Cozinhas clássicas por Silvina Lightowler - Diseño a medida

8 cozinhas modernas em forma de L

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Está a pensar remodelar a sua cozinha e não sabe como fazê-lo? Procura uma melhor opção para aproveitar ao máximo o espaço disponível? O universo de possibilidades de que dispõe é infinito pelo que chegou em boa hora ao sítio adequado para encontrar o caminho correcto e não perder o norte no momento de optimizar o espaço. 

Ter uma cozinha espaçosa facilita o processo de decoração. Contudo, uma área mais pequena, ainda que desafiante, é igualmente capaz de abrigar uma cozinha funcional e bonita. Pode optar por integrar a cozinha com as restantes divisões da casa, numa lógica de plano aberto, como a sala de estar e a sala de jantar. Uma vez determinada como será feita a gestão do espaço, pode optar por cozinhas lineares de design tradicional ou apostar por variante em forma de ’U ou em L’ e modelos mais modernos que pode adaptar a espaços mais amplos.  

Neste livro de ideias, apresentamos-lhes algumas vantagens de optar por uma cozinha em ’L’. Vamos ver oito projectos.

Com luz própria

Cozinhas modernas por Traber Obras
Traber Obras

​Reforma integral de vivienda en barrio de Chueca de Madrid por Traber Obras.

Traber Obras

A presença de luz na cozinha é um factor determinante. Se não dispõe de uma entrada de luz natural que lhe permita uma iluminação apropriada, o ideal é apostar na iluminação artificial, sem esquecer nenhum recanto e com especial ênfase nas zonas de trabalho. 

Para tirar o máximo proveito possível deste tipo de iluminação, pode aplicar um revestimento em vidro que, ao contrário dos tradicionais azulejos, reflectirá melhor o brilho, optimizando assim a luz. 

Espaço para trabalhar

Uma das vantagens de contar com uma cozinha em ’L’ é a de que, assim, amplia a superfície de trabalho, ganhando um espaço adicional para poder trabalhar ou dispor utensílios auxiliares. 

A eleição do granito para o balcão, como neste caso, é uma das opções mais populares entre os proprietários de casas, pela sua resistência e fácil manutenção. 

Amplitude

Uma disposição em ’L’ não é apanágio dos espaços pequenos. A verdade é que este tipo de disposição tem muito a ver com aqueles que procuram espaços organizados e funcionais, independentemente das dimensões. Se, para além disso, acrescentar um toque de cor, obterá uma composição cativante, perfeita para preparar refeições e conviver com os seus amigos e família.

Ilha ou não?

As ilhas tornaram-se moda nos últimos tempos, mas a incorporação de uma ilha na cozinha nem sempre é a melhor opção. Em cozinhas pequenas, uma ilha pode encher demasiado o espaço, acabando por dificultar a circulação e funcionalidade do mesmo. Contudo, uma ilha pequena ou com rodas – e, por isso, móvel e adaptável às mais diversas circunstâncias – pode ser uma boa ideia. Avalie o espaço e simule a presença da ilha com uma mesa ou até caixotes de cartão para, assim, tirar uma conclusão acertada antes de investir.  

Com luz natural

Como comentávamos no início deste livro de ideias, a luz é um factor fundamental em qualquer cozinha. A presença de iluminação natural reforça a sensação de amplitude em qualquer ambiente, no geral, e na cozinha, em particular. No caso de cozinhas pequenas, esta característica é especialmente relevante e contar com amplas janelas para facilitar a entrada de luz e melhorar a ventilação é um ponto a ter em conta. 

Uma cozinha com personalidade

Cozinhas industriais por artkafle

As tendências encarregam-se de tornar as cozinhas mais modernas, mas, no fim, são os detalhes que fazem toda a diferença. Se tivermos em conta que, quando escolhemos uma cozinha, fazê-lo a pensar, pelo menos, nos próximos dez ou quinze anos, os pormenores com personalidade são garantia de êxito ao longo dos anos. Invista em acessórios criativos. 

Dê espaço à cor

Cozinha  por IROKA
IROKA

MOBILIARIO DE COCINA MODELO ARIKA

IROKA

Se o que procura é uma cozinha que lhe transmita energia ao cruzar a porta, não se esqueça de investir na cor. Esta cozinha em forma de ’L’ sobressai pelos contrastes e a intensidade.

Aproveitamento máximo

Cozinhas modernas por TOTUS
TOTUS

Loft conversion and house remodelling in Wimbledon

TOTUS

Tanto as cores claras como o uso de luz natural são características que sublinham a percepção espacial e que, no caso do projecto da imagem, se combinam na perfeição com o desenho da cozinha em ’L’. Esta cozinha mostra na perfeição alguns dos benefícios deste tipo de disposição pois oferece uma área de preparação de alimentos cómoda e uma fácil circulação. Que mais se pode pedir?

Saiba mais sobre como aproveitar bem o espaço no nosso artigo: cozinhas por medida

Acha as cozinhas em "L" funcionais? Como é a sua?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!