Salas de estar modernas por Fables de murs

7 maneiras de ampliar a casa sem ter que comprar um terreno

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O início de um novo projecto, seja ele amoroso, profissional, pessoal ou – por que não? – estrutural, é sempre um momento estimulante na nossa vida. Sempre que, por exemplo, fazemos uma remodelação em nossa casa, sentimo-nos entusiasmados. Contudo, na maior parte das vezes, há um orçamento a cumprir o que pode ser um desafio. O espaço é um problema em várias casas e uma área adicional de arrumação é sempre útil. Para não ter que se mudar ou comprar um terreno para ampliar a sua habitação, deixamos-lhe algumas alternativas neste livro de ideias. 

1. Ligar o interior e o exterior

Nos projectos de arquitectura actuais, é notória a intenção de criar espaços integrados. Isto acontece no interior da casa – as salas surgem ligadas à cozinha, por exemplo – e também entre o interior e o exterior, neste caso, entre o interior e o jardim. A pensar nisso, considere concretizar um projecto que inclua portas de correr envidraçadas entre o interior e o exterior. Assim, ambos os espaços ficam virtualmente conectados e a sua casa ganhará outra dimensão. 

2. Construa um terraço no jardim

Com um clima ameno como o de Portugal, não deixe de aproveitar o seu jardim e encontre nele uma área de lazer adicional. Torne-o mais confortável e inclua uma pérgola, um piso de madeira e um conjunto de mesa e cadeiras para fazer refeições ao ar livre.

3. Aproveite o terraço

Não desaproveite o seu terraço. Limpe-o e acrescente-lhe móveis confortáveis e desfrute da paisagem. Não se esqueça de levar a natureza para perto de si e escolha bonitas plantas para adornar o ambiente. 

4. A sua casa é alta? Crie um mezanino no interior

Salas de estar modernas por Fables de murs
Fables de murs

Loft avec mezzanine

Fables de murs

Se o pé direito da sua casa é generoso, uma ideia funcional e moderna é construir um mezanino para aproveitar o espaço em altura. No mezanino, pode criar a divisão adicional que sempre quis, seja ela um escritório, um quarto de hóspedes, um espaço de brincadeiras para as crianças ou até um espaço para desenvolver um hobby.

4. Estacionamento e área verde: dois em um

Casas minimalistas por JF ARQUITECTOS

Com um espaço exterior limitado, pode ser difícil ter um jardim e uma garagem. No entanto, temos a resposta para este dilema: junte os dois, à semelhança do que vê na imagem. Para proteger a relva, crie carris em betão para estacionar o carro e facilitar a circulação de pessoas. Isto evitará que a relva sofra danos. 

5. Estenda o tecto e crie um espaço para desfrutar ao ar livre

Esta é a questão: precisa de mais espaço, mas não pode comprar o terreno ou a casa do lado. Pode, no entanto, criar pontes entre os espaços da casa. Assim, pode prolongar o tecto até o deixar tomar conta dos espaços de exterior. Sob essa área, pode criar uma área de refeições ou um espaço de lazer que lhe ofereça uma miríade de possibilidades.

6. Crie um pátio interior

Na arquitectura islâmica, os edifícios têm pátios interiores com um chafariz no centro, um pórtico coberto ao redor e uma grande sala orientada para Meca. Nos edifícios religiosos, o pátio interior, ou claustro, é também uma constante. Esta área é como que um jardim do Éden, um recanto de puro lazer e de privacidade. Se tem uma janela generosa através da qual a luz entra, pode remover parte da parede e transformar a janela em porta de correr para o ligar a um pátio interior. Também pode usar esta área para ampliar a sala.

7. Repouse na sua varanda

Jardim  por Idea Interior

Apoie-se na materialidade para aumentar a sala, levando-a até à varanda. Usar um piso em madeira, por exemplo, criará uma sensação de unidade entre ambas as áreas.

Vai aplicar algumas destas ideias em sua casa? Diga-nos qual! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!