Casas de banho modernas por Elfa Deutschland GmbH

Onde colocar a máquina de lavar roupa?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter um espaço exclusivo para a lavandaria dentro de uma casa não é uma grande prioridade, apesar de ser bastante útil. A verdade é que os arquitetos preferem aproveitar o espaço e projetar uma sala maior, uma cozinha mais ampla ou uma casa de banho com uns bons metros quadrados. E de facto, na hora da visita é o que mais salta à vista, pois no fundo sabemos que a máquina de lavar roupa irá caber em outros lugares, sem por isso comprometer a decoração ou o design da casa. 

De forma geral, as moradias ou os apartamentos já têm um espaço definido para colocar a máquina de lavar roupa, havendo já a preparação de torneiras e tubos para a instalar. Em Portugal, opta-se, geralmente, pela cozinha, já há um espaço em vão para esse electrodoméstico. Mas noutros países da Europa, a casa de banho é a divisão predileta. No entanto, não existem regras, apenas modos de viver e gostos pessoais. Se quiser trocar o espaço da sua máquina por outro, é perfeitamente possível, desde que faça as ligações de água e de eletricidade como deve ser. 

Para o ajudar a encontrar um novo espaço para a sua máquina de lavar roupa, decidimos reunir 8 grandes ideias, que sem dúvida o irá iluminar. Vai poder descobrir ideias bem engenhosas e super práticas. Ora descubra…

1. Criar uma divisão

Neste apartamento criaram um espaço próprio para a máquina de lavar roupa, uma mini-lavandaria neste espaço social – cozinha e sala de estar/jantar. Este cantinho além de estar equipado com uma máquina de lavar roupa, pia, arrumação para os detergentes e umas prateleiras, é bastante discreto. O ponto positivo deste pequeno espaço é que fecha-se como um armário, graças à porta de correr. Quando estiver fechado ninguém irá topar o que está por detrás!!  Incrível, não é verdade?

2. Na varanda

Cá temos uma solução arrebatadora! Como já vos mostramos neste livro de ideias, a varanda pode ser um espaço bem aproveitado, que dá para imensas finalidades, quando bem aproveitada. Com este exemplo, temos mais uma prova, onde colocaram a máquina de lavar roupa e vários armários. Além de ter uma decoração bastante variada e luminosa. 

Nota: se optar por esta solução é necessário certificar-se que a sua máquina fica bem protegida, aqui o eletrodoméstico está debaixo de um tampo e a varanda está protegida por um teto. 

3. Na marquise

Cozinhas modernas por omnibus arquitetura
omnibus arquitetura

área de serviço – lavanderia ap bossa

omnibus arquitetura

As marquises em Portugal não têm segredo para ninguém… (ou quase)! São bastante comuns e é uma forma de aproveitar esta varanda fechada para criar um novo espaço ou divisão em casa. 

Na marquise, deste exemplo, verificamos que aproveitaram a área, para projetar uma lavandaria, com máquina de lavar roupa e secar, armários e ainda um estendal de parede.

4. Dento de um armário

Casas de banho modernas por homify

Para quem não quiser deixar a sua máquina de lavar roupa à vista, tem sempre a solução de escondê-la dentro de um armário. É uma ideia bem discreta e possível quer na casa de banho ou na cozinha. 

Na casa de banho pode optar por colocar a máquina dentro do mobiliário existente, como na imagem ou criar um novo armário. Quanto à cozinha, é também comum encontrar máquina de lavar encastrável, ou seja, incluída no design do mobiliário. Geralmente, esta solução é mais dispendiosa. 

5. Criar um espaço extra

Casa de banho  por Am by Annie Mazuy
Am by Annie Mazuy

Salle de bains/buanderie / rangement/machines à laver /étagères

Am by Annie Mazuy

Criar um novo espaço dentro do mesmo espaço. Foi o que os moradores desta casa fizeram nesta casa de banho. Soluções com design e práticas são sempre bem-vindas!

Dividiram a casa de banho e criaram uma pequena lavandaria, graças à porta de correr, que quando se fecha não deixa nada à vista. 

6. Embutido numa parede

Casas de banho industriais por MILL-HOUSE

Certamente que esta ideia irá surpreender-vos!! De facto, é no mínimo original e é isso que gostamos na homify, partilhar convosco soluções diferentes, engenhosas, práticas e sem dúvida concretizáveis. 

Se tiver a construir uma casa e quiser aproveitar corretamente o espaço, sem ter no chão um volume tão grande como a máquina de lavar roupa, pode optar por embuti-la à parede, tal como fizeram neste W.C..

7. Na cozinha

Colocar a maquina de lavar a roupa na cozinha talvez seja um clássico, porém não queríamos deixar de partilhar este exemplo. Como vê, é possível ter uma cozinha bonita e bem organizada, mesmo com um eletrodoméstico volumoso e de cor diferente do restante mobiliário. 

Para quem não quiser deixar à vista, mas não tiver maneira de encastrar, pode optar por tapar a máquina com uma cortina. 

8. Numa lavandaria

Casa  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

LAVANDERIA ORGANIZADA

Casa de Valentina

Se estiver a planear a sua casa, lembre-se de incluir uma lavandaria, mesmo pequena, ela dará muito jeito para tudo, desde de lavar, secar e engomar a roupa. 

No caso de ter já uma, organize da melhor maneira este espaço, para se sentir mais motivado nestas lidas domésticas.

Lavandarias – o espaço dedicado ao cuidado das suas roupas!

E você onde tem a sua máquina de lavar roupa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!