Uma casa com muitos recantos de armazenamento

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Nos bairros mais antigos das grandes cidades, escondem-se verdadeiras jóias arquitectónicas que, sem infelizmente foram enfraquecendo e deteriorando-se ao longo do tempo!

Fazendas que brilhavam com esplendor quando foram projectadas, mas que acabaram convertidas em edifícios escuros e convencionais à medida que as modas e acumulação de grotescas reformas foram mudando a sua fisionomia. 

Hoje em dia, muitos projectos de reformas procuram recuperar os rasgos das construções actuais, misturando-se com os novos planeamento arquitectónicos e adaptando.se ao estilo de vida actual e às necessidades actuais. Nesta casa em Barcelona, o gabinete 4+1 Arquitectes reformou integralmente o edifício. Desde a distribuição e planeamento interior, à criação de novos espaços e recantos. Agora está totalmente adaptada às condições contemporâneas e a todas as necessidades dos moradores.

Tudo isto sem perder a essência da casa e do seu estilo antigo que merecia ser conservado. Vamos descobrir?

Uma cozinha com vistas misteriosas

Começamos esta viagem pela cozinha, contrariamente ao que costumamos fazer, porque nos agrada fortemente o mesclado de diferentes estilos. Por um lado, os móveis de estilo minimalista e as paredes brancas, por outro,uma parede viva com uma paisagem outonal que lhe dá um ar quente e diferente. E por ultimo a carpintaria da janela em madeira que foi recuperada: um detalhe da habitação antiga trazida para o presente. A imagem colocada estrategicamente na parede do fundo parede aumentar visualmente o tamanho da mesma e as cores douradas das folhas colocam-nos numa posição muito confortável.

Um hall de entrada cheio de armários

Como se de um espaço de exposição se tratasse, no hall de entrada desta vivenda encontramos um móvel de madeira colocado de forma perpendicular à parede, distribuindo a circulação e organizando este espaço da melhor maneira. A madeira é um dos materiais que nos irá continuar a acompanhar ao longo deste artigo. Por uma lado, no pavimento, por outro, no mobiliário que irá aparecer de forma salpicada ao longo da casa.

O uso das portas de correr ajudam no aumento espacial e visual, conseguindo também um aspecto mais moderno e sofisticado. Outros dos elementos que observamos neste hall de entrada e que também será constante em toda a casa são os armários e boa arrumação. Pintado de branco e com um desenho minimalista camuflam-se com as paredes.

La bóveda catalana

A cozinha passa-se à sala de estar, onde o mais surpreende e o que mais se destaca é sem duvida o recto revestido a tijolos de argila e vigas de madeira. Estes tectos são muito típicos da arquitectura catalã dos princípios do séc, XX e aqui foi apenas recuperado, convertendo-se na jóia desta habitação e enchendo-a de encanto.

Além disto, esta sala foi decorada com um certo ar de estilo escandinavo, conseguindo um espaço fluído e agradável.

A carpintaria presente em todas as divisões

Um elemento que se repete em quase todas as divisões é a inclusão de armários e estantes ou móveis de armazenamento. Todos eles criam uma continuidade ao longo deste espaço habitacional, que sem duvida, não tem medo de arriscar, como nesta foto, com cores diferentes.

Um escritório branco

Contiguo na sala de estar, esta zona de trabalho repleta de estantes encontra-se preparada para receber livos e muitos capas de documentos – arrumação não falta. Nas portas de armário inferiores pode esconder objectos mais pequenos e a a desarrumação de papelada por organizar. Um lugar arrumado é muito mais funcional!

O que escondem os armários?

Como dissemos no titulo do artigo, o armazenamento é um elemento fundamental e presente nesta casa. Os armários vão salpicando todas as paredes e todas as divisões escondem algumas surpresas. Aqui, este pequeno espaço chamado de lavandaria tem de forma oculta as grandes máquinas: de lavar e secar.

Se ficou com ideias sobre as suas máquinas e há muito tempo que sonha com um espaço ideal para tratar das suas roupas, temos a solução:  

Lavandarias – o espaço dedicado ao cuidado das suas roupas!

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!