Jardins mediterrânicos por Gullaksen Architects

10 ideias de canteiros fantásticos para pátios pequenos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O canteiro está, habitualmente, na nossa mente como um artigo para jardim não muito pequeno que, para existir em plenitude, absorve uma quantidade considerável das dimensões do espaço, ao contrário dos vasos que são pequenos e, por isso, uma boa solução em espaços reduzidos.

Embora esta seja a apreciação habitual que se faz a estes elementos de jardim, não significa que não existam canteiros mais pequenos e vasos enormes. A pensar nisso, centramos este livro de ideias no tema e vamos mostrar-lhe dez ideias de canteiros perfeitos para pátios pequenos. 

Veja a nossa selecção e inspire-se.

Alternativa 1: Canteiros de um só lado

Um jardim pequeno pode-o ser em comprimento ou em largura ou ter ângulos estranhos e desafiantes no que toca à decoração. Portanto, antes de escolher os canteiros para o seu jardim, estude bem o plano do espaço para escolher estruturas com um tamanho adequado. No caso do projecto da fotografia, por exemplo, optou-se por um canteiro baixo e longo que traz profundidade à área de exterior. Os materiais, as plantas escolhidas e a estética minimalista são ideais para complementar a casa, também ela moderna. 

Alternativa 2: Instalações na parede

Para instalar canteiros em espaços pequenos, as paredes são nossas aliadas. Basta mandar colocá-los e escolher plantas que se adequem a uma estrutura suspensa. Pode pedir ajuda a um arquitecto paisagista para o ajudar. O cuidado em relação ao tipo de vegetação e à manutenção é essencial pois há plantas que acumulam muita humidade, o que pode danificar as paredes. 

Alternativa 3: Piso com desenhos

Casas coloniais por Estudio Ideas
Estudio Ideas

Exterior Jardinera

Estudio Ideas

Parece arriscado colocar canteiros no piso do jardim, sobretudo quando a última coisa que se quer é reduzir o espaço e pôr em causa a circulação dentro dele. Mas, não há nada que uma ideia engenhosa não possa resolver. Assim, se optar por colocar os canteiros no chão, crie caminhos com eles para manter total comodidade e poder desfrutar das suas plantas. 

Alternativa 4: Fusão entre canteiros e vasos

Quando o espaço que compõe o jardim é muito pequeno, as esquinas não podem ser esquecidas, sobretudo no que toca a instalar canteiros, pois a sua forma angular permite criar desenhos simples que não absorvam tanto espaço, como rectângulos, quadrados ou até triângulos que unam as duas paredes. Para preencher espaços onde não caibam canteiros, use vasos

Alternativa 5: Formas angulosas

Sabia que as esquinas mais pontiagudas intensificam a sensação de falta de espaço? Pelo contrário, linhas mais angulosas e arredondadas, à semelhança das da imagem, resultam num efeito visual muito mais homogéneo. Suavize o seu jardim com canteiros deste estilo.

Alternativa 6: Onde não há piso, há canteiros

Jardins modernos por Paisaje Radical
Paisaje Radical

Tratamiento de pavimento y vegetación

Paisaje Radical

E para que os volumes não absorvam a pouca dimensão que tem no jardim, opte por colocar os seus canteiros naqueles espaços de exterior que não cobriu com piso. Depois, só terá que cultivar o solo que ficou exposto com as plantas que quer que acompanhem o seu descanso ao ar livre.

Alternativa 7: Canteiros com níveis

Foquemo-nos agora na ideia que joga com os níveis. Quando não se tem muito espaço, tem que se jogar com a verticalidade e pensar em níveis/camadas distintas. Desta forma, terá oportunidade de acrescentar ao seu jardim muitas mais plantas do que aquilo que julgava à partida. Para além disso, o efeito visual que se cria é extremamente apelativo. 

Alternativa 8: A contornar todo o perímetro

Se, de antemão, sabe que incluir canteiros no seu jardim reduzirá significativamente o espaço que o conforto, é melhor fazê-lo de uma maneira uniforme. Ou seja, não reduza as dimensões de apenas um dos extremos, mas sim de todos os lados por igual. 

Alternativa 9: Só um lado sem canteiros

Jardins mediterrânicos por Gullaksen Architects
Gullaksen Architects

Moroccan style garden

Gullaksen Architects

Esta ideia, similar à anterior, baseia-se em instalar canteiros em quase todos os lados do pátio, à excepção de um. Esse lado pode, por exemplo, ser o lado que liga o exterior ao interior da casa. Ao criar um U na disposição dos seus móveis, cria também um ambiente mais propício ao convívio e diálogo.

Alternativa 10: Canteiros ao alto

Jardins modernos por Deck-linéa
Deck-linéa

Palissade IdéAl – Deck-linéa

Deck-linéa

Terminamos com mais uma ideia que privilegia a altura, utilizando as paredes que delimitam o jardim mais altas.

Por qual destes canteiros optaria? Gosta dos mais rústicos ou minimalistas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!