Terraços  por Details, design studio

8 belas marquises modernas para o inspirar

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Vamos esquecer as marquises como depósito de arrumação, que se conseguem visualizar a lés de distância nas ruas, para vê-las sim, como uma oportunidade única de ter um espaço sem igual em casa. 

Se há uns anos as marquises serviam para colocar todos os móveis, caixas, objetos que não queria, como também para suspender uma corda para estender a roupa. Hoje queremos que este canto tão especial e protegido sirva de área social, que seja no fundo uma extensão da sua casa, à sala de estar ou sala de jantar. As inspirações que vos trazemos hoje são prova que as marquises têm um grande potencial e que são perfeitas para se desfrutar todo o ano, 365 dias por ano, que faça sol ou não. 

Como tal, não hesite, em renovar a sua ou construir uma depois de ver estes soberbos exemplos de varandas ou terraços fechados. Afinal, já não são os patinhos feios das casas!!

1. Toda envidraçada

Uma marquise é ter a oportunidade de estar no exterior de forma resguardada, sendo ideal para os dias frios de inverno. Com esta marquise toda envidraçada pode apreciar as estrelas ou ver os pingos da chuva cair… Ideal para momentos reflexivos e de grande sossego. 

Esta marquise é claramente um dos espaços-chave desta habitação. 

2. Uma verdadeira extensão de casa

Não são apenas os apartamentos das grandes cidades que podem ter uma marquise ou um terraço fechado. As próprias vivendas também podem ter este detalhe na sua arquitetura. É no fundo uma transição de espaços, entre o interior e o exterior de casa. Uma área que deixa bem visível o exterior, mas de forma resguardada. 

Repare como as divisões do interior separam por grandes janelas a marquise. Aqui optaram por criar uma sala de estar, bastante acolhedora e luminosa. 

3. Criar uma zona de refeições

Como vê, as marquises podem ser projetadas de diferentes formas, maneiras e estilos. Vão sem dúvida ao encontro dos gostos de cada e claro dentro da arquitetura da própria habitação. Neste exemplo, optaram por revestir o chão em madeira e as paredes em pedra. Criaram ainda, uma área de refeição com cozinha e mesa. 

4. Projetar uma zona lounge

Se preferir desfrutar da marquise, como um espaço de bem-estar e de descanso, seja par dormir, para meditar ou para ler um livro, pode decorá-la com um sofá de jardim e diversas plantas. O ambiente fica arrebatador e ainda, com a vantagem de apreciar uma vista única, mediante o andar do seu apartamento. Sonha com esta possibilidade!

5. Decorar é dar personalidade

Não se esqueça de decorar a sua marquise, como qualquer outro espaço da sua casa. A principal vantagem da marquise, comparando com uma varanda ou terraço tradicional, é que não precisa de se preocupar com a chuva ou o sol que possa danificar o material. Por isso, pode dar-se ao luxo de investir em peças confortáveis, bonitas e pesadas. 

6. Ligar áreas

Apesar das marquises serem uma área  diferente de casa, ela pode perfeitamente ligar-se ao outro ambiente que está ao lado dela, geralmente é a sala. Aqui, a grande janela permite interligar estes dois espaços sempre que se quer. 

7. Mesmo num espaço pequeno é possível

O tamanho da sua varanda não será um impedimento para, se quiser, projetar a sua marquise. É perfeitamente viável construir um pequeno refúgio de bem-estar num espaço estreito e comprido, ou largo e pequeno. 

Esta inspiração é a prova dos nove. Uma marquise bem estreita que não dispensou de nada. Apenas apostaram nas cores e e nos elementos certos. Inspire-se neste exemplo, se a sua marquise tiver esta arquitetura. Vai ver que a sua casa só terá a ganhar com isso.  

8. Apostar no branco

Apartamento na Av. Roma: Terraços  por Atelier da Calçada
Atelier da Calçada

Apartamento na Av. Roma

Atelier da Calçada

Para marquises pequenas a cor ideal é sem dúvida o branco, que permite opticamente ampliar o espaço, tendo em conta que é um espaço bastante luminoso. É como se estivesse a ganhar metros quadrados!

Aposte nas paredes brancas e nalgum mobiliário claro. Traga cores fortes e vibrantes a partir de elementos decorativos, como almofadas, mantas, velas e as plantas. O cenário ficará digno de capa de revistas, não tenha dúvidas.

A sua visão de marquises mudou com este artigo? Gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!