Casa Cedofeita: Corredores e halls de entrada  por Floret Arquitectura

Como aproveitar o espaço sob as escadas – 9 ideias fantásticas!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O espaço sob as escadas continua a ser uma zona sem uso por falta de planificação na preparação do plano arquitectónico ou da decoração. Contudo, é um espaço que pode ser usado de várias maneiras, criando ambientes belos e funcionais que promovam as actividades da casa.

A escada pode ser o local perfeito para se inserir um local de estudo, um guarda-roupa, um jardim de Inverno, uma despensa, uma casa-de-banho de serviço ou até um local para se exibir pinturas ou outras obras de arte. Com imaginação e sentido prático, pode ganhar um espaço adicional em casa que lhe vai dar muito jeito.

Para o inspirar, deixamos-lhe nove exemplos de vãos de escada muito bem aproveitados. Ora, veja lá.

1. Um jardim repousante

PROJECTO 3: Corredores e halls de entrada  por Grupo HC
Grupo HC

PROJECTO 3

Grupo HC

Uma forma de aproveitar a área sob o vão das escadas é fazendo um pequeno jardim zen com arbustos e pedra. Alguns candeeiros podem ajudar a criar um ambiente romântico. É uma maneira bonita e fácil para ocupar o espaço e que não requer muita manutenção. Consulte um arquitecto paisagista ou um jardineiro para saber que plantas podem crescer na zona mediante a quantidade de luz solar que recebe. 

2. Local para biblioteca

Numa casa, por maior que seja, um espaço adicional de arrumação nunca é demais. Há sempre coisas que podem ser arrumadas para manter a casa mais organizada e limpa. Aposte na zona sob as escadas para a adição de prateleiras e organize a sua biblioteca. Livros, revistas, álbuns de fotografias, discos ou até filmes, pode arrumar o que quiser nesta área. 

3. Um pequeno bar

Uma solução simples é aproveitar o espaço para um pequeno bar. Não é preciso muito. Um pequeno aparador com cores vibrantes, à semelhança do da imagem, cortesia do gabinete Diego Revollo Arquitetura, traz uma nota de cor agradável e adequada a esta área de lazer, mais boémia e divertida. A parede de tijolo contrasta com o amarelo brilhante do aparador. E assim se transformou um espaço vazio e desocupado num espaço cheio de personalidade.  

4. Área criativa

Casa Cedofeita: Corredores e halls de entrada  por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

O jogo geométrico que vemos na imagem não deixa ninguém indiferente. Neste projecto, aproveitou-se a totalidade da parede adjacente à escadaria para a adição de nichos, ideais para arrumar livros, objectos decorativos e outros artigos importantes como recordações de viagens, catálogos de exposições, colecções, entre outros. Os nichos ou estantes podem ter uma iluminação especial, destacando o material exposto. O que acha desta proposta sofisticada?

5. Um pequeno escritório

Em alguns casos, o espaço sob a escada pode ser usado como uma pequena sala de estudo com uma cadeira e estantes ou, simplesmente, uma área onde se encontre o acesso à Internet. Se tiver filhos, pode usar este espaço para o seu filho fazer os trabalhos de casa ou ter um espaço para arrumar os brinquedos e para as brincadeiras. Para manter a casa visualmente limpa, pode colocar portas de correr. 

6. Um closet

Não podíamos deixar de incluir esta sugestão neste livro de ideias. Uma ideia para o vão das escadas é a colocação de um armário para roupas, acessórios ou têxteis de casa. Em qualquer um dos casos, o espaço pode ser fechado com portas para evitar que ganhe pó. 

7. Uma pequena casa-de-banho de serviço

Uma forma de usar a escada para uma finalidade muito prática é instalando uma pequena casa-de-banho de visitas. Dependendo da altura e da profundidade, é possível construir uma casa-de-banho encantadora com um pequeno lavatório, um bonito espelho e flores delicadas para mostrar atenção ao detalhe. Para esta ideia, precisará de recorrer ao trabalho de um profissional pois vai precisar de usar instalações eléctricas e canalização.

8. Estantes para os livros

Corredores e halls de entrada  por Azzurra Lorenzetto
Azzurra Lorenzetto

scala libreria

Azzurra Lorenzetto

Uma das maneiras mais fáceis e baratas de aproveitar o espaço sob a escada é instalando estantes. Dependendo da profundidade, pode pôr filas de livros em cada estante. Também tem a opção de criar alguns nichos para colocar outros objectos e diversificar.

9. Obras de arte e plantas

Se não pretende investir muito tempo ou dinheiro, decore o vão da forma mais criativa possível. Esta zona é ideal para quadros grandes e coloridos, tal como mostra o gabinete Arc et Sens, responsável pelo projecto da imagem. O resultado é sofisticado e cheio de personalidade. Também ficariam bem neste espaço plantas robustas como arbustos e árvores, em canteiros de cerâmica ou outro material fino. Uma vez mais, aconselhamo-lo a consultar um profissional para saber que plantas escolher.

Vai mesmo deixar o espaço sob as escadas vazio ou aproveitá-lo da melhor maneira?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!