por monica khanna designs

7 formas de ter a casa sempre fresca

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Portugal teve um Verão muito quente e a verdade é que há muitas pessoas que não estão preparadas para estas vagas de calor. Estar numa casa quente dificulta a nossa vida. Não é confortável, não se consegue dormir e, por vezes, até se perder o apetite. Numa casa com crianças ou idosos, especialmente, é essencial manter o ambiente fresco, dentro dos possíveis e, nesse sentido, há algumas medidas que podem ser tomadas. 

Hoje, deixamos-lhe algumas sugestões. 

1. Feche as janelas durante as horas mais quentes

Mantenha as janelas e as persianas fechadas durante as horas mais quentes, sobretudo se a sua casa tem uma boa exposição solar. O sol a entrar ao longo de todo o dia não vai contribuir para refrescar o ambiente. Abra-as mais tarde quando o sol se puser.

2. Desligue as luzes que não são necessárias

Todos sabemos que as luzes produzem calor pelo que se deve evitar ter as luzes ligadas durante dias muito quentes. Para além do calor que emanam, também atraem insectos. Se possível, introduza as LED, energéticamente mais eficientes e mais decorativas.

3. Desligar a tecnologia quando não está a ser usada

Escritórios e Espaços de trabalho  por 根來宏典建築研究所
根來宏典建築研究所

バルコニーに面したパソコンスペース

根來宏典建築研究所

Para poupar energia e reduzir a produção de calor, desligue a tecnologia quando não estiver a utilizar. Uma sala com televisão, computadores ou aparelhos de música ligados fica muito mais quente. 

4. Cozinhar nas horas menos quentes

Cozinhar aumenta, inevitavelmente, a temperatura da casa. Faça o jantar mais tarde e aproveite essa hora mais fresca para adiantar o almoço para o dia seguinte.

5. Use ventoinhas no tecto

Sala de estar  por monica khanna designs
monica khanna designs

Chattarpur Farmhouse New Delhi

monica khanna designs

As ventoinhas são uma óptima alternativa ao uso do ar condicionado. Para além de mais ecológicas, são também mais económicas e eficazes a refrescar o ambiente. Consultar especialistas pode ajudá-lo a reconfigurar o ambiente e a determinar as melhores áreas para colocar as ventoinhas.

6. Instale sistemas de ventilação em áreas húmidas da casa

A humidade é um problema recorrente em muitas casas. Para a manter sob controlo, use sistemas de ventilação, especialmente em ambientes mais húmidos como a casa de banho. Os desumidificadores são um bom apoio. 

7. Proteja-se do sol com persianas

Como já mencionámos, é útil ter persianas ou cortinas que impeçam que o calor entre de forma tão acentuada dentro do interior de uma casa. Proteja as janelas durante o dia. No caso das persianas, pode ir ajustando as lâminas gradualmente.

Acrescentaria mais alguma sugestão a esta lista?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!