Salas de jantar ecléticas por Loft Factory

12 uniões perfeitas entre cozinha e sala de jantar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A integração é a chave do sucesso em espaços pequenos. Derrubar paredes entre dois ambientes da casa pode ser o caminho perfeito quando as opções parecem escassas. Desta forma, espaços como a cozinha e a sala de estar e/ou sala de jantar integram-se para a casa se tornar mais funcional e com áreas mais amplas.

Para lhe mostrar o quanto esta união pode ser valorizada, trouxemos-lhe um conjunto de 12 imagens que comprovam como a sala de jantar e a cozinha nasceram para estar juntas. Neste livro de ideias, navegaremos juntos por diferentes soluções com cores distintas e personalidade de sobra. 

Convidamo-lo a esmiuçar o nosso artigo repleto de boas propostas assinadas pelos profissionais registados na homify. Estamos certos de que em cada um dos cenários encontrará os detalhes perfeitos para criar ambientes integrados confortáveis e acolhedores. 

Vamos a isso. 

1. Mesa e ilha de cozinha integradas

Projectos domésticos inovadores e modernos são perfeitos no que diz respeito à questão de optimizar ambientes. Esta imagem, por exemplo, deixa-nos a óptima ideia de integrar a ilha de cozinha e a mesa de jantar numa só peça. Com esta solução, a cozinha ganha mais espaço e o conforto não deixa a desejar.

2. Com pisos distintos

Assim como as paredes, o piso tem potencial para se trabalharem diferentes composições para a integração da sala de jantar e da cozinha. Neste projecto, por exemplo, a sala de jantar foi marcada com a presença do piso de madeira, enquanto a cozinha beneficiou de uma belíssima composição cerâmica de cor clara. O resultado ficou perfeito.

3. Com madeira

Planear a cozinha em conjunto com a sala de jantar nem sempre é uma tarefa fácil. Contudo, existem opções que podem facilitar bastante este processo. Acabamentos semelhantes, como texturas em madeira, são perfeitos para marcar combinações harmoniosas num só espaço.

4. Com a mesa centralizada

É comum que os apartamentos pequenos tenham espaços alongados em forma de corredor. Quando a casa apresenta esta característica, é importante ter a opção de utilizar o balcão da cozinha junto à parede para que o espaço central fique desimpedido. Neste projecto, esta solução permitiu a presença de uma mesa de madeira com formato também alongado, trazendo um aproveitamento ideal do espaço.

5. De estilo minimalista

Ainda falando sobre espaços pequenos, chegamos ao estilo minimalista. Perfeito para optimizar ambientes e dar um toque moderno à decoração, este estilo deve ser sempre lembrado. Neste projecto, por exemplo, o banco alongado, que acompanha a parede na mesma cor, e o amplo balcão de linhas rectas propiciam profundidade ao espaço. 

6. Integração com iluminação

O olhar criativo de um profissional é indispensável. Para trazer eficácia a este projecto com ambientes integrados, o profissional fez uso do vão presente entre o armário planeado e o tecto. Ali, uma extensa manga com lâmpadas LED criou um belíssimo efeito que integra directamente a sala de jantar e a cozinha.

7. Com detalhes geométricos

Aproveite o próprio formato do espaço da sua casa para a decorar. Neste projecto, por exemplo, a composição geométrica funcionou perfeitamente. No vão lateral da parede, o módulo para o fogão e armários encaixam muito bem no espaço disponível. Por outro lado, o canto oposto foi muito bem aproveitado com a presença da banqueta feita à medida com um formato em ’L’ e a pequena mesa quadrada.

8. Destacando as candeeiros

A opção por candeeiros suspensos a desembocar sobre a mesa é sempre excelente. A grande variedade de candeeiros com designs criativos e modernos trazem bonitos resultados para a sala de jantar. Vale a pena explorar este universo e encontrar as opções que melhor se encaixam na decoração da sua casa.

9. Usando o lado oposto do balcão da cozinha

Em ambientes pequenos, a utilização de cada pequeno espaço livre é fundamental. Desta maneira, se optar pela presença de um balcão para separar a cozinha e a sala de jantar, uma boa ideia é aproveitar a parede oposta ao balcão como assento para descanso. Na imagem, a configuração com sofá de alvenaria em ’L’ ficou simplesmente primorosa. 

10. Com padrões e texturas em cores semelhantes

Neste elegante projecto, o uso de um papel de parede e piso com cores semelhantes trouxe unidade e elegância à integração entre a sala de jantar e a cozinha. Explorar esta possibilidade com outras combinações de cores leves pode ser uma escolha muito interessante para valorizar o cenário da sua casa.

11. A preto e branco

A clássica mescla entre o preto e o branco é a solução perfeita para muitos espaços. No projecto representado na imagem, por exemplo, a presença de elementos em preto e cinza num espaço bem iluminado e com cores claras funcionou muito bem. O resultado foi um ambiente simples, mas, espaçoso e aconchegante.

12. Com a beleza do estilo colonial

Por fim, chegamos a este lindo projecto com cozinha e sala de jantar decorados num estilo colonial. A elegância da madeira foi perfeitamente explorada com a adição de uma mesa e de cadeiras clássicas. Ao fundo, na cozinha, a presença de azulejos e candeeiros deixou o ambiente simplesmente maravilhoso.

Prefere áreas fechadas ou planos integrados? De que proposta aqui apresentada mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!