Casa Eiriz, Paços de Ferreira: Casas  por ASVS Arquitectos Associados

5 casas modernas e pequenas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Quando vir a selecção de casas simples, mas de linhas modernas, que fizemos para si, não quererá outra coisa para si e para os seus. Nestes projectos, os espaços são pequenos, mas bem aproveitados, e a componente estética não foi esquecida. 

Mas, o que é moderno nestas casas? Não só a forma, como também a substância e o uso. Ano após ano, os materiais típicos são usados de novas formas, renovam-se alguns e revalorizam-se outros. A madeira, o cimento, a pedra e o vidro são aplicados com originalidade nas casas modernas. 

Vejamos, então, cinco casas funcionais, sedutoras, modernas e surpreendentes. 

1. Um cubo

Casas  por Casas Cube
Casas Cube

Exterior de una casa de 100 metros cuadrados. Ventanal en el salón comedor.

Casas Cube

As casas cubo são uma tendência dos tempos que correm. Os arquitectos desenham estas casas e aproveitam para experimentar novos recursos, deixando a forma entregue ao minimalismo mais linear.

O belo trabalho do gabinete Casas Cube, que vemos acima, usa um tom claro para o revestimento exterior e generosas janelas ocupam praticamente toda a fachada. As casas pequenas deste estilo são, não raras as vezes, modulares, sendo ideais para os materiais pré-fabricados modernos. Por sua vez, a linearidade das suas formas permite que se façam modificações a posteriori. As casas modernas estilo cubo oferecem a hipótese de se experimentar com materiais ecológicos e sustentáveis. 

A casa da imagem tem apenas 100 m².

2. Linhas e materiais

Casa Eiriz, Paços de Ferreira: Casas  por ASVS Arquitectos Associados
ASVS Arquitectos Associados

Casa Eiriz, Paços de Ferreira

ASVS Arquitectos Associados

A casa da imagem divide-se em dois volumes: uma base em granito – piso térreo – sobre a qual assenta a nova plataforma para os quartos e a garagem. A cobertura do volume do piso térreo criou um generoso terraço aberto para a paisagem que rodeia o imóvel, permitindo uma vista panorâmica a partir dos quartos. 

Como se pode perceber pela imagem, o terreno tem um declive pelo que se procurou que a volumetria dos edifícios acompanhassem o perfil natural do terreno. Assim, a garagem surge mais elevada em relação à área dos quartos, suavizando o impacto das rampas de ligação entre a rua com a habitação. 

3. Tijolo eterno e moderno

Como modernizar uma fachada de tijolos aparentes? Foi esta a questão colocada pelo estúdio QR Arquitectura. A janela a criar horizontalidade foi a resposta. Aqui temos outro exemplo de como os materiais podem ganhar novos significados demonstrando, na sua versatilidade, que a existência precede a essência e que não há determinismo, nem usos ou formas definitivas no que toca à construção de uma casa.  

Esta simples e calorosa casa em Salsipuedes, em Córdoba, também responde, no seu interior, a uma lógica moderna com espaços interconectados onde se priorizou uma zona de estar comum que promove a reunião e o encontro graças a uma sala ampla no centro. 

4. Transparências

Encantadora? Vertiginosa, poderosa e surpreendente. Assim se poderia definir o projecto da casa da fotografia concebida pelo gabinete Juan Olea Arquitecto. As flores na escada que dá para o terraço trazem uma nota feminina a esta moradia pensada para se desfrutar da paisagem. Uma casa modular pequena, mas moderna e completa.  

No interior, cada espaço foi desenhado de forma a receber luz natural. A silhueta desenhou-se repleta de pontos de fuga. Onde começa e onde termina? Qual é a entrada e a saída? Um cubo mágico vestido de cimento, placas translúcidas e vidro. Imperdível. 

5. Algo mais do que quatro paredes

Por última, uma moderna casa assinada por Juan Nicolás Bobba. Baptizada como Vivenda Dual, o volume causa impacto com os seus planos laterais que contêm o vento numa casa desenhada para receber ar puro e ventilação cruzada. O duplo acesso permite não só um uso familiar, como também a instalação de um estúdio ou oficina.

Ao entrar, é possível ver o jogo de materiais da decoração que realça espaços lineares, mas cheios de luz. O betão aparente é uma tendência crucial na arquitectura moderna actual. Esta casa oferece essa modernidade em cinza, acrescentando outra tendência: pisos em porcelanato e detalhes em amarelo vivo. O revestimento ocre do exterior é uma síntese do conceito actual do desenho de casas: integração com o entorno. E que melhor maneira de uma casa se integrar com o cenário que não através do uso de uma cor natural? 

Em qual destas casas preferia viver? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!