Casas minimalistas por HABITANTE

A casa que respira família

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Quando construímos uma casa queremos que seja perfeita. Espaçosa, prática, bonita, mas sobretudo que se torne o nosso porto de abrigo, o ninho para onde desejamos regressar. E nesse sonho envolvemo-nos, a nós e a toda a família… Porque uma casa só é verdadeiramente um lar quando alberga uma família, seja qual for a sua dimensão!

Não precisamos de perfeição, prescindimos das divisões ao estilo capa de revista, apenas queremos um sítio para ser felizes. Por isso é tão importante que os ambientes possam ser acolhedores e possam exprimir o nosso caráter enquanto pessoas…

A casa que hoje lhe queremos mostrar chama-se Casa Coloma e fica situada em Madrid, na vizinha Espanha. O projeto de arquitetura, construção e design de interiores desta moradia unifamiliar é da autoria do gabinete GA ARQUITECTURA CONSTRUIDA, e resultou em cheio no objetivo de criar uma casa totalmente voltada para a vida familiar, com espaço para todos, humanos e animais!

Venha conhecer um projeto que tem tanto de bonito como de prático. Vai com certeza rever-se nas soluções encontradas e nos ambientes criados, e inspirar-se a reproduzi-los à sua maneira, na sua casa!

Perfeitamente acolhedora

Numa tendência muito atual a sola de estar forma um espaço único e aberto com a cozinha e com a sala de jantar. Amplitude, espaço, luminosidade… Conhecemos bem as vantagens desta disposição das áreas sociais das casas. Mas que maior vantagem haverá do que o estreito convívio entre os vários membros da família durante as várias vivências do dia-a-dia?

O estilo é moderno, com alguns toques clássicos. Os sofás confortáveis e intemporais são conjugados com cadeirões modernos, cadeirões antigos, e uma chaise longue de inspiração barroca. Apontamentos de cor aqui e ali, adicionados pelos têxteis, tornam o ambiente mais descontraído e divertido.

O quadro negro com giz lembra imediatamente a escola, crianças, tarefas diárias. É um acessório engraçado e muito útil na organização do quotidiano familiar.

E repare na espetacularmente simples solução de arrumação no armário de parede, com nichos abertos de vários tamanhos. É uma biblioteca e um escritório ao mesmo tempo, sem sobrecarregar demasiado o espaço de circulação!

Aqui todos se sentem em casa

Numa outra perspetiva da sala podemos ver que aqui há espaço para todos, sem esquecer os animais de estimação! Nesta casa o ambiente é acolhedor e confortável, pleno de texturas e detalhes pessoais, não um espaço de capa de revista, esterilizado e imaculado, mas vazio de personalidade.

Cozinhar para a família

É impossível não nos apaixonarmos imediatamente por esta cozinha! É daquele tipo de espaços que imediatamente apela à nossa noção de lar. Simplesmente imaginamos aqui cozinhados em família, bolachas com as crianças em tardes de chuva e refeições barulhentas!

O estilo é eclético, um pouco shabby chic, misturando móveis de estilo vintage, como o banco corrido e a mesa de refeições, com cadeiras e móveis modernos. Aqui os acessórios e loiças do dia-a-dia estão à vista e são parte fundamental do estilo que se pretendeu criar.

Com um ar rústico e enganadoramente antiquado, o proeminente lava-loiças de cimento cru é uma peça fulcral no espaço, primando pela originalidade.

Acomposição e disposição desta cozinha é agradável e equilibrada, mas este é um estilo que pode resultar em desastre se for mal conseguido. Quer saber tudo como ser bem-sucedido a criar este estilo em sua casa? Leia já o artigo

Uma cave para vinhos é ouro sobre azul

Mas esta casa não é só família e crianças… É também amigos, receções, noites longas, e bom vinho!

Junto à escadas simples que dão acesso às áreas mais privadas da casa, ali num canto da cozinha, encontramos a entrada para uma pequena cave de vinhos no subsolo. É ou não um sonho para qualquer enólogo amador?

E nesta foto ainda podemos perceber a quantidade de arrumação que o armário embutido da cozinha proporciona na hora de fazer desaparecer ’tupperwares’ e panelas menos bonitas!

O espaço lá fora também é fundamental

E por último o pátio, lá fora! O local adequado para correrias e brincadeira. Um pátio muito simples, quase minimalista, mas com as comodidades necessárias para passar momentos divertidos numa tarde de verão. Tem uma pequena churrasqueira com bancada de apoio, tem uma mesa de refeições e cadeiras brancas a condizer com as luminosas paredes que rodeiam o espaço e tem alguma vegetação para manter a presença da natureza por perto! É perfeito!

É ou não é uma casa perfeita para uma família feliz?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!