Decoração de quarto de bebé: 10 ideias para quadros

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

A chegada de um bebé é, por norma, um momento de grande entusiasmo e euforia por parte dos pais  - quer seja a primeira viagem, quer já haja irmãos para o receber.

Preparar o cantinho do mais recente membro da família envolve decidir muitas coisas, como que berço adquirir, por que muda-fraldas optar, como dispor os brinquedos, entre outras coisas. No entanto, a decoração pode tornar-se um pequeno pesadelo para os pais quando não há consenso.

Para que a mãe leve uma gravidez mais tranquila e o pai se possa sentir incluído na preparação do quarto, deixamos-lhe este artigo com 10 ideias de quadros que pode utilizar (e adaptar) para decorar as paredes que todos os dias vão acordar o seu pequeno rebento!

A inicial

046 | Quarto bebé, Ericeira, Mafra: Quarto de crianças  por T2 Arquitectura & Interiores
T2 Arquitectura & Interiores

046 | Quarto bebé, Ericeira, Mafra

T2 Arquitectura & Interiores

No seguimento da ideia anterior, temos esta: a inicial do nome do bebé. No caso de pretender uma decoração mais simples ou de não gostar de ver o nome do seu filho nas paredes do quarto, optar pela inicial deste  personaliza de igual forma o espaço, mantendo a discrição e a parede mais livre.

Apontamentos personalizados do tamanho do bebé

Actualmente, já são muitos os pais que não abdicam de incluir na decoração as pegadas ou o carimbo das mãos do seu bebé. É uma solução muito simples, personalizada e que torna o ambiente ainda mais familiar. Os pais podem escolher o papel que servirá de base ao quadro, as cores a utilizar nas mãos e nos pés e a moldura que melhor se enquadra no resto da decoração. Só será necessário ter em atenção o tipo de tintas utilizadas, para que não provoquem nenhuma reacção alérgica na pele do bebé.

Quadro com o nome: uma moda que atravessa gerações

051 | Quarto bebé, Laranjeiras, Lisboa: Quarto de crianças  por T2 Arquitectura & Interiores
T2 Arquitectura & Interiores

051 | Quarto bebé, Laranjeiras, Lisboa

T2 Arquitectura & Interiores

Em ponto de cruz, pintado à mão, feito em tecido… uma infinidade de materiais! Mas o que é certo é que um quadro com o nome da criança é uma das decorações mais típicas de um quarto infantil. No entanto, não é por isso que perde o interesse ou a graça. Por razões óbvias, personaliza o quarto. Além disso, é um objecto decorativo transversal ao crescimento da criança.

Quadros a retalho

Conjugar diversas molduras coloridas, com quadros diversificados não só alegra o quarto como torna as paredes mais estimulantes. Lembre-se que será o ambiente diário do seu bebé, pelo que decorar as paredes com quadros diferentes quer em forma, quer em termos de tonalidades, fará com que a criança seja indirectamente estimulada. Se estiverem de acordo com o resto da decoração, não se preocupe em misturar cores e feitios distintos, pois cada quadro terá o seu lugar na parede, sem que interfira com o espaço dos outros.

Promover do início o convívio com animais

São inúmeros os estudos científicos que comprovam que o convívio de crianças com animais é benéfico para o desenvolvimento das primeiras, portanto por que não estimular a curiosidade dos mais pequenos acerca do mundo animal desde o primeiro dia? Quer sejam pinturas, fotografias ou peluches pendurados na parede, tudo é válido para que a presença destes seres se torne uma constante desde cedo. Não se preocupe se posteriormente o seu filho desenvolver uma paixão desenfreada por camaleões e lagartos – são diferentes dos cães e gatos, mas não menos educativos e importantes na sua vida.

Welcome to the jungle!

Mais uma ideia com animais, mas o principal aqui nem é tanto o tema, mas sim as dimensões e as cores da tela. Por que nem todos os quadros para quartos de bebé têm de ser extremamente coloridos e proporcionais ao tamanho da criança, se for um pai fora-da-caixa pondere transformar um papel de parede numa decoração para o quarto! As cores também podem fugir ao tradicional, não se preocupe com isso. O importante é que no momento de viver esta fase das vossas vidas a energia do espaço esteja em sintonia com a sua maneira de ser.

Será das letras ou das matemáticas?

Por via das dúvidas, inclua as duas opções. As letras e os números serão uma constante na vida do seu filho, independentemente do que o futuro lhe reserva. Por isso, muitos pais e decoradores optam por quadros dentro desta temática, que estimulam a criança e a começam a preparar para a entrada na escola. Escolher esta solução com cores fortes fará com que as atenções se virem para lá, tornando os caracteres familiares para o seu filho desde cedo.

Pendure os quadros com todo o requinte que o rebento merece!

E por que não dar relevo ao suporte do quadro? Com esta opção pode tornar o quadro ainda mais decorativo, fazendo sobressair o que o liga à parede. Fitas de cetim dão um toque mais chique, enquanto que arames trabalhados tornam o ambiente menos formal e mais casual. As combinações têm infinitas possibilidades, pelo que deve seguir a sua intuição, contanto que a segurança não seja descurada.

Quadros para brincar!

E se puder usar os seus “quadros” para brincar? Nada como tornar tudo 2 em 1! Actualmente, com a espantosa oferta no que toca a prateleiras, pode conjugar umas do seu agrado com diversos peluches. Terá como resultado as paredes decoradas de uma forma original, podendo ao mesmo tempo proporcionar brincadeiras ao seu filho. Durante a noite decoram, durante o dia são brinquedos normais – quase como naquele filme infantil, mas sem a dor de cabeça de se desarrumarem sozinhos!

Quem disse que as paredes não falam?

Quarto de crianças  por Mueblalia
Mueblalia

Juvenil

Mueblalia

Não sabemos, mas com certeza que foi alguém que não seguiu esta dica da Mueblalia. Outro tipo de decoração que já se encontra frequentemente e nas mais diversas situações, a escolha de palavras ou pequenas frases construídas em três dimensões dão um toque absolutamente irresistível! O quarto do seu príncipe ou da sua princesa ficará com certeza mais bonito e cheio de amor se conseguir falar com todas as visitas que nele entrarem. Deixe que o seu coração o guie no momento da escolha das palavras que quer transmitir ao seu mundo e permita que o ambiente transmita a sua mensagem.

Está à espera da visita da cegonha e este artigo ajudou-o? Deixe uma crítica na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!