10 ideias para construir uma área de lazer em um quintal modesto

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
homify Varandas, marquises e terraços rústicos Tijolo
Loading admin actions …

Os quintais pequenos ou médios também podem ser transformados em áreas de lazer eficientes e agradáveis. Com um planejamento adequado, o espaço pode comportar churrasqueira, forno de pizza, forno à lenha, área de estar, área de refeições, área de descanso e até mesmo um simpático quiosque.

Um aspecto importante é imprimir mais vida e natureza nas áreas de lazer com partes gramadas, além de vasos e canteiros com plantas e flores. Mas seguir um estilo também dá personalidade ao espaço, como por exemplo as áreas de lazer em estilo rústico, com seus tijolinhos à vista e mobiliário em madeira.

Inspire-se nas 10 áreas de lazer em quintais médios ou pequenos que apresentamos a seguir e transforme o seu quintal em um excelente lugar para se divertir com a família e os amigos! 

Forno de pizza pode ocupar a varanda

Neste quintal com área gramada e muros verdes, o espaço de lazer é enxuto, mas múltiplo. Sob a parte coberta, um forno para pizza e uma churrasqueira atendem moradores e visitantes, que contam com uma pequena mesa redonda e respectivas cadeiras na hora de papear, beber e comer. Graciosa e despretensiosa, a área de lazer é ideal para um espaço pequeno ou médio.

Churrasqueira sob medida ocupa a antiga área de serviço

Neste quintal bem pequenininho, que um dia foi uma área de serviço, também foi instalado um espaço de lazer e um jardim. O destaque é para a churrasqueira sob medida para o local, que dá acesso à cozinha. Em pequenas reuniões, é possível desfrutar de um churrasco e apreciar a natureza, além de se entabular conversas com os amigos. 

O corredor pode receber banquinhos e virar um espaço de relaxamento

Às vezes, o espaço disponível é só um corredor comprido com piso em toda a sua extensão. Mas, com a instalação de bancos, banquetas e balcões, além de vasos com plantas e flores, o quintal ganha funcionalidade e pode receber amigos para uma conversa animada nas horas de lazer. Até mesmo pode servir para pequenos aperitivos antes de um jantar.

Quiosque de palha com uma pequena cozinha

Mesmo com dimensões não muito grandes, o quintal abriga uma cozinha mínima e um charmoso quiosque com mesa redonda e bancos curvos, todos em madeira. O mobiliário simpático está no quintal gramado, sobre piso claro de forma circular. Os muros são protegidos com anteparos em fibra natural, que dão um ar informal e leve ao espaço.

Um pergolado quatro em um

A área de serviço reformada abriu-se para a externa e deu lugar a um espaço gourmet com churrasqueira, que abriga ainda a lavanderia e uma pequena sala de estar. No quintal gramado de muros verdes, as espreguiçadeiras permitem se refestelar ao sol e tomar ar fresco. Perfeito para as horas de lazer.

Vasos de plantas e pedras criam uma deliciosa área de descanso

Há quem tenha um espaço realmente reduzido no quintal, mas sempre há uma solução interessante para aproveitá-lo. Uma delas é transformá-lo em área de descanso, com a instalação de uma bela espreguiçadeira e mesinhas de apoio. O ambiente, mesmo aquele com piso, fica ainda mais atrativo se contar com a presença de vasos e canteiros com folhagens e flores, além de cestos e banquetas. 

Um puxadinho com churrasqueira e pia

Espaço Gourmet homify Varandas, marquises e terraços rústicos Tijolo

Neste ambiente rústico, onde se destacam o uso do tijolo aparente e objetos de ferro e barro, o quintal deu espaço para uma área gourmet com churrasqueira, mesa e cadeiras de madeira, paredes caiadas e também um deck de madeira elevado. O resultado é um espaço agradável e aconchegante. 

Um grill, mesa e bancos formam uma área especial

O quintal segue a casa no se refere ao uso de pedras no revestimentos de pisos e paredes, com pequenos canteiros com arbustos podados. Em terreno em dois níveis, a parte mais baixa abriga um grill com armários e também uma mesa e bancos em madeira com design reto e simples. O ambiente é acolhedor e íntimo.

Pavilhão com trepadeiras se transforma em uma deliciosa área de estar

O quintal foi transformado em área de estar, com mesa e cadeiras confortáveis sob um pergolado de madeira e deck no mesmo material. O ambiente é circundado por muita vegetação em canteiros e muros, tornando-o cheio de vida e atraente. Um belo espaço onde conversar com os amigos em noites agradáveis.

Uma mesinha debaixo de um pequeno pergolado

Também sob um pergolado de madeira, a área de refeições deste quintal recebeu piso de pedra, mesa branca e redonda e cadeiras em madeira, material que se harmoniza com os vasos em cerâmica e o muro em tijolo à vista. O belo lustre de ferro para velas permite que se possa fazer as refeições noturnas no espaço ao ar livre, o que proporciona uma experiência muito agradável em noites quentes e estreladas. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista