Jardins modernos por Amanda Miranda Arquitetura

Essa casa em Niterói – RJ é tudo que você sempre sonhou

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

A arquitetura é uma arte complexa. Independentemente da qualidade da equipa de profissionais responsáveis pela obra, o resultado final da construção está sempre dependente da envolvente, orçamento, programa e lote disponíveis. Hoje a homify 360º apresenta-lhe uma obra onde todos os fatores contribuíram para o desenvolvimento de uma verdadeira casa de sonho. Situada numa das regiões esteticamente mais abençoadas do nosso planeta, desenhou-se uma habitação ultramoderna, acompanhada de jardins para desfrutar durante todo o ano.

A arquiteta que liderou a intervenção formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PUC, no Rio de Janeiro, e pouco depois deu início à criação do seu próprio atelier. Embora se dedique maioritariamente ao desenvolvimento de projetos habitacionais, já respondeu a quase todo o tipo de desafios ligados à arquitetura e urbanismo.

Fique a conhecer mais exemplos do trabalho desta equipa aqui.

Contextualização

Situada numa das zonas mais privilegiadas do Rio de Janeiro, Niterói, a habitação é envolvida pela paisagem única do sudeste brasileiro e por dias quentes durante todo o ano. O lote onde se insere a construção, além das suas grandes dimensões, é composto por um terreno praticamente plano, deixando à equipa de arquitetura uma grande variedade de possibilidades durante a intervenção.

Arquitetura

Dadas as características do lugar, o projeto acabou por libertar parte do lote para um generoso espaço exterior recuando a construção. Volumetricamente, a habitação materializa-se através de quatro volumes paralelepipédicos que, através da sua posição relativa, desenham o jardim. A horizontalidade do habitação, em conjunto com o jogo de planos e permeabilidades, é responsável pelo diálogo estabelecido com os espaços exteriores.

Interiores

O trabalho desenvolvido ao nível dos interiores procurou apenas complementar a qualidade natural da arquitetura. A harmonia criada entre o branco minimalista, os detalhes em madeira e os caixilhos pretos conformam o pano de fundo perfeito para as atmosferas criadas. Alguns apontamentos de cor são o suficiente para garantir uma atmosfera mais descontraída e acolhedora.

Eclético

De acordo com o ambiente de praia e descontração do local onde se insere o projeto, algumas zonas foram pontuadas por detalhes mais ecléticos. Além das diferentes peças de mobiliário e decoração que ocupam os espaços, foram integrados alguns azulejos e outros materiais na própria arquitetura que aquecem as divisões.

Privacidade

As zonas mais privadas da casa foram desenvolvidos de forma a criar as atmosferas de intimidade inerentes à divisão. A predominância do branco é apenas interrompida por alguns detalhes em tons claros e madeira. A paleta de cores, combinada com alguns espelhos estrategicamente posicionados, acaba por aumentar a amplitude desta área e multiplicar a sensação de iluminação.

Detalhes

Entre todos os pormenores construtivos muitíssimo bem desenhados, destaca-se o vão de escadas que garante a circulação vertical. O minimalismo do desenho dos degraus é acompanhado de uma guarda em vidro que, além de tornar a arquitetura mais leve, transforma a sensação de espacialidade através da permeabilidade visual.

Clareza

Apesar do contexto e programa terem sido fundamentais para o desenvolvimento do projeto, a qualidade do resultado final deve-se ao trabalho excepcional da equipa de arquitectura e construção. A coerência com que foram desenvolvidas todas as fases do projeto deu origem a uma clareza arquitetónica desconcertante.

Conte-nos a sua opinião. Está ao nível da casa dos seus sonhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!