Casinha de praia simples e linda arrasa corações

Luciana P Luciana P
Casa Rústica e Colonial, RAC ARQUITETURA RAC ARQUITETURA Casas coloniais
Loading admin actions …

Morar nas grandes cidades pode ser um desafio. O tumulto, a vida agitada e toda a energia urbana vem sempre em grande intensidade. As vezes a vontade é de pararmos o relógio para respirar tranquilos por um instante.

É por isso que muitas pessoas cada vez mais procuram pelo conforto rústico e pelo anonimato dos lugares e paisagens mais distantes das metrópoles para construir seus lares. Uma forma de manter a paz interior, de alcançar a tranquilidade junto à família e o descanso merecido. Uma solução que tem como premissa o desapego dos luxos desnecessários e o retorno às formas mais essenciais.

Para criar estes verdadeiros refúgios, a arquitetura simples com um toque de colonial e rústico é uma solução na medida. Veremos a partir deste projeto de casa de praia especial desenvolvido pela RAC Arquitetura que atingir um resultado tão cuidadoso e cheio de charme é de fato um desafio. Pois neste tipo de arquitetura, menos é mais. E o estilo rústico e os materiais de acabamento simples são ouro!

Para saber mais, siga conosco neste passeio pela arquitetura que é capaz de nos remeter ao essencial, ao familiar e ao conforto rústico que somente a simplicidade é capaz de fornecer.

Madeira na essência

E por falar em essencial, nada mais preciso do que apostar na madeira em toras de acabamento simples e rústico para a composição de casas neste estilo colonial. Aqui os profissionais mantiveram o máximo bom gosto dosando com cuidado a estrutura em madeira e criando uma varanda convidativa que se precipita para o entorno e se abre para o clima praiano. O pé direito generoso garante uma ventilação perfeita para climas mais quentes e todo o acabamento de tijolinhos também contribui para a eficiência térmica da casa. Uma varanda espetacular para relaxar!

Deck protagonista

Com um clima típico de fazenda e uma planta triangular muito comum dentro do estilo inspirado nas construções coloniais, o resultado é tradicional e nostálgico. Aqui podemos observar como o deck se estende para fora da varanda, alongando o espaço, criando possibilidades e trazendo vida. Uma forma interessante de criar com a volumetria, trabalhando contrapontos lineares. E a churrasqueira vermelha impera totalmente, descontraindo ainda mais a casa e traduzindo o espaço generoso do jardim num local especial para receber amigos e confraternizar com a família.

Simplicidade que encanta

Na outra fachada, a casa trabalha também elementos simples que chamam a atenção por seu charme rústico e interessante. Elevada sobre o terreno, a casa se configura dentro de um patamar de concreto que também possui a função de proteger a estrutura de madeira da umidade e contato com o solo, o que é muito comum e necessário neste tipo de construção. E neste patamar foram incorporados ladrilhos com pintura colonia, remetendo às cores ícones do estilo, que são o azul, o branco e o terracota. 

As portas no estilo balcão abrem-se para a vegetação protegidas pelo telhado e criando uma sensação convidativa e receptiva aos moradores e convidados. Um lugar delicioso!

Interiores confortáveis e charmosos

Ao entrar na casa, a surpresa é maravilhosa. Os interiores são todos decorados com simplicidade especial, através do uso recorrente da madeira e dos acabamentos simples típicos do estilo rústico e colonial. O teto é marcado pelo formato do telhado em duas águas, com madeiramento bonito que traz o tom de marrom aproximando-se com as esquadrias em geral, janelas, portas e mobiliário. Encantador!

Vejam que a sala de estar é integrada ao jantar, com tonalidades claras e muitas aberturas para o exterior através das janelas e portas balcão. 

Do outro lado: encanto e alegria

Os ventiladores de teto já apontam: trata-se de um clima quente para ser desfrutado com conforto. A estrutura da casa permite a perfeita ventilação do ar e circulação de uma brisa especial, onde o charme rústico nos detalhes dá o toque especial. Na extremidade da cozinha, o acabamento frio em azulejo traz ainda mais conforto ao ambiente, além de incrementar com cor e estampa, que são elevadas através da iluminação em arandelas e da combinação com as tonalidades perfeitas e naturais dos espaços integrados.

Quarto para desfrutar

Neste clima colonial de fazenda com um toque principal de rústico, o quarto traz também a simplicidade necessária. Trabalhado nos tons de azul, branco e detalhes quentes que dialogam com a madeira, o espaço ganhou apenas uma prancha como decoração, além das estampas tropicais das poltronas. Uma forma de ambientar uma casa de praia com um clima descontraído, dentro de uma arquitetura de planta colonial que sabe jogar com o estilo rústico nos detalhes. 

Uma casa de praia é sempre o refúgio perfeito para o caos da vida urbana. E como a simplicidade anda de mãos dadas com a paz e o sossego, nada mais especial do que apostar em uma casa de praia que traga todo o charme e precisão que somente esses elementos podem fornecer. Gostou deste projeto? Conheça outra casa de praia maravilhosa através deste link: 

Casa de praia perfeita para descansar!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista