Cozinhas modernas por Dittrich Hudson Vasetti Architects

10 dicas para manter a sua cozinha organizada

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter uma cozinha organizada poderá parecer um dilema ou uma missão impossível para muitos de nós! Se for o seu caso, este artigo veio mesmo na hora certa, pois está na hora de manter o espaço em ordem, para se sentir mais inspirado e motivado quando está nesta divisão. Afinal, a cozinha é um dos espaços mais importantes de casa, onde passamos bastante tempo em diversas atividades, seja a cozinhar, a conversar, a tomar uma refeição e até mesmo a trabalhar lá. 

Se começar a pôr ordem na cozinha, tudo se tornará mais fácil no seu dia-a-dia e consequentemente conseguirá manter uma rotina de manutenção, sem por isso perder tempo. Por agora convidamo-lo a descobrir os nossos 10 conselhos para organizar a cozinha, depois só precisará de perder uma tarde a pôr em prática as dicas, para finalmente desfrutar do novo espaço. Vai ver que o resultado final será bastante compensador. 

Mantenha-se connosco para descobrir a nova forma de ordenar a sua cozinha em 10 passos!

1. Ter tudo bem distribuido

Ter muitos armários numa cozinha não significa ter tudo organizado ou ter poucos armários não implica ter pouco espaço! É simplesmente uma questão de ORGANIZAÇÃO. Se tiver os seus tachos, loiças, utensílios, embalagens, conservas, bebidas em secções e bem divididas, o espaço não será problema. 

Mantenha ordem e coerência. Além disso, tudo será mais fácil na hora de usar. Para facilitar a tarefa pode usar cestos, frascos ou outros objetos para arrumar. 

2. Usar as paredes

Cozinha  por Future Light Design
Future Light Design

Lakes By Yoo 2

Future Light Design

Ter falta de espaço não é desculpa para não ter uma cozinha organizada. Há soluções bem práticas para contornar o dilema do espaço. Por exemplo, pode aproveitar as suas paredes para suspender utensílios de cozinha ou ainda ervas aromáticas, que trazem uma agradável frescura ao espaço.

3. Apostar em prateleiras

Cozinhas modernas por Dittrich Hudson Vasetti Architects
Dittrich Hudson Vasetti Architects

Double storey extension for artist in Bishopston, Bristol

Dittrich Hudson Vasetti Architects

As prateleiras nunca são para esquecer. Consegue sempre encaixar uma ou outra nas paredes da sua cozinha, tendo assim mais espaço para arrumar. Tendo em conta que os objetos ficam expostos, pode optar por colocar umas loiças giras ou uns frascos de vidro com sementes, arroz, massa ou especiarias, fica giro e é bastante decorativo.

4. Ter uma boa iluminação

Se tiver o cuidado de iluminar corretamente a sua cozinha, esta parecerá maior e mais brilhante. A luz traz também outra abertura e vida ao espaço. 

Pode acrescentar pequenos spots debaixo dos armários e ao longo da bancada. 

5. Ter separadores para os talheres/utensílios…

Cozinha  por ALNO AG

No mercado encontrará facilmente objetos que ajudarão a organizar melhor o seu espaço dentro dos armários e gavetas, da sua cozinha. Poupa espaço e tudo fica mais fácil dentro de um compartimento ou secção própria, é mais bonito e mais prático na hora de tirar a faca ou o abridor, por exemplo.

6.… e para os pratos também

Esta ideia agradou-nos muito e achamos que será perfeita para organizar os seus pratos na sua cozinha. Com este suporte em madeira, os pratos já não ficam a dançar ou a fazer certas piruetas, estão estabilizados e ordenados, mediante o respetivo tamanho.

Era mesmo disto que estava a precisar, não é verdade?

7. Arrumar as garrafas astutamente

As garrafas são muitas vezes uma dor de cabeça no processo da organização. Nunca temos espaço para elas e sobretudo um espaço que as meta em valor. Mas isto acabou agora, com este super organizador de garrafas fixo à parede, onde pode arrumar doze garrafas, de forma surpreendente. 

8. Separar os alimentos

Cozinha  por ALNO AG

Por onde andam as vossas cebolas, alhos, batatas… ?? E se doravante os organizar dentro de cestas em verga, não acha que fica melhor? Nós acreditamos que ficará bem mais atrativo e sobretudo mais arrumado. Fica a dica.

9. Ter vários compartimentos para o lixo

Cozinha  por Urban Myth
Urban Myth

Pull out waste bins

Urban Myth

Um caixote do lixo é fundamental para manter a cozinha or-ga-ni-za-da. Ter um saco de plástico no chão nunca vai resultado, dá logo um choque negativo. 

Pode optar por um caixote com um único compartimento para o lixo indiferenciado. Mas como defendemos a reciclagem, será bem mais prático optar por um caixote com vários compartimentos para efetuar logo em casa a divisão do lixo (plástico, papelão, vidro e indiferenciado), não custa muito e o planeta agradece.

10. Livrar-se do que não precisa

Acabamos todos por guardar coisas que já não usamos, que já não servem, que passaram o prazo de validade e que tem sem saber bem porquê. Por isso e para que não tenha espaço mal aproveitado, faça um inventário e livre-se do que já não quer e que não faz mais sentido. Irá ganhar espaço e dará uma lufada de ar fresco à sua cozinha. Experimente!

Como organizar a minha cozinha dentro de uma lógica Feng Shui?

O que achou das nossas dicas? Vai pô-las em prática?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!