10 balcões de pequeno-almoço fabulosos e originais

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa C Puerto Roldan, VISMARACORSI ARQUITECTOS VISMARACORSI ARQUITECTOS Jardins de Inverno modernos
Loading admin actions …

Quando falamos de barras de pequeno-almoço não nos devemos esquecer que existe um sem fim de possibilidades que nos ajudarão a eleger o melhor desenho para se adaptar ao espaço com o qual contamos. O importante é considerar as dimensões, a estrutura e como se integrará na cozinha e nos outros espaços. Podem ser, simplesmente, uma extensão do balcão ou, pelo contrário, contrastar com a estrutura e os materiais da cozinha.

O mais importante é que seja cómoda e fácil de usar. A barra de pequeno-almoço deve ser um elemento que possibilite que nos sentemos a comer, a ler o jornal ou a falar ao telemóvel. Muitas vezes, consoante as dimensões da cozinha, a barra complementa a mesa da área de refeições, oferecendo um lugar adicional.

Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos dez barras de pequeno-almoço fabulosas e originais. Acompanha-nos?

Para um espaço multifuncional

Ainda que nos pareça que já não há lugar para uma barra ou que esta não acrescentará nada de novo, o melhor é pensarmos duas vezes. Um bom exemplo é o deste espaço multifuncional que integra diversas funções num só ambiente. Num recanto, uma mesa com cadeiras. No centro, um espaço de estar. Atrás, a cozinha e, finalmente, a grande barra que vem substituir a mesa de refeições diária. Se lhe atribuirmos uma boa localização e altura, a barra de pequeno-almoço pode servir diversas funções.

Quero uma barra na churrasqueira

Uma excelente ideia, muito funcional e prática, é colocar uma barra na churrasqueira. É uma estrutura ideal para nos sentarmos enquanto esperamos que a comida fique pronta e para compartilhar um bonito momento entre amigos. Um balcão e alguns bancos e está pronta. 

Uma barra suspensa

homify Casas ecléticas

Se não contar com espaço suficiente para a adição de uma barra ou se, simplesmente, não quer tirar espaço à sala de jantar ou à cozinha, pode optar por uma abordagem mais minimalista. Neste caso, uma tábua de madeira suspensa é mais do que suficiente, tal como nos mostra a imagem. Para tal, basta apoiá-la sobre uma ilha, o balcão ou uma mesa. Depende do que estiver ao seu alcance. No projecto, vemo-la sobre uma ilha, com um ar delicado e moderno.

A pura madeira

Outra opção é desenhar um ’L’ usando o material que mais nos seduza. Pode ser tijolo, betão – muito na moda – ou, como nos mostra o exemplo, a madeira. Esta é uma ideia muito prática que permite acrescentar a desejada barra, mesmo que não tenha sido planeada desde o início. Para além disso, possibilita aumentar a superfície de trabalho na cozinha.

Uma cozinha que tem tudo

Os arquitectos do estúdio Junor Arquitectos propõem-nos esta bela cozinha que prioriza, antes de tudo, a comodidade. Um dos requisitos fundamentais de uma boa cozinha é que a mesma conte com um amplo balcão e que tenha suficiente espaço para guardar tudo. Este projecto aproveitou cada espaço para o acrescento de portas e de gavetas. Para além disso, o plano em ’L’ funciona como barra num dos extremos.

Ideal para dividir ambientes​

Residência Goiânia/GO, Donakaza Donakaza Cozinhas modernas

Em alguns casos, a cozinha surge integrada com a sala de jantar, mas é necessário haver algo que separe os ambientes sem criar obstáculos visuais e assim se conservar a sensação de amplitude. Vejamos este caso em que uma pequena barra para duas banquetas actua como limite e oferece uma alternativa para quando não queremos pôr a mesa e preferimos um menu rápido.

Branca e luminosa

Como dizíamos antes, existe sempre uma possibilidade para incorporar uma barra na cozinha. Aqui a barra surge contra uma parede. Para prolongar a linguagem das paredes e dos móveis brancos, o desenho da barra não podia ser de outra maneira. Um detalhe muito bonito para reproduzir em sua casa é a frase na parede a inspirar os moradores. 

Para todos os gostos

Há quem argumente que as banquetas são desconfortáveis e que a barra alta é melhor para apoiar objectos ou preparar alimentos do que para a usar para comer. Contudo, existe a opção ilustrada na imagem de uma barra mais baixa com quatro cómodas cadeiras. Desta forma, cumpre a mesma função, mas oferece mais conforto. 

Expandindo os limites

Projeto de arquitetura de casa junto ao mar, a3mais a3mais Cozinhas modernas Construção,Planta de casa,Madeira,Bancada,Sala de estar,Pisos,Armários,corredor,Prateleiras,Luminária

Outra opção para incorporar uma barra na cozinha, ampliando, ao mesmo tempo, o espaço em termos visuais, é prolongar virtualmente o balcão até um extremo. Pode-se elevar um pouco a altura ou até mudar o material, mas, se se conservarem as proporções, sentiremos facilmente que a nossa cozinha engrandeceu alguns metros quadrados. Acompanhada por quatro modernas banquetas, esta barra de pequeno-almoço é super moderna.

Um vibrante tom de vermelho

RESIDENCIA 41BJ MM, r79 r79 Cozinhas modernas

Se a nossa ideia é incorporar uma ilha na cozinha, nada melhor do que ampliar esta superfície e utilizá-la como barra de pequeno-almoço. Veja esta cozinha que, através do brilho e das transparências dos revestimentos, integra todos os elementos do espaço, utilizando o vermelho como referência.

Gostou das nossas propostas? Acha que a sua cozinha tem espaço para uma barra de pequeno-almoço? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista