Salas de estar rústicas por Cristina Menezes Arquitetura

A casa contentor mais cool que já viu!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, vamos conhecer um projecto em que a sustentabilidade significa sofisticação. O gabinete Christina Menezes Architects, no Brasil, criou este bonito conceito para uma casa contentor transformando um contentor banal numa moradia intimista. A integração de materiais naturais permite que a casa se funda com o contexto que a envolve e o uso do vidro resolve problemas relacionados com a temperatura. 

Nos dias que correm, há uma crescente consciencialização no que toca à sustentabilidade e design ecológico. Ultimamente, as tendências inclinam-se para espaços mais pequenos e simples. Apesar de esta casa ter sido construída com base nessa premissa, não lhe falta estilo e elegância. Todos os elementos estruturais, móveis e acabamentos combinam-se para criar uma casa elegante e amiga do ambiente que poderia ser construída em qualquer parte do mundo. 

Iluminada no meio da natureza

Esta estrutura contemporânea e inovadora mescla-se delicadamente com o ambiente natural. Os contentores são, normalmente, associados a interiores escuros e apertados, mas como este projecto demonstra, esse não é necessariamente o caso quando se converte um contentor numa casa.

O espaço é completamente aberto e a fachada composta essencialmente por superfícies envidraçadas. Esta característica permite que a casa se integre totalmente com o exterior, fazendo o espaço parecer ilimitado.

Uma funcionalidade optimizada foi alcançada fora da estrutura através da criação de um terraço no topo do contentor. Também com guardas em vidro, não há limites entre o terraço e o jardim. 

Interior harmonioso

Ao entrar no contentor, deparamo-nos com uma área singular com cores terra, muito mais espaçosas do que aquilo que se esperaria tendo em conta que se trata do interior de um contentor. 

O tecto, o chão e as paredes estão cobertas de madeira, emprestando uma atmosfera calorosa ao espaço. Os painéis de madeira da parede traseira criam um padrão com relevo e uma textura interessante ao design do interior. Esta parede também propicia ao espaço maior profundidade. O mobiliário contempla uma paleta cromática neutra que se harmoniza com as paredes, chão e tecto. 

Todas as necessidades atendidas

Movemo-nos pela casa e encontramos uma cozinha compacta e plena de bom gosto. É composta por um espaço de balcão, prateleiras e gavetas, incluindo as outras comodidades da cozinha e electrodomésticos. 

Também vemos uma agradável área de refeições com espaço suficiente para acomodar, pelo menos, quatro pessoas. É surpreendente a forma como se incluíram tantas comodidades dentro de uma área estreita. A característica mais apelativa do espaço são os canteiros embutidos. Trata-se de uma opção sustentável e funcional que contribui fortemente para a riqueza estética do espaço.

Espaço prolongado

Quase a acabar, passamos pelo quarto. Uma luz que acompanha todo o perímetro da casa está também presente no quarto. Os têxteis neutros da cama conformam uma atmosfera natural. Tendo em consideração as dimensões da casa, o quarto não tem falta de espaço para que os moradores se sintam confortáveis. 

O guarda-roupa espelhado duplica as dimensões do quarto, fazendo-o parecer maior. O quarto tem amplas superfícies envidraçadas, deixando assim a paisagem a descoberto. Contudo, as persianas garantem privacidade sempre que necessário. 

Casa de banho bonita e funcional

Independentemente do tamanho de uma casa, a casa de banho é um espaço que não deva ser negligenciado. Trabalhando com a área disponível, o arquitecta estruturou a casa de banho de forma a que esta fosse acessível a partir do quarto e da área social. Um lavatório de design foi eficazmente situado do lado de fora do espaço, sendo, assim, de fácil acesso. 

Maravilhosa, não acha? De 0 a 10, como avaliaria esta casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!