As melhores arrumações para sapatos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ok, na noite de 24 para 25 de Dezembro é simples: deixe o sapatinho na chaminé para o Pai Natal não se esquecer da sua prenda. Mas, o que fazer no resto do ano? Botas, sapatilhas, sandálias, chinelos, sapatos de salto alto, botas de borracha ou sabrinas – tantos sapatos e apenas dois pés. Quando não os estamos a usar, queremos que estão bem arrumados e protegidos do pó. Ideal, ideal era um armário à Hollywood onde estão todos distribuídos em fileiras com fácil acesso. Mas no mundo dos comuns mortais, isso é mais complicado até porque não há assim tantos sapatos para preencher um espaço tão amplo. Infelizmente. No artigo de hoje, vamos mostrar-lhe algumas maneiras interessantes para organizar os seus sapatos. Tudo depende das circunstâncias e do estilo da casa. Por vezes, o calçado fica à vista, noutras vezes, desaparece completamente. Examinemos cada opção e tiremos as conclusões sobre as respectivas vantagens e desvantagens.

Prateleira para sapatos

Corredor, hall e escadas  por ООО 'Сфера'
ООО <q>Сфера</q>

Пример использования модулей для прихожей

ООО "Сфера"

Comecemos com um clássico: uma prateleira é uma forma simples e  adequada para manter os sapatos arrumados. Em muitos casos, e sobretudo nos países nórdicos, este tipo de suporte é mantido no hall de entrada, mantendo acessíveis os sapatos mais utilizados. Assim, antes de sair de casa é só pegar neles e, quando chegar, descalça-se para ficar mais confortável e não sujar o chão. É, porventura, um fenómeno mais invulgar em Portugal. Mas, em países como a Alemanha, isto acontece em quase todas as casas. Uma das vantagens mais evidentes deste tipo de armazenamento é a facilidade para limpar e o preço a que os encontramos à venda. Descobre prateleiras para sapatos em todas as lojas de móveis e até em supermercados bem abastecidos. Apesar da oferta ser extensa, caso não encontre o que procura, considere mandar construir uma prateleira com medidas específicas que se coadunem às características da sua casa.

Armários para sapatos

Um armário desenhado especificamente para sapatos é outra opção a ter em conta. Além de esteticamente apelativos, são também funcionais. Encontra, em várias lojas, módulos para organizar o seu roupeiro, entre eles opções para arrumação para sapatos. Desta forma, o seu calçado fica disposto de forma organizada, mas, em simultâneo, escondido atrás de portas pelo que se de manhã deixou a coisa um tanto ou quanto caótica, ninguém precisa de saber. Esta é a solução ideal para quem prefere uma estética mais minimalista sem que os sapatos estejam todos à mostra. O facto de estarem protegidos por uma porta, deixa-os mais resguardados e, por isso, mais limpos.

Escadas

Corredores e halls de entrada  por Specht Architects
Specht Architects

Manhattan Micro-Loft

Specht Architects

Se nenhuma das anteriores opções o agradou particularmente porque não pretende comprar uma peça de mobiliário só para os seus sapatos ou por questões de espaço, então a ideia que agora lhe deixamos pode ser para si. Se tiver uma escada em casa, pode aproveitar esta estrutura para arrumar os seus sapatos. Coloque os seus sapatos no intervalo entre cada escada, mas, neste caso, escolha os modelos mais bonitos e deixe que sirvam, também eles, enquanto objecto decorativo. Decorar com peças de roupa ou acessórios bonitos é uma tendência na qual temos vindo a reparar nas imagens que nos chegam. 

Algumas escadas têm gavetas embutidas nos degraus o que é deveras original e funcional para este efeito. Pondere, ainda, colocar uma zona de arrumação por baixo do vão das escadas com portas ou com escadas. Inspire-se na imagem que lhe deixamos. Não lhe parece genial? 

Alternativas

Closets modernos por homify

Para os mais exuberantes ou para os ávidos entusiastas de sapatos, temos ainda mais umas dicas na manga. Já ouviu falar dos “shoe carousel”? Têm este nome por serem móveis redondos compartimentalizados. Para encontrar os sapatos de que precisa, basta rodar et voilá! Original e elegante, como numa loja. Também pode aproveitar a parte inferior de uma otomana para colocar uma prateleira de sapatos. Se encontrar já feita, tanto melhor. Se não encontrar, então é só pedir para fazer por medida.

Para os mais “fashionistas”, há a opção de os manter dentro das caixas, deixando-as à vista. Aborrecido? Não. Este tipo de armazenamento, para além de não ser nada dispendioso, pode ser agradável em termos decorativos, sobretudo se as caixas forem bonitas. Além disso, e visto que as caixas têm, por norma, o desenho do sapato que guardam, é mais fácil para si ir buscar aquilo de que precisa. Já para não falar que, desta forma, os mantém sem pó. 

Lembra-se dos espaldares do ginásio nas aulas de educação física? Ora aí tem mais uma maneira de arrumar os seus sapatos. Coloque o seu calçado entre os intervalos. Como são estreitos, eles seguram-se sozinhos. Também pode fazer o mesmo com um escadote e aproveitar, ainda, para pendurar um cabide com a roupa para o dia a seguir.

Um quarto só para sapatos

Closets modernos por HollandGreen
HollandGreen

Full House Renovation with Crittall Extension, London

HollandGreen

A nossa última sugestão é especialmente dedicada a todas as Carrie Bradshaw que nos lêem e que têm tantos, mas tantos sapatos que acham mesmo que precisam de um quarto só para eles. Sortudas! Num quarto só para sapatos, pode combinar todas as sugestões anteriores. Aos que menos gosta, deixe-os escondidos. Às sandálias mais divertidas, faça-as rodopiar no “carrossel”. Aos mais caros, mantenha-os dentro das caixas mais protegidos que a jóia da coroa inglesa. Como é natural, pode aliar uma sala de sapatos à sala de vestir. Assim, tem a roupa e os acessórios todos no mesmo sítio e não precisa de andar a correr de um lado para o outro quando se veste. Para o ornamentar, considere a colocação de uma chaise-longue ou otomana a meio. Vai-lhe ser muito útil. 

Tem muito calçado ou nem por isso? Onde o costuma arrumar e qual destas opções lhe parece mais funcional?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!