Quartos mediterrânicos por dmesure

Os 10 mandamentos da decoração de interior

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

decoração de interior tem regras de ouro, essenciais e que devemos sempre considerar na hora de (re)decorar a nossa casa. Por isso, chamamos a essas regras – os 10 mandamentos de decoração de interior. É no fundo 10 dicas que pode seguir e/ou que servirão de orientação neste projeto. 

Como sabe a decoração de interior ganha cada vez mais importância. Já lá vai o tempo, em que se decorava uma casa à toa e só porque sim. Agora queremos dar-lhe alma, vida e que ela seja a extensão do nosso eu. E como nem sempre é fácil encontrar inspirações bonitas para o interior, reunimos várias sugestões num só livro de ideias. 

Venha connosco e descubra que com pequenos cuidados, podemos ter uma casa digna de uma capa de revista!

1. Conhecer o seu gosto, estilo e preferências

Não adiante começar por isto ou por aquilo. Primeiro é preciso parar para pensar, amadurecer todas as ideias e ver o que existe e as diferentes possibilidades. Para o ajudar neste processo descubra os nossos vários livros de ideias, todos os dias temos novidades! Para além, disso temos uma secção de produtos portugueses e do mundo inteiro, como também profissionais - decoradores ou arquitetos de interior - que o poderão orientar neste processo, caso não consiga sozinho. 

Há que perceber qual é o seu gosto, o seu estilo e as suas preferências. Se é moderno, minimalista, clássico, industrial, campestre, escandinavo ou até a combinação de vários. 

Veja, veja e reveja… Escreva apontamentos com todas estas ideias, num notebook só para o efeito.

2. Considerar o espaço

Nem todas as casas são iguais, nem todas têm a mesma forma, as mesmas medidas, a mesma arquitetura… Enfim, há que considerar todos estes detalhes na hora de projetar uma nova decoração. Fundamental para comprar o móvel X ou o sofá Y. Não podemos cismar em comprar o tal sofá só porque ficamos apaixonados, ele tem de ficar bem no próprio espaço, entende? 

3. Escolher um tema e cores

Quarto  por NEDGIS
NEDGIS

SUSPENSION, COPPOLA, OR, Ø27CM – FORMAGENDA

NEDGIS

É importante escolher uma paleta cromática e/ou um tema – romântico, cinema, cidade (Paris, Londres, NIC..), entre outros. As cores estas podem variar de divisão para divisão ou não, é uma questão de gosto pessoal. Pode querer variar o mood de um espaço para o outro, como ter uma cozinha vermelha e um quarto branco. 

Por outro lado, é fundamental optar apenas por dois ou três tons para cada espaço, para manter alguma coerência e elegância.

4. Iluminar natural e artificialmente

Não esquecer nunca a iluminação de uma casa, esta é fun-da-men-tal. É o que pode tornar o ambiente mais ou menos atrativo, maior ou mais pequeno, mais convidativo ou não, mais luminoso ou escuro, mais aberto ou fechado. 

Tanto a iluminação natural (o sol), como a artificial (candeeiros de teto, de chão, de mesa) tornam a decoração muito mais agradável, acolhedora e positiva. 

5- Usar estratégias decorativas

Um convite a dormir e sonhar com castelos e princesas: Quartos rústicos por alma portuguesa
alma portuguesa

Um convite a dormir e sonhar com castelos e princesas

alma portuguesa

A decoração de interior está repleta de pequenas estratégias e truques para contornar um outro defeito ou para valorizar mais a casa. Os arquitetos de interior usam sempre estes truques, como por exemplo o espelho para criar a ilusão de ter um espaço maior.

Descubra mais através deste livro de ideias - Os segredos dos designers de interior para uma casa fantástica.

6. Não se precipitar

Tenha calma o mundo não acaba amanhã, não vale a pena a stressar ou deixar-se levar pela emoção e a querer montar a casa toda num só dia, o ditado já diz Roma não se construiu num dia e certamente a decoração da sua casa também não. 

É muito mais razoável ir comprando os elementos em falta à medida do tempo. Assim pode conferir com os seus próprios olhos as reais necessidades, além de poder ir projetando melhor – o espaço ou o modelo.

7. Cuidar os detalhes

Salas de estar modernas por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Detalhe não é sinónimo de descuido. São estes detalhes que farão toda e qualquer diferença no interior da sua casa. Projetá-los da melhor maneira tornará a sua casa excepcional. 

8. Apostar nas plantas

Sala de estar  por Tissage Art de Lys
Tissage Art de Lys

Coussin fleurs Oiseaux du Paradis

Tissage Art de Lys

As plantas são as grandes aliadas da decoração, não há como falhar com elas, ficam sempre bem e dão logo outra energia e tonalidade ao ambiente (sala, quarto, cozinha, escritório ou casa de banho). É caso para dizer arrisque! 

9. Recuperar móveis

Cozinha  por homify
homify

buffet ST GERMAIN

homify

Decorar uma casa não significa que deve arruinar-se e comprar tudo de novo. Saiba que o DIY está na moda e até nas decorações modernas. Pode construir você mesmo a próxima mesa de centro, com paletes por exemplo ou até recuperar um móvel antigo, dando uma nova tonalidade e destino. Veja como esta inspiração é a prova dos nove! 

10. Criar um espaço confortável

O nosso décimo mandamento, mas não por isso menos importante, vai para a preocupação do bem-estar e do conforto. Ter um espaço digno de uma revista, não é o mesmo que ter um espaço de uma montra ou de um catálogo! Queremos um espaço pessoal, com vida, com alma, onde se possa sentir bem a cada regresso a casa, depois de um dia longo de trabalho. 

As almofadas, as luzes, os tapetes, as cores têm um papel preponderante nesta matéria cozy.

Vai cumprir todos ou alguns dos nossos mandamentos de decoração?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!