Salas de estar modernas por Novodeco

5 casas modernas com os respectivos planos para tirar ideias

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No livro de ideias de hoje, mostrar-lhe-emos cinco planos de casas modernas juntamente com a fotografia do resultado final. 

Um plano mais não é do que uma representação gráfica de um espaço ou edifício. O propósito do plano é o de representar uma superfície multidimensional numa superfície plana. Para começar a entender um plano, devemos, antes de mais, conhecer a distância ou a escala. Se, por exemplo, se representarem 10 metros num centímetro, então a escala é de 1:1.000. Esta noção ajudar-nos-á a calcular melhor o espaço. 

Como é natural, o arquitecto ou o engenheiro responsável pelo nosso projecto ajudar-nos-á a entender melhor o plano da nossa futura casa, apartamento ou espaço interior ou exterior, mas é importante perguntar e percebermos para que a construção não nos surpreenda. Sabendo as medidas pode, também, começar a planear a escolha do mobiliário para preencher cada ambiente. 

Neste artigo, deixamos-lhe cinco exemplos para entender melhor a relação entre o plano e o produto final da casa. Acompanhe-nos. 

Planos mais amigáveis

  por Novodeco
Novodeco

Proyecto plano 3D

Novodeco

Escolhemos este plano por se tratar de uma versão mais amigável para os que não são arquitectos. O uso de diferentes cores e uma representação mais elaborada dos móveis ajuda muito a interpretar mais facilmente o plano. 

O interior da casa

Salas de estar modernas por Novodeco
Novodeco

Salón

Novodeco

Nesta imagem, podemos apreciar o reflexo fiel da área projectada que engloba a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. À direita, vê-se o corredor que conduz a dois dos três quartos e a uma das casas de banho.

Piso inferior integrado

  por ESTUDIO GEYA
ESTUDIO GEYA

PLANTA BAJA

ESTUDIO GEYA

Este projecto da autoria do Estudio Geya Arquitectos apresenta-nos um plano inferior aberto que integra a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha, uma casa de banho, a garagem para dois carros com acesso à cozinha e uma dependência com casa de banho completa. Entra-se na casa pela sala e, ao fundo, encontra-se o jardim. Ao fundo, entre a cozinha e a sala de jantar, vemos as escadas que levam ao segundo andar.

O resultado final

E assim se materializou o projecto representado na última imagem. O betão aparente é o protagonista do projecto e surge mesclado com acabamentos em madeira e generosas superfícies envidraçadas. Na cozinha, um tecto falso ajuda a separar os ambientes sem necessidade de paredes. A decoração é moderna tal como a casa que a abriga. 

Plano do interior e do pátio

Neste caso, apresentamos-lhe dois planos: o primeiro corresponde ao piso único da casa e o segundo ao pátio. O mais interessante nesta construção é o pátio central ao qual todas as divisões da casa têm acesso, beneficiando da entrada de luz natural. 

O pátio central

Tal como prometia o plano, esta moradia de um só piso desenvolve-se em torno de um pátio central com deck cujas plantas estão localizadas nos espaços pré-indicados. Do lado esquerdo vemos a sala de jantar que dá para um segundo espaço de exterior. 

Planos de interior e de exterior

Neste plano, convive o espaço exterior com o interior. A parte exterior está apresentada em cinza claro e a interior em branco. Ao fundo, como é visível, existe uma longa piscina. Este plano é mais fácil de entender por via dos números que o acompanham e que servem como guia. 

A partir do exterior

Casas minimalistas por VISMARACORSI ARQUITECTOS
VISMARACORSI ARQUITECTOS

PERSPECTIVA DE FACHADA NORTE

VISMARACORSI ARQUITECTOS

Esta fotografia mostra o resultado final com a piscina e a galeria em primeiro plano, ainda que, através da janelas, se consiga ver também o interior. O plano é absolutamente fiel à representação da casa, embora seja normal os projectos sofrerem algumas alterações à medida que se constrói. 

Uma casa pouco convencional

Este plano é um pouco mais difícil de entender dada a estrutura pouco convencional da casa. Por outro lado, o plano mostra apenas as casas de banho e as divisões das paredes, ainda que, com a ajuda de números, se perceba o que é cada ambiente. 

A estrutura terminada

Ao ver a casa terminada é fácil compará-la com a sua apresentação gráfica ainda que a orientação da fotografia seja diferente da do plano. A casa forma um ’T’ e tem um estilo contemporâneo e pouco convencional.

De que representação gráfica mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!