Uma casa de novela!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Diferente de todas e surpreendente, são as principais características da casa que visitaremos no dia de hoje. É uma casa situada no sul de Espanha, realizada pelo Estudio P Arquitectos que cresceu entre algumas exigências em relação à funcionalidade e estética.

Em primeiro lugar, os interiores e exteriores tinham de estar relacionados, não só a nível visual através de janelas e portas, mas devia existir uma fusão dentre ambos.

Também a nível funcional, a casa tinha de conter uma zona de escritório profissional separada da zona habitacional, conseguindo assim a mesma linha de design e respeitando os habitantes da casa. Tem curiosidade em ver como foi resolvida esta questão?

Relaxe neste passeio e estamos seguros que vai gostar de ver esta casa totalmente saída de uma novela…

Jogo de volumes

O terreno onde se situa a casa, é de 20 x 24 metros, e a sua superfície não era plana. O terreno contava com muitos desníveis, aos quais, os arquitectos tiveram de se ajustar. Ainda assim, com todos estes inconvenientes, os profissionais conseguiram criar um projecto impressionante, como já pode comprovar por esta fotografia. 

Uma fachada com um jogo de volumes que sobressaem na parte superior. Uma casa que conta com dois andares e uma composição peculiar que responde a uma organização lógica do programa, do qual iremos falar mais à frente. Uma fachada que, não só joga com volumes, como também com personagens em forma de mistura de materiais distintos: cerâmica, cimento, madeira, metal e vidro.

Imponente hall de entrada

Aproximamos-no um pouco da fachada da casa e damos de caras com um hall de entrada, que apesar de exterior, dá-nos a sensação de estarmos mais perto do interior e portanto, mais protegidos.

O degrau transmite-nos esta sensação e de frente vemos a porta de grandes dimensões em madeira de tom escuro. Este espaço é nada mais nada menos, do que a transição entre a rua e a habitação, cumprindo um dos requisitos estabelecidos: isolar a zona da rua mas relacioná-la com o privado. A zona em vidro sobre a porta permite visualizar luz no interior da casa durante a noite, ou, deixar entrar luz natural durante o dia.

Escada

Já no interior: os espaços interiores organizam-se em dois níveis, distribuindo as áreas segundo o seu carácter mais social ou privado. Neste acesso, uma escada linear conduz-nos à planta superior, onde se encontram os 3 quartos, casas de banho e uma zona de biblioteca. Na planta inferior, situam-se as divisões de dia, como a cozinha, a sala de estar e de jantar e um quarto para visitas. 

Se gostou desta escada, talvez goste destas:  10 escadas originais para sua casa!

Extraordinária fachada posterior

Rodeando a fachada deparamos-nos também com uma extraordinária fachada posterior. Posicionados no pátio podemos observar a fachada e perceber como a maioria das janelas foram voltadas para esta zona mais sossegada a privada, ligando visualmente os interiores com os exteriores. Aqui também se percebe bem o jogo de composição de volumes, tal como na fachada principal, so que aqui são maiores e mais visíveis – mais salientes.

Se observar bem, na planta inferior, o acesso ao pátio faz-se através das janelas que estão protegidas por portadas de correr, que filtram a luz, criam mais privacidade e ainda tornam toda a casa mais segura.

Uma jóia de pátio

Posicionamos-nos agora em baixo do volume arquitectónico flutuante. Aqui estamos protegidos e temos acesso privilegiado para a piscina – a jóia principal deste pátio posterior. Uma piscina ladeada por uma zona em deck de madeira, uma zona de duche e toda uma iluminação especifica e estudada: no interior da mesma e ainda nas paredes do terreno. A luz não é suficiente para se ler ou jantar, mas sim a suficiente e indicada para marcar o espaço e deixar o terreno muito mais vivido e agradável.

Vistas espetaculares

Antes de nos despedimos deste exterior de casa de novela, mostramos-lhe esta imagem que temos a certeza que terá muito impacto, porque nos dá uma ideia das fantásticas vistas que a casa tem através das janelas do 1º piso. Entre estas duas paredes um enquadramento fantástico é criado. As cores do céu e as luzes da cidade formam um autentico postal, que, felizmente é diferente todos dias!

Gosta deste tipo de arquitectura? Não lembra as casas das novelas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!