por Pétula Plas

12 sugestões de bricolage para iniciantes

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O termo bricolage surge da língua francesa e refere-se às atividades que são realizadas por si mesmo enquanto amador, para uso próprio. O outro termo conhecido provém da língua inglesa –  DIY - Do It Yourself

Construir as suas próprias coisas não diz respeito só à questão monetária, mas também ao facto de ter peças originais e construídas por si mesmo, o que dá um certo orgulho. 

As atividades de bricolage implicam a construção básica de itens, a recuperação de móveis ou tratar de pequenas tarefas, mas também dizem respeito ao processo de furar paredes, aparafusar um quadro ou uma prateleira, pintar uma parede, montar um móvel de acordo o manual de instruções, mudar uma lâmpada ou arranjar qualquer coisa por casa, que seja fácil de realizar.

Verdade seja dita, nem todos temos esta aptidão de bricolar, mas se tiver interesse e vontade de certeza que consegue desenvolver esta atividade. É bastante interessante uma vez que se torna um autodidata e não depende de ninguém para situações básicas. 

Não há razão para não conseguir… Ora veja as nossas 12 sugestões de hoje!

1. Criar a sua zona lounge para o jardim

Varanda, marquise e terraço  por homify

Pode começar por itens fáceis neste novo processo da bricolage e inspirar-se neste exemplo. Só precisa de recuperar paletes, lixá-las e pintá-las. Se pretender pode colocar no jardim, criando uma zona lounge. Para mais conforto, coloque colchões e almofadas das cores que mais gostar. É bastante simples e resulta sempre! 

Se quiser ter um pouco mais de trabalho pode optar por aparafusar quatro rodas na sua mesa de centro.

2. Recuperar um móvel

MAgnífico: Sala de jantar  por IronBug Lady
IronBug Lady

MAgnífico

IronBug Lady

Todos temos um móvel que não gostamos lá em casa, que já corresponde com o nosso gosto do momento. Mas antes de o deitar fora, pode tentar dar-lhe uma nova oportunidade pondo em prática a bricolage! 

Limpar, lixar e pintar.  Com estes três verbos já tem um móvel novinho em folha, pronto a ter uma nova vida, na mesma ou noutra divisão.

Nota: pode também alternar os puxadores. 

3. Construir o seu próprio cabide

Vestiário  por bernd kohl - objekte in holz und stahl
bernd kohl – objekte in holz und stahl

handgefertigter Kleiderbügel aus Stämmen & Ästen

bernd kohl - objekte in holz und stahl

Um cabide na entrada para guardar os casacos, na casa de banho para colocar os roupões ou no quarto para arrumar algumas roupas. Enfim serão várias as finalidades que poderá dar a este cabide de madeira feito por si. 

Com paus, cor e camarões abertos para bricolage, já tem um novo cabide de parede.

4. Um parede de fotos luminosas

Vamos decorar o quarto de forma fácil, rápida e low cost? É fácil numa grinalda de luzes, pendure umas fotografias de momentos seus, com umas molas. Fica super original e divertido.

5. Construir o seu candeeiro

Escolas  por MJUKA
MJUKA

Kita Haus am Meer

MJUKA

Não encontra o candeeiro ideal para a sua casa, então mãos à obra e toca a bricolar. Esta ideia ser-lhe-á bastante luminosa, sem dúvida! 

6. Criar uma bandeirola para o quarto do filhote

As bandeirolas estão na moda quer para as festas dos pequenos, para os chás de bebé, para decorar o quartos dos mais novos. Dão muita pinta e são fáceis de fazer… Toca a agendar umas horas de bricolage no próximo fim de semana.

7. Dar nova vida a objetos

Arte  por Fraktali
Fraktali

Raumobjekt cap

Fraktali

Já alguma vez pensou que um tambor de uma máquina a lavar roupa pudesse servir de mesa?! Nós não, até vermos esta inspiração. Com vê ao recuperar certos materiais conseguimos ter peças incríveis e únicas. Este tambor servirá de nova mesa de centro a alguma sala de estar.

8. Esta também serve

Depois do tambor da máquina pode recuperar um barril e fazer dele o novo lavatório da sua casa de banho. Claramente, que este espaço destaca-se pela aposta de elementos originais.

9. Dar asas à criatividade

Procura criar um novo vaso para as plantas de casa ou do exterior? Então é só recriar esta ideia de bricolage tão simples, como bonita. 

No próximo passeio à floresta traga uns paus e une-os com um arame, tal como demonstra a imagem. Depois só precisa atar os paus ao vaso em vidro, com um laçarote, por exemplo. 

10. Construir peças de mobiliário

Sala de estar  por Livinxsten
Livinxsten

Couchtisch aus Strandgut

Livinxsten

Construa a sua mesa de centro com uma caixa de madeira ou paletes. É tão fácil como bricolage e poupa no seu budget

11. Ter a mente aberta

  por DecoManitas
DecoManitas

Antes y después de una silla Ingolf de Ikea

DecoManitas

Tenha a mente aberta e olhe para um objeto além da sua finalidade. Como vê, uma peça pode ser reciclada e usada para outros intuitos, tal como aconteceu a esta cadeira. Um antes e depois bem curioso, não acha?

12. Furar, aparafusar, montar…

Bricolage ao Domícilio!:   por Pode Ser!
Pode Ser!

Bricolage ao Domícilio!

Pode Ser!

E como bricolage é tudo isso, perca tempo para aprender. O truque é começar com itens mais fáceis e básicos de montar ou furar, para depois progredir. 

Mantenha-se confiante e leia com calma o manual de instruções. 

Gosta de bricolar? Vai pôr em prática alguma destas ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!