Corredores e halls de entrada  por Loft Factory

8 formas inteligentes de separar ambientes

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Cada vez mais existe uma preocupação com a decoração e o design da nossa casa, ainda bem! Afinal, a nossa casa é o nosso mundo, o nosso refúgio e onde nos sentimos realmente bem. As necessidades de hoje, não são as mesmas de ontem, até porque as próprias habitações têm designs diferentes, já não existem apenas as casas convencionais, em que as paredes proporcionam separações e as portas o acesso à áera.

Nos dias que correm é bastante comum, viver num T0, T1 ou num loft, em que um só espaço precisa de se multiplicar em vários, verdadeiros – open spaces. Para conseguir esta divisão de espaços precisamos de fazê-lo coerentemente, sem pôr em causa a habitação e sem afetar o layout da divisão, como por exemplo tapar a iluminação natural. 

A dificuldade que poderá surgir, por parte de muitos, será a de ter ideias para dividir os espaços, sem recorrer aos tradicionais compartimentos de paredes. Por isso, hoje abanamos a nossa varinha mágica e saíram 8 ideias maravilhosas, brilhantes e bastante simples, para o ajudar a criar uma divisão perfeita entre ambientes. Ora veja com os seus próprios olhos!

7. Separar espaços com móvel e vidro

Esta sétima sugestão poderá ser útil a quem precisa de dividir a entrada de casa com algum espaço, como uma sala ou uma cozinha. A ideia é usar um móvel e fixar um vidro, que serve de janela, mas que no fundo permite separar a área, de modo natural e engenhosa.

Nota: veja como a diferença do chão também divide o espaço.

1. Separar o espaço com portas de vidro baço

No caso do seu quarto dividir o espaço com a casa de banho, mas quiser manter uma certa divisão entre as duas áreas, de forma subtil, pode inspirar-se neste magnífico exemplo. Como vê a pureza deste quarto não ficou sobrecarregada pelas portas de correr em vidro, pelo contrário traz algum contraste e brilho. 

Fica tudo em transparência, mas dá sempre alguma privacidade.

2. Separar espaços com vidros

Uma sugestão ideal para open spaces, em que nem todas as divisões dispõem de janelas para o exterior. Neste sentido, ao deixar o espaço aberto com uma janela para o outro lado, oferece luz a esta casa de banho, como também torna o espaço aberto, com um sentimento de amplitude. 

Quando quiser privacidade é só baixar a cortina.

3. Separar espaços com uma ilha

É bastante comum a cozinha dividir o espaço com a sala de estar/sala de jantar, seja em apartamentos ou em moradias. Muitas vezes é uma escolha pessoal e de gosto, outras vezes é porque dessa forma consegue-se obter mais espaço e ganhar uns metros quadrados ao derrubar as paredes. 

Uma ilha de cozinha, uma mesa ou um sofá são perfeitos aliados para separar estes dois/três espaços, de forma bastante natural. 

4. Separar espaços com portas de correr

Precisa de criar um quarto dentro da sala de estar? Ok, temos a solução ideal e bastante eficaz para o efeito. Como vê neste exemplo, pode projetar umas portas de correr, não requer grandes obras e dividem de forma engenhosa o espaço. 

Dica extra: se preferir pode optar por soluções mais imediatas e baratas, como cortinas ou biombos. 

5. Separar espaços com um aquário

Corredores e halls de entrada  por Aquarium Services
Aquarium Services

1500 litre bespoke through wall aquarium in a Surrey home

Aquarium Services

Sempre sonhou em ter um aquário em casa? Então está aqui uma excelente desculpa de o ter! Ele separará ambientes de forma grandiosa… Já viu a sorte que pode ter?! Não só, tem uma vista bonita de dois lados diferentes e ainda tem uma decoração sem igual.  

Que pedir mais?

6. Separar espaços com móveis

Uma estante, uma biblioteca, um aparador, uma cómoda, um móvel com lareira, uma mesa… Enfim são – N – as hipóteses que tem para dividir um espaço com uma peça de mobiliário. 

Tenha em atenção para não quebrar a luz natural. Se o outro lado da divisão não tiver janela, é importante escolher um móvel baixo ou uma estante, de modo a deixar penetrar a luminosidade.

8. Deixar o espaço falar por si!

Cozinhas modernas por ARTE CUCINE/ PEDINI SAN ANGEL
ARTE CUCINE/ PEDINI SAN ANGEL

ARTS & CRAFT BY PEDINI ARTE CUCINE

ARTE CUCINE/ PEDINI SAN ANGEL

Se nenhuma das soluções anteriores o agradou pode perfeitamente deixar os diferentes ambientes livres, a ausência de itens também fala por si…  

Se quiser descobrir mais sugestões para separar ambientes, descubra este livro de ideias:

7 formas engenhosas de dividir ambientes.

Gostou das sugestões apresentadas? Estava a precisar disso mesmo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!