por AP Arquitetura Ecoeficiente

Casal constrói a sua casa em terreno estreito em apenas 5 meses

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando imaginamos uma casa, imaginamos, à partida, a construção tradicional com blocos, betão ou tijolos. Contudo, hoje em dia, há alternativas boas, económicas e rápidas: as casas pré-fabricadas. Esta solução permite-lhe escolher um entre os vários modelos de casas disponíveis, tendo apenas que procurar um terreno, pois os construtores fazem o resto. 

Importa, antes de mais, averiguar os preços e o que eles incluem – acondicionamento do terreno, acabamentos interiores, pintura e outros detalhes. 

Vamos conhecer esta casa pré-fabricada de um casal com um orçamento limitado. 

A frente da casa

A casa foi construída por apenas 22, 671.00€. As suas dimensões totais são de 12.5 x 7.5 x 3.5 m / 70 m² relativos ao comprimento, altura, largura e área, respectivamente. 

Na imagem, vemos a frente da casa – e quem diria que se trata de um pré-fabricado? – com uma generosa janela a deixar entra luz natural em abundância. O jovem casal nunca pensou optar por um método de construção que não fosse alvenaria. Contudo, após dialogar com o estúdio AP Arquitectura e levar em consideração os argumentos apresentados, entre eles o prazo curto, resolveram investir na ideia. Para além de ser um sistema diferente, o casal ficou seduzido pelo projecto de um loft arejado e moderno. 

Espaço alto, arejado e moderno

A casa pré-fabrica tem apenas 70 m², mas oferece muito conforto. O grande destaque vai para a sala de estar integrada com a cozinha e, claro está, para o pé direito duplo de seis metros. 

Casa compacta

A casa integra nove divisões muito bem distribuídas. São elas o escritório, a casa de banho, a despensa, a lavandaria, a cozinha e sala no piso térreo e as duas suítes no piso superior. Esta imagem mostra a porta de entrada da casa. O longo corredor, que culmina na sala de estar e na cozinha, serve de passagem para as outras dependências da casa. 

Vendo desde o piso superior

A partir do piso superior, pode-se ver a entrada, a sala e a escada. Sob ela, colocou-se um móvel com a televisão para se aproveitar o espaço morto. A decoração é simples e inclui móveis modernos que vão ao encontro do gosto dos proprietários.  

Moradia de aço galvanizado: rapidez e leveza na montagem

A construção realizada pelo sistema Light Steel Framing é realizada a seco, sendo toda a composição constituída por uma base leve de aço galvanizado que forma um esqueleto estrutural. Neste tipo de construção, não se usam materiais convencionais como o tijolo e o betão. A estrutura é complementada por revestimentos em placas exteriores e interiores, isolamentos termo-acústicos e forros. Ao contrário do que se possa pensar, este sistema é muito resistente, para além de ser uma opção mais ecológico, uma vez que o fabrico prévio do material reduz o desperdício. 

Estrutura leve e novos materiais

Para além da estrutura de aço leve, com placas de OSB Home, o acabamento exterior levou placas de cimento e o interior contou com placas de gesso acartonado. Uma das vantagens do Light Steel Frame é a rapidez da construção. A casa demorou apenas cinco meses a ficar pronta. Outro ponto a favor deste tipo de construção é a redução do desperdício já que os materiais foram projectos do tamanho exacto da estrutura. 

Pequena, mas com tudo o que um jovem casal precisa. Gostou deste projecto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!