Casas tropicais por Ancona + Ancona Arquitectos

​12 muros e portões para tirar ideias e tornar a sua casa mais bonita

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

É comum que as pessoas optem por grades ou muros nas laterais ou na frente da casa para garantir a segurança e a privacidade da família. No entanto, não precisa de estragar a fachada da sua moradia com uma escolha menos acertada de qualquer qualquer cerca ou muro. Antes de colocar uma divisória como esta é importante formular um projecto para manter a harmonia estética da casa. 

Neste artigo, vamos mostrar-lhe doze projectos nos quais se pode inspirar e usar na sua casa. Não se esqueça que pode adicionar ou modificar algo de acordo com as características e o estilo de construção de que gosta. 

Veja os 12 exemplos que se seguem.

1. Um muro para se contemplar a partir de qualquer ângulo da casa

Se não está preocupado em perder um pouco de privacidade, pode optar por um projecto semelhante ao desta fotografia. Os muros são simples, mas é precisamente nessa simplicidade que reside a beleza. Não é necessário construir paredes sólidas que cubram toda a frente da casa. Com esta alternativa mantém uma vista desimpedida do lado de dentro e do lado de fora.

2. Deixe do lado de fora os olhares indiscretos

Se quiser cercar a fachada de sua casa, pode usar diferentes materiais e estilos, sem que eles impeçam completamente que se veja o lado de fora e vice-versa. Este muro de cobogós permite que se saiba o que está a acontecer dentro e fora do jardim. Nesta fotografia, pode ver a beleza de um cobogó com um design muito original. Que tal usar algo assim na frente da sua casa?

3. Quando o uso da madeira lhe dá outras opções

Se usar madeira na fachada da sua casa, coloque as tábuas no sentido horizontal para criar uma área de cobertura. Pode escolher a distância entre cada tábua e definir o quanto quer mostrar de cada espaço. Assim se cria um projecto com um design elegante, imponente e original.

4. Mais discreto

Se não quer obstruir a vista do jardim, pode optar por construir uma cerca com um metro de altura. Esta altura trar-lhe-á uma sensação de divisão entre o seu jardim e a rua, mas não demasiado restritiva. 

5. Com linhas modernas

Se o seu estilo é moderno e quer ter uma protecção adicional na fachada, pode colocar grades com um estilo e design de acordo com o seu gosto. Escolha grades com design, cores e texturas com linhas modernas e proporções adequadas a esta estética. 

6. Cercas e muros no mesmo estilo

Casas modernas por Wowa

Pode criar na fachada de sua casa uma combinação entre um muro sólido e uma grade. Esta mistura permite que escolha cores que são consistentes com o design e o estilo de sua habitação. A combinação é muito funcional e você pode determinar qual a área vai beneficiar da transparência da grade e qual vai ganhar a total privacidade propiciada pelo muro.

7. Uma fachada mais segura

Casas modernas por Rousseau Arquitectos
Rousseau Arquitectos

FACHADA PRINCIPAL

Rousseau Arquitectos

Quando a segurança é a prioridade, procure fazer sempre o melhor que puder para se sentir confortável em casa. No entanto, se não quer sacrificar o estilo da sua moradia, faça um projecto que permita que se sinta seguro sem prejudicar a estética da fachada. Certifique-se de que o projecto arquitectónico alcança esta dualidade entre a segurança e a harmonia na fachada e no jardim.

8. Uma cerca verde e na fachada

Se adora plantas e flores, coloque uma grade na qual possa fazer crescer uma trepadeira, como as primaveras ou outras que cresçam facilmente e que não precisem de muita manutenção. No momento, o portão pode parecer vazio, mas a paciência é indispensável neste caso.

9. Cercada, mas com espaços livres para contemplar a paisagem

Nesta casa, o muro e a grade fazem uma combinação para que se tenha a protecção da parede e a abertura visual das grades. Neste projecto, os arquitectos obtiveram a harmonia perfeita para proteger a fachada sem menosprezar a beleza do jardim.

10. Muro de pedra e portas de madeira

O muro na parte frontal é uma estrutura em pedra com dois acabamentos interessantes: a grade verde e as portas da garagem de madeira escura. A estrutura cobre praticamente toda a fachada do piso térreo da casa dando uma sensação de segurança total.

11. O betão e o vidro

O betão tem uma natureza mais dura. Já o vidro é um material mais leve que tem muito a mostrar. A espessura do vidro deve ser escolhida de acordo com o seu projecto e também com o seu orçamento. Uma mistura que deixa qualquer fachada ainda mais bela.

12. Completamente fechada, mas com formas variadas

Esta fachada exibe formas e texturas interessantes. A bonita combinação ficou por conta das portas de metal pintadas de um bege muito leve, com o mesmo estilo de linhas das restantes paredes. O design é bonito e consistente com o estilo da casa.

Por qual destas vedações optaria? A segurança da sua casa preocupa-o? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!