Modelos de Jardim: 10 imagens inspiradoras

Rafael Valente Batista Rafael Valente Batista
Loading admin actions …

Os jardins já desde o inicio dos tempos estão presentes nas civilizações. Na bíblia citado como Jardim do Paraíso, onde Deus colocou Adão e Eva, é a primeira referência que temos como jardim. Ao longo do tempo este modelo foi aprimorado e modificado pelas diversas culturas, existindo hoje em dia variados modelos e estilos de jardins. Desde o jardim de inspiração holandesa, inglesa, francesa, italiana, asiática, entre outras, as inspirações para a criação do seu jardim são infinitas.

Hoje mostramos-lhe 10 inspirações de modelos de jardins para que possa construir de forma harmoniosa o seu espaço de lazer exterior.

Jardim de inverno

Terminamos o nosso artigo com um pequeno jardim interior mas bem agradável.

Todos sabemos que quem possui um jardim, por mais pequeno que seja, necessita de um espaço onde possa guardar os utensílios requeridos para a manutenção do mesmo. Aqui mostramos que este espaço pode também ter o seu encanto para que se sinta confortável quando chega a altura de cuidar das plantas mais delicadas.

Um toque Holandês

Começamos o nosso artigo com uma imagem de um jardim criado pela equipa de profissionais nacionais, RISCOS & ATITUDES, LDA Este é um jardim que apesar das cores quentes e plantas mediterrâneas, vai buscar a sua inspiração morfológica à Holanda.

Este é um modelo de jardim que devido à topografia holandesa assume-se como horizontal, sem grandes variações de cotas. 

O uso do espelho de agua, neste caso realça a cultura italiana que procurava imitar os jardins imperiais com fontes e lagos. Aqui construído com grande modernidade, porém não esquecendo a origem do jardim.

Um local de descanso

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

No final de cada dia, depois do trabalho, nada melhor que chegar a casa e poder desfrutar de um canto onde a calma esteja presente e possa sentir o fresco do ar natural, acompanhado de uma boa revista que nem sempre é possível ler ao longo do dia. 

Com este princípio surge este espaço que lhe mostramos, composto por materiais naturais, como o pavimento em madeira, os seixos branco puro e o bambu como planta escolhida conferindo a este espaço um pedaço de tranquilidade. Associe uma longa cadeira para se repousar e junte uma manta para o caso de começar a arrefecer. As velas também dão sempre um encanto particular a qualquer espaço.

Uma volta no exterior

Este jardim que lhe mostramos pode parecer bem limitado. Aos nossos olhos este é um jardim onde tudo pode acontecer, basta que se deixe entregar ao espaço.

Com fácil acesso a partir do interior da habitação, é possível trazer uma manta para o exterior, pousa-la no chão e deitar-se para aproveitar o céu estrelado. Outra opção será chamar os amigos, arrastar uma caixa de som para junto da janela, colocar uma musica ao seu gosto, dance e aproveite de um copo de vinho. 

Como vê as possibilidades são bastante diversificadas.

À sombra num dia quente

Naqueles dias bem quentes do verão não há coisa mais refrescante que uma boa conversa, um pequeno-almoço tardio ou um lanche à sombra da árvore do quintal lá de casa. 

A solução que lhe trazemos é uma forma fácil de trazer este ambiente para sua casa. No quintal já existe, basta cuida um pouco o pavimento, montar um balcão de apoio às actividades e deixe que a natureza existente cuide do verde.

Jardim vertical

O jardim vertical é um modelo de jardim que se vem repetindo muito nestes últimos anos. Com o intuito de oferecer vegetação às cidades mais ocupadas por materiais impermeáveis e sem espaço para a criação de áreas verdes horizontais, surgem nas fachadas cegas dos edifícios, os jardins verticais. Foi tal a recepção positiva a este tipo de incentivo, que domesticamente, começaram a aparecer jardins verticais de menor dimensão.

Esteticamente são perfeitos para cobrir aquele muro feio que está a entristecer o seu espaço e tem a praticidade de se concretizarem num curto espaço de tempo.

Veja aqui como construir o seu jardim vertical de forma inovadora. 

Momento Tropical

Se é um fã do espírito da cultura tropical esta é uma proposta que o irá satisfazer sem duvida alguma.

Com vegetação proveniente dos países quentes e uma estrutura em madeira para o mobiliário irá certamente conseguir aquele espírito dos países quentes. 

Adicione uns tecidos leves para este dançarem ao som do vento. Aproveite e chame os amigos para apanharem um pouco de sol. Ficaram-lhe muito agradecidos.

Jardim para a vista

Quando inseridos numa cidade, o uso de vegetação pode ser escasso ou até mesmo inexistente. A solução que lhe trazemos é um caso muito agradável para combater esta tendência. Por vezes a arquitectura permite um recanto pouco acessível. É aqui que, com algum cuidado construtivo, pode fazer a sua parte para ter um ambiente mais saudável ao seu redor. Cultive uma árvore ou coloque uns canteiros com flores, qualquer intervenção será bem recebida.

Desfrutar o espaço natural

Jardins tropicais por BR  ARQUITECTOS

O ambiente que lhe mostramos agora, é quase sem dúvida alguma, o espaço com que a maioria de nós sonha durante o ano inteiro. Com vista para o oceano e a piscina como fundo, desejamos assim passar o nosso tempo livre. O conselho que demos para lhe dar é que escolha precisamente as zonas de mobiliário e deixe a vegetação existente. Coordenando com pequenos apontamentos como os candeeiros ou as camas de redes o espaço está pronto para servi-lo.

Jardim de interior

 Terminamos o nosso artigo com um pequeno jardim interior mas bem agradável.

Todos sabemos que quem possui um jardim, por mais pequeno que seja, necessita de um espaço onde possa guardar os utensílios requeridos para a manutenção do mesmo. Aqui mostramos que este espaço pode também ter o seu encanto para que se sinta confortável quando chega a altura de cuidar das plantas mais delicadas.

Sentiu-se inspirado? Conste-nos tudo deixando um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!