Cozinhas modernas por Trewin Design Architects

7 ideias geniais para separar a cozinha da sala de jantar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Numa altura em que os interiores das casas privilegiam espaços integrados numa lógica de plano aberto, parece-nos pertinente deixar algumas sugestões sobre como separar virtualmente as áreas. Mesmo sem parede, é conveniente haver algum elemento que as delimite, mantendo a conexão visual e física. 

As razões mais comuns para usar espaços abertos são a falta de espaço ou simplesmente a vontade de melhorar a comunicação nas áreas sociais. Normalmente, os espaços que surgem integrados são a cozinha e a sala de jantar e de estar. Neste livro de ideias, reunimos sete ideias geniais para separar a cozinha da sala de jantar sem ter de usar paredes. Fisicamente, permanecem unidos, ambientalmente, compartem características, mas, por definição, estão separados. 

1. Portas de correr de vidro

Percebemos que a adição de portas de correr de vidro no interior de uma casa pode parecer um desafio ou que se trata de estrutura demasiado permanente. Contudo, as portas de correr de vidro permitem que se alterem, de imediato, as circunstâncias de um espaço aberto, mantendo-se o contacto visual entre áreas distintas. 

Pode abrir a porta enquanto cozinha para interagir com a sua família e fechá-la depois de preparar a refeições ou mantê-la fechada enquanto cozinha para evitar que os maus odores se propaguem pelo espaço.

2. Com um balcão

As penínsulas são também muito usadas com este propósito. Repare como esta cozinha se abre para a sala, mas como são, ao mesmo tempo, evidentes os seus limites. Em vez de uma parede, a cozinha tem uma península que serve como balcão adicional, zona de refeições e divisória de ambientes. Para além da península, também se usa a ilha de cozinha para cumprir o mesmo desígnio. Ora veja a próxima imagem.

3. Com uma ilha

As ilhas de cozinha, tal como as penínsulas, são fáceis de instalar e também servem como área adicional que pode ser utilizada como área de refeições informais, área de trabalho ou mesa adicional para colocar pratos e copos numa reunião de família com buffet

Hoje em dia, existem ilhas de cozinha verdadeiramente bonitas que valorizarão profundamente a decoração do seu ambiente. Aposte na iluminação para lhe dar protagonismo.

4. Original: com um aquário!

Corredores e halls de entrada  por Aquarium Services
Aquarium Services

1500 litre bespoke through wall aquarium in a Surrey home

Aquarium Services

Esta opção é difícil de construir e requer um investimento maior, mas vale a pena. O aquário ajuda a criar um espaço dinâmico e original que pode servir como separação entre a cozinha e a sala. O tamanho e o desenho pode ser tão grande e original quanto a área com que conta e o orçamento de que dispõe. Para este tipo de construção, aconselhamo-lo a recorrer à ajuda de profissionais que o saberão orientar quanto ao tamanho, manutenção e espécies que pode ter.

5. Criatividade máxima: happy birthday, mister president!

Cozinhas modernas por 1852M

Os livros enriquecem-nos e enriquecem a decoração da nossa casa. Seja para cobrir uma parede, para ordenar as suas coisas, para aproveitar áreas mortas ou para separar espaços, as prateleiras ou estantes são ideais para separar áreas distintas. Podem ser grandes ou pequenas, longas e a toda a altura da zona da casa onde se encontram ou de dimensões mais discretas. São fáceis de instalar, de personalizar e de manter. 

Outra opção económica e original é a inclusão de um papel de parede a revestir uma porta deslizante. Neste caso, o papel ilustra, nada mais nada menos, do que a famosa estrela de cinema e ícone de beleza, Marilyn Monroe. Também se podia pintar a porta de outra cor, perfurá-la ou nela escrever uma mensagem.

6. E por que não uma lareira?

Esta é uma das nossas opções predilectas. Adorámos a lareira com um formato aerodinâmico a desembocar no meio desta bela sala rústica. A forma e a cor da lareira trazem, sem dúvida, um contraste que não passa despercebido. 

Se a sua casa permitir a construção de uma lareira – mais uma vez, apelamos a que recorra ao serviço de um arquitecto – não hesite e escolhe um modelo moderno que enriqueça a sua decoração. Não ganhará apenas uma barreira a separar os espaços. Terá também um sistema para aquecer o ambiente. 

Temos um livro de ideias só dedicado a lareiras. Escolha a sua! 

7. Com tapetes ou diferentes tipos de pisos

Salas de estar minimalistas por Pierangelo Laterza
Pierangelo Laterza

Appartamento a Verona

Pierangelo Laterza

Outra forma de dividir ambientes, pelo menos visualmente, é o piso. Recorra a tapetes para definir os limites de cada área. Em vez de tapetes, também pode optar por revestir cada espaço com um piso distinto, por exemplo, madeira na sala e cerâmica na cozinha. Juntos, mas separados. 

Tem um espaço aberto em casa? Por qual destas soluções optaria? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!