Salas de jantar escandinavas por Dröm Living

7 formas engenhosas de dividir ambientes

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, vamos explorar sete formas fáceis de dividir ambientes sem ter que recorrer a paredes. 

A divisão de ambientes, especialmente em espaços exíguos, deve sempre fazer-se cirurgicamente. Um plano integrado oferece amplitude visual o que é sempre muito agradável. Contudo, por vezes, faz-nos falta uma forma de delimitar os ambientes, para que não pareça que se amontoam sem critério. Porém, essa delimitação deve fazer com que a integração surja de forma balanceada e harmoniosa. 

É nestes momentos que criar uma divisão que não seja tão definitiva como uma parede pode fazer toda a diferença, levando-nos a esse ponto de equilíbrio que buscávamos sem encontrar. Algumas destas soluções são temporárias o que constitui uma grande vantagem pois nunca sabemos quando nos vamos cansar de determinado ambiente e ter vontade de o mudar para que nos voltemos a apaixonar pela nossa casa. 

Assim, as sugestões temporárias devem ser a primeira opção quando enfrentamos um dilema que diz respeito à decoração da casa. Vale a pena apostar em divisões de ambiente que deixem passar ar e luz natural, beneficiando-se, desta forma, de um fluxo de energia contínuo entre ambientes. 

Conheça os sete espaços que mostram sete soluções muito engenhosas. 

Dividir ambientes com um armário

Uma maneira prática de dividir parcialmente um espaço é incorporando um armário. Esta solução tem um benefício duplo pois ganha-se mais espaço de arrumação que é sempre bem-vindo numa casa. Neste belo apartamento de estilo escandinavo, o armário oculta a cozinha, que assim não está exposta para a sala, mantendo-se, ao mesmo tempo, a ventilação e o fluxo de luz natural.

Dividir ambientes com plantas ou um jardim de Inverno

Esta sala de estar encontra-se dividida por um maravilhoso jardim interior rodeado por vidro. Os profissionais do gabinete Vismaracorsi Arquitectos fizeram um trabalho brilhante, delimitando os ambientes. Mas, é também possível dividir espaços sem embarcar num projecto dispendioso. Nesse sentido, considere a adição de plantas e arbustos para uma divisão mais orgânica e natural. 

Dividir ambientes com portas semi-transparentes

Esta solução é ideal para apartamentos tipo estúdio ou mono-ambientes. No projecto da imagem, criou-se um micro-dormitório que se torna íntimo e privado quando as portas estão fechadas. Esta é uma espécie de versão moderna de camas com dossel e cortinas. A cama com desnível serve também para delimitar a área quando as portas estiverem abertas. 

Dividir ambientes com vidro

Salas de estar minimalistas por Polygon arch&des
Polygon arch&des

APARTMENT “VERBI”

Polygon arch&des

Este apartamento que tão bem soube aproveitar o espaço limitado com que contava, encontrou uma boa forma de separar a cama da sala de estar, através de uma parede de vidro. Sendo este mono-ambiente um espaço muito pequeno, à noite baixam-se as persianas das janelas da cozinha e da sala de estar para que o quarto improvisado fique completamente escuro para uma noite tranquila. 

Dividir ambientes com portas de correr

Esta porta de correr a lembrar as de um celeiro divide a sala de jantar da cozinha, convertendo ambos os espaços em ambientes completamente independentes. Quando a ocasião o pedir, pode-se integrar ambos os ambientes, abrindo as portas ou, pelo contrário, separá-los, correndo a porta e fechando-a. Esta é uma ideia prática e que valoriza a decoração. 

Dividir ambientes com móveis

Esta cozinha usou uma divisão entre a área onde está a ilha, fogão, frigorífico, forno, etc., e a sala de jantar, criando dois ambientes conectados, mas independentes. Para tal, valeu-se de um móvel com estantes que vai do piso ao tecto, mas que deixa um espaço aberto que comunica a cozinha com a sala de jantar. 

Gosta de ambientes integrados? Por qual destas ideias optaria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!