E se as anteriores surpresas não foram suficientes, mostramos-lhe a ultima! O pátio rosa, o jardim posterior… o o verdadeiro coração da casa. É aqui onde os habitantes vivem, se emocionam e desfrutam de momentos de puro relaxamento ao lado de familiares e amigos.

O pátio conta com um delicioso alpendre azul turquesa, um terraço, vegetação, luz natural, integração com as divisões por meio de janelas cobertas de desenhos de ferro com a forma do sol.

Esta é uma pequena amostra do que é possível criar: uma arquitectura completamente mexicana, fiel à sua cultura, aos seus gostos e convicções… a cor, o brilho, a frescura..a diversificação, a vida!

É pessoa para ter gostado deste projecto tão colorido? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!