Terraços  por Heloisa Titan Arquitetura

8 ideias para ter um belo jardim de outono

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Não é porque os dias longos e o calor intenso vão desaparecendo com a vinda do outono, que devemos desistir do nosso jardim!! Até porque o outono é ainda, uma estação bem agradável para desfrutar desse espaço e para executar as tarefas de jardinagem com comodidade, que são necessárias para ter um jardim cuidado e bonito, como também para prepará-lo já para a próxima primavera.

Neste livro de ideias partilhamos consigo pequenas dicas que deve pôr em prática já antes dos dias mais frios e também sugestões para tornar este recanto especial de casa, um pequeno refúgio de fim do dia e de fim de semana.

Ora descubra as dicas e as belas inspirações em imagens e dê ao seu jardim a tonalidade desta estação tão especial do ano! 

1. Limpar o jardim

Jardins modernos por Vivero Sofia
Vivero Sofia

Jardin con laja y corteza de pino

Vivero Sofia

Inevitavelmente e de forma natural, a natureza responde aos dias de outono, por mais sol ou calor que possa ainda haver. No fundo, começa um novo ciclo no jardim. As folhas caem, as flores secam, outras murcham ou outras já se esconderam… As árvores vão ficando despedidas, para deixar passar no meio dos galhos os raios de sol, a tonalidade das cores deixa de ser viva, para ser mais outonal, entre os vermelhos, castanhos, cor de laranja e verdes… Uma paleta cromática tão bonita. Se valorizarmos cada estação, as cores e o que cada uma oferece, sem dúvida que será mais fácil e menos depressivo, passar estes dias mais frios.

O primeiro passo para receber o outono no seu jardim é que deve proceder a uma limpeza geral. Tenha a tesoura na mão e dê uma volta pelo jardim e corte ramos e folhas murchas. Retire também as ervas daninhas, revire a terra e não se esqueça de fertilizá-la, de modo a que as plantas possam crescer de forma saudável. Já sabe, uma boa terra de cultivo precisa de ser drenada e rica em nutrientes. 

No final, é só limpar a superfície que ficou suja, com a ajuda de uma vassoura e pá.

2. Plantar as plantas e flores da época

Jardins modernos por EcoEntorno Paisajismo Urbano
EcoEntorno Paisajismo Urbano

Casa Z-26. Jardín de la terraza-bar familiar

EcoEntorno Paisajismo Urbano

Para cada estação existem plantas da época, pois umas só florescem na primavera, no verão, no interno e outras só no outono. Por exemplo, no outono pode plantar o antúrio, a hortênsia, o jarro, o cravo, a margarida, a aster, a urze, o crisântemo ou ainda, um clássico: os amores-perfeitos… E plantas sem flores, mas que tenha folhas de várias cores, como as da imagem! 

Nota: nesta altura também começa-se a preparar a próxima primavera, neste sentido, é importante plantar os bolbos na terra, para florirem na altura certa! Por exemplo, a tulipa, o íris, o narciso, o jacinto…

3. Apostar em plantas áquaticas

O outono e o inverno é muitas vezes sinónimo de (muita) chuva, então a solução para florir o seu jardim pode passar por plantas aquáticas, criando uma pequena lagoa ou uma fonte. 

Dará logo pinta ao seu jardim!

4. Iluminar o jardim

Varanda, marquise e terraço  por DIE BALKONGESTALTER
DIE BALKONGESTALTER

Feuerschale, Leuchtkübel

DIE BALKONGESTALTER

Como sabe os dias vão ficando mais curtos e as noites bem mais longas, por isso dê luz ao seu jardim. Não só poderá desfrutar dele, quando chegar do trabalho, como também traz mais segurança ao espaço. 

Existem várias soluções para iluminar o jardim, como vasos luminosos, como o da imagem, que ficam tão bem, mas também pode optar por luzes solares, spots, LED's… Enfim, encontrará no mercado um grande leque de opções. 

5. Aquecer o exterior

Já não quer ir para o seu jardim, porque as noites são mais frescas? Então temos a solução perfeita para aquecer o seu jardim! Monte uma lareira de exterior, como a do exemplo, o ambiente ficará bem acolhedor e quente. 

Existem mais soluções, se quiser espreitar, veja este livro de ideias:

7 lareiras bombásticas que se adaptam a qualquer jardim.

6. Usar pedras

As pedras são decorativas e permitem criar um jardim original e bonito. Com um jogo de cores e de formas, pode trazer ao seu jardim de outono um desenho único. Assim, evitará as ervas daninhas e ter demasiado trabalho com plantações de flores.

7. Criar uma fonte

As fontes são super decorativas num jardim. Além de poder encontrá-las nos mais variados desenhos, estilos e tamanhos. Se quiser ter um ambiente mais zen, então escolha uma fonte com um buda, tal igual ao da imagem!

Por outro lado, o som da água a correr é bastante relaxante e cativa os seres vivos, como os pássaros. Traz um ambiente fantástico e natural ao jardim de outono. Pense nisso!

8. Ter um jardim de inverno

Para quem quiser ter um jardim, mas não tem nem o espaço exterior ou a vontade de criar um lá fora, fica esta sugestão de jardim de inverno.

O jardim de inverno projeta-se dentro de casa (sala, corredor, marquise… ) e desafia qualquer estação, já que o resguardo do interior e o calor, proporciona a beleza das plantas e das flores os 365 dias do ano.

Gosta do outono? Vai pôr em prática as sugestões deste artigo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!